1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Closet pequeno e funcional, saiba como manter

Closet pequeno e funcional, saiba como manter

Ter um closet é, por si só, um privilégio. Ainda que pequeno, ter este espaço destinado exclusivamente a guardar e organizar roupas, calçados e acessórios é uma oportunidade de desfrutarmos mais das possíveis combinações daquilo que vestimos, além do adequado armazenamento e manutenção destes itens.

Mas para que possamos realmente usufruir do benefício que é ter um closet é importante que este seja bem planejado e que tenhamos critérios definidos que norteiem sua organização, para que esta seja mantida no dia-a-dia.

Elimine móveis desnecessários, essencialmente decorativos, como penteadeiras, poltronas grandes, aparadores. Opte por puffs ou banquetas que sirvam tanto de apoio quanto de assento, para usarmos quando queremos calçar os sapatos, por exemplo. Tenha um cabideiro disponível, ou mesmo ganchos na parede, pois eles nos auxiliam quando estamos separando aquilo que pretendemos usar.

Como fazer o seu closet pequeno funcionar

Em closets pequenos evite o uso de tapetes, eles dificultam a limpeza a podem atrapalhar a circulação. Opte por um piso confortável e aconchegante, como o carpete de madeira.

Faça móveis planejados, e com isso usufrua de toda a altura do ambiente, com prateleiras no alto, onde podem ser guardados o que usamos meno,s como malas, casacos de inverno, roupas de cama e edredons.

Faça nichos e gavetas, essenciais para que os itens fiquem agrupados conforme o uso a que se destinam, mas enfoque em uma boa quantidade de cabideiros, pois são divisórias versáteis onde guardamos desde vestidos, blusas e camisas a calças, shorts, camisetas. Tudo dependerá dos cabides que usar (e hoje temos muitos tipos no mercado, para finalidades diversas) ou o como irá dobrar, separar e empilhar as peças.

Muitos outros produtos destinados à organização podem ser usados para dar flexibilidade aos espaços que compõem seu closet pequeno, como meia-prateleiras, gaveteiros de acrílico ou madeira, caixas e organizadores de tecido específicos. Aposte nestas soluções!

Faça uma sapateira cujas prateleiras tenham rodízio, ou seja, possam ser puxadas para fora. Com isso a possibilidade dos sapatos se manterem organizados é maior.

Espelhos são fundamentais neste ambiente. Faça uma porta toda espelhada, é útil e dá amplitude ao closet pequeno, além de ficar sofisticado.

Se possível faça os armários todos fechados em seu closet pequeno, pois assim a quantidade de itens (que nem sempre está arrumada) fica “escondida” quando fechadas as portas, e o aspecto do local fica mais agradável. A iluminação também é importante. É recomendável que closets pequenos sejam pintados com cores claras e a madeira dos armários também o seja, ou o ambiente parecerá ainda mais reduzido. Coloque alguns objetos com cores, mas com cautela para estes não atrapalharem o fluxo de uso do local.

E, por fim, invista num personal organizer, especialmente se seu closet é pequeno. Com a orientação correta você faz maravilhas!

Marina Arruda  é colaboradora da Revista Viva Decora, designer de interiores e designer gráfica, com formação em personal organizer. Mestrado em Comunicação e Semiótica, tendo realizado pesquisa que aborda as relações entre sujeito-objeto e corpo-mente-ambiente, relacionando áreas como design e cognição. 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Quadros para quarto em tons neutros

Quadros para Quarto: +65 Modelos de Composições Decorativas

guardaroupa

Guarda-Roupa Planejado: Aproveite Melhor o Espaço dos Seus Quartos

Cortinas para quarto

Cortinas para Quarto: +63 Modelos Elegantes e Charmosos

Decoração para quartos pequenos

Decoração Quartos Pequenos: 8 Dicas para Otimizar o Seu Cômodo

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz