1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Caso Real: Onda Carioca – projeto, criação e criatividade

Caso Real: Onda Carioca – projeto, criação e criatividade

Texto escrito pelo arquiteto internacional Nir Sivan

O arquiteto israelense Nir Sivan contou para o Viva Decora um pouco de  sua  experiência ao projetar “Onda Carioca”, seu  primeiro projeto no Brasil. Inspirado nas paisagens do Rio de Janeiro, o  projeto tem uma proposta inovadora, formato ousado e muita tecnologia. O arquiteto começa contando  por que escolheu uma onda para criar o conceito do projeto.

“Pessoas, felicidade, dança, MPB, vestido das mulheres movendo ao vento do mar, todos são, e por muitos anos foram minha inspiração para vir e criar no Brasil. Quando recebi o convite para realizar um projeto aqui fiquei emocionado. Comecei a trabalhar no plano diretor em meu escritório em Roma, mas foi quando eu vim para o Rio, que a forma atual foi definida. A inspiração veio enquanto eu estava sentado em uma das muitas praias famosas tomando uma bebida local gelada. Me lembro de desenhar no meu caderno de desenho simples, 5, 6 linhas, mas elas capturaram tudo: A calma, o movimento, o som, o “Carioca”. O projeto Onda Carioca, é mais do que uma forma é um espírito de uma cultura.

Na verdade eu começo 2015 passando todo o mês de janeiro no Brasil começando novos projetos.

 

wave onda carioca nir sivan aeroporto 2

Fui informado que meu projeto é considerado a primeira arquitetura de forma livre na América do Sul. A abordagem do projeto incluiu escultura e métodos de design que foram desenvolvidos usando ferramentas da indústria automotiva, e instrumentos paramétricos avançados para garantir o controle apertado da geometria muito particular.

Nós desenvolvemos este processo único, envolvendo a indústria automotiva, como acreditamos que nos dá total liberdade para criar ao ser coerente em todos os aspectos, conceito, estrutura e forma sábia.

A superfície é composta de aço triangular e “gridshell” de vidro, que é uma técnica que, tanto quanto estou informado, nunca foi utilizada no Brasil. Por esta razão, todo o processo de fabricação foi feito na Europa e na Ásia, controlado por mim, em seguida, enviado para serem montados no Rio.

 wave ondacarioca nir sivan aeroporto

 

Na verdade, a forma é completamente livre. É muito importante para mim ser coerente na minha criação e, por essa razão, eu queria que a superfície se mantivesse. Isso é graças aos meus parceiros “mão direita” engenheiros (Knipper Helbig) que eu era capaz de ser livre para criar e conseguir isso. Quanto aos projetos de outros arquitetos, posso dizer que leva uma criação experiente e uma forte crença para gerar projetos especiais. Com certeza há um espaço para isso na arquitetura brasileira e eu, pessoalmente, estou ansioso para ver mais disso.

 

wave onda carioca nir sivan aeroporto 5

Quanto à sustentabilidade, escolhemos todas as luminárias com baixo consumo ou LED. Os acessórios são instalados nos elementos naturais que envolve e compõem o projeto: as piscinas, a areia natural em torno da Onda e da calçada portuguesa que a envolve no andar superior.

Fora isso, como eu faço em muitos dos meus projetos, eu deixei eles mesmos projetando a luz do sol natural. Me lembro da sensação de estar sob uma onda, ou dentro de um “olho” de uma onda enquanto surfava, o sol acima transversal do lado superior da onda, acima de você, e do projeto é modelada abaixo de seus pés ou para o fundo.

Quando você anda sob a Onda durante o dia, é capaz de você sentir a forma da curva dupla da superfície acima de você, observando as sombras dos triângulos moverem juntos, assim como são projetados no piso inferior.

wave onda carioca nir sivan aeroporto

 

Primeiramente eu vejo benefícios sociais como a construtora europeia que eu trouxe para este projeto (Seele) comigo criando e instruindo uma equipe local para trabalhar na montagem e revestimento dessa estrutura greedsheel. Uma profissão que não existia antes no Brasil.

Artisticamente, esta arquitetura esculpida é para demonstrar que a criatividade e design estão agregando valor ao seu contexto, gerando emoções, sensações e sentimentos.

E, finalmente, na perspectiva dos Jogos Olímpicos, a maioria dos que estão na Barra de Tijuca ao lado do projeto, o projeto vai mostrar como “estado da arte tecnológica ” moderna são usados, interpretados e aprimorados no Brasil, tornando-se parte da língua local.

 

construcao wave onda carioca by nir sivan

 

As fases do projeto foram cerca de quatro meses de planejamento, quatro meses fabricando na República Checa e na Ásia (com a minha supervisão), o transporte por via marítima, em seguida, quatro meses de instalação e outros 3 para completar as áreas adjacentes. Todos juntos organizados em cerca de 1 ano de trabalho.

Criando um único design valioso que dialoga com seu entorno, e fazer parte de seu futuro é definitivamente uma tarefa desafiadora. Ao mesmo tempo, como em todos os projetos, os desafios são inspiradores quando você tem a liberdade de agir. Tem sido uma experiência maravilhosa e estou ansioso para o meu próximo desafio no Brasil.”

 

 

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Detalhe da decoração afetiva Murilo Grilo

Apartamento com Decoração Afetiva – Projeto por Murilo Grilo

Poltrona moderna para sala de estar

Valor ao Design: Apartamento Projetado por MAB3 Arquitetura

Carolina Ouro - Morumbi (6)

320 m² de Pura Harmonia, por Carolina Ouro

06_Jantar IMG_1617-2

Cobertura para Unir a Família, por Antonio Armando de Araújo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz