1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Como decorar uma cozinha com organização

Como decorar uma cozinha com organização

Há algum tempo a cozinha vem ganhando status dentro de uma casa. A cozinha agora não é um lugar só para cozinhar, é o lugar onde família e amigos se reúnem para conversar, rir, confraternizar. Por isso, ela precisa estar sempre bonita e organizada. Então como decorar uma cozinha e mantê-la organizada?

E como decorar uma cozinha com o  tamanho reduzido? Por menor que seja, um armário planejado sob medida ajudará a aproveitar totalmente o espaço. Deve conter prateleiras de alturas variadas (evite deixar um vão muito grande entre elas) e gavetas, para guardar os talheres, objetos menores e panos de prato.

Como decorar uma cozinha pequena e mantê-la organizada

Após definir o armário, faça uma triagem de seus utensílios, descartando objetos lascados, trincados, quebrados e doando o que não é mais utilizado, para adequar a quantidade de itens a área disponível. Como o espaço é pouco, tenha apenas o essencial – isso significa que, se 2 pessoas vivem na casa, não é preciso ter 20 copos, 12 xícaras e 18 pratos!

Na organização, uma regra básica é colocar os itens iguais no mesmo espaço, ou seja, copos com copos juntos na mesma prateleira, xícaras com xícaras, pratos com pratos etc.

 

O mercado dispõe de diversos itens para aproveitamento de espaço, como aramados com variados fins, prateleiras portáteis que funcionam como suporte intermediário entre as prateleiras fixas e suportes com ganchos para xícaras.

Utensílios como colheres de pau e conchas podem ser guardados em potes de vime, lata ou vidro e colocados sobre a pia ou pendurados em varões fixados na parede. Aliás, essa é uma ótima dica: não coube no armário, pendure na parede tudo o que for possível!

Faça rolinhos nos panos de prato e guarde-os na gaveta um ao lado do outro, para facilitar a visualização. Se não couber na gaveta, use um cesto ou uma caixa forrada com um tecido.

panos dobrados como decorar uma cozinha

Panos enrolados otimizam os espaços nas gavetas

Itens de uso esporádico deverão ser guardados nas partes mais altas do armário; as prateleiras mais baixas ficam reservadas para os itens usados diariamente.

As panelas podem ser acomodadas em gavetões ou nas prateleiras em baixo da pia, sendo que as panelas menos usadas ficam embaixo ou atrás e as mais usadas em cima ou na frente. As tampas podem ser acomodadas em caixas ou suportes próprios.

Potes de plástico devem ser empilhados por tamanho e forma – nunca tampados e as tampas acomodadas em uma caixa ao lado; já os eletrodomésticos devem ficar em um mesmo espaço, juntamente com seus acessórios.

Com essas dicas, certamente sua cozinha ficará organizada e acolhedora, e lembre-se: menos é mais!

 

Marcia Mira é colaboradora da Revista Viva Decora e profissional  do site Simples Assim

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cozinha americana com balcão colorido

Cozinha Colorida: 10 Dicas para Ter a Sua +100 Modelos

decoração para cozinha branca com tapete pequeno em frente ao fogão  Foto Make Space

Tapete Para Cozinha: Como Escolher +65 Modelos para Inspirar Você

decoração clean para cozinha corredor com armários planejados brancos e bancada com proteção de vidro Foto Clifton Leung Design Workshop

Cozinha Corredor: Saiba como Otimizar o Espaço +65 Modelos

nichos decorativos para cozinha pequena

Nichos para Cozinha: +65 Modelos para Organizar e Decorar a sua Cozinha

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz