1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Como deixar seu jardim mais agradável

Como deixar seu jardim mais agradável

Por Carla Evangelista, Designer da Lumiére Designers

Compor um jardim bonito e agradável pode parecer um grande desafio para a maioria das pessoas, seja por falta de informação, de espaço ou de dinheiro. Para aqueles que dispõe de espaço físico adequado e para os quais dinheiro não é problema, contratar um paisagista para desenvolver um projeto é uma opção mais do que acertada.

Felizmente, há alternativas para aqueles que já estão com o orçamento estourado, consideram esse tipo de trabalho caro demais, ou gostariam de “colocar a mão na massa” e sentir o gostinho de criar o seu próprio jardim e fazer dele um lugar super agradável. Estas são algumas dicas sobre como tornar esse sonho possível:

Viva_Decora_Como_deixar_seu_jardim_mais_agradavel

1-    Caso disponha de bastante espaço para plantar diretamente no solo, escolha alguns tipos de árvores frutíferas. Além de serem ornamentais e de nos oferecerem seus frutos e flores, elas atrairão passarinhos, abelhas e outros insetos que encherão o seu jardim de vida e beleza. Contudo, cuidado ao optar por espécies que quando adultas se tornem muito grandes e robustas. Suas raízes podem invadir e entupir encanamentos, quebrar pisos e calçadas e até ameaçar a construção.

2-    Vasos e jardineiras, além de funcionais, devem ser decorativos. Opte por modelos diversos que “conversem” entre si,  através da cor ou do material, e monte uma composição atentando-se às formas das plantas e dos vasos.

3-    Utilize vasos maiores para as plantas grandes (algumas árvores frutíferas, como a jabuticabeira, por exemplo, podem ser plantadas em vaso). Caso elas sejam a sua opção, escolha espécies com raízes pouco profundas.

Viva_Decora_Como_deixar_seu_jardim_mais_agradavel

4-    Se desejar um jardim com flores, você pode optar por jardineiras nas janelas, um jardim vertical com flores de diferentes tipos combinadas de maneira harmônica ou uma só espécie com cores diversas. Outra alternativa é plantar diretamente no solo algumas espécies variadas que floresçam em diferentes épocas do ano. Desse modo, você terá o seu jardim florido e colorido o ano todo.

5-    Para iluminar o jardim de maneira decorativa, o ideal é utilizar várias luzes em locais estratégicos e ângulos diferentes. Caso o espaço seja muito grande, pode-se recorrer a uma ou mais fontes de luz para garantir uma iluminação geral adequada. Ainda assim, as luzes pontuais são necessárias quando se quer um belo efeito decorativo.

Viva_Decora_Como_deixar_seu_jardim_mais_agradavel

6-    Escolha poucas peças de mobiliário, atentando-se àquelas que sejam diferenciadas de alguma forma. Lembre-se: mais do que funcionalidade, elas deverão adicionar charme ao seu jardim. Você pode utilizar madeira de demolição, troncos de árvore e pallets para fazer mesas, bancos e até sofás. Aliás, use e abuse da criatividade! Ela será decisiva para que você crie um espaço convidativo, agradável e único!

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

suculentas nos vasinhos

Suculentas: Como Cuidar e Montar o Seu Jardim + 51 Modelos Incríveis

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz