1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Como fazer um jardim bonito com pouco espaço

Como fazer um jardim bonito com pouco espaço

Existem diversos tipos de jardins, que se diferenciam por suas características e funções. Atualmente eles estão presentes das mais variadas formas, nos mais diversos lugares, sendo eles abertos ou fechados existem espécies propícias para cada ambiente. Para as pessoas que convivem com ambientes pequenos, lá vão algumas dicas de como fazer um jardim em espaços pequenos.

  • Jardim vertical: Opção muito em voga para quem não tem tanto espaço no chão. Fixar plantas à parede ou ao teto deixa o ambiente mais bonito e alegre. Pode ser montado com treliças de fácil instalação. Atente-se para a escolha das espécies conforme a luminosidade e ventilação local e lembre-se de irrigar as plantas de acordo com a periodicidade que a espécie exige. A título de sugestão pode-se usar o lambari roxo para sol pleno e a ripsális para meia sombrado seu jardim.
  • Como fazer a escolha de espécies: Dê preferência às espécies vegetais oriundas da sua região, já que elas têm maiores chances de prosperar, além de serem mais baratas. O cultivo de plantas perenes dá menos trabalho, pois elas têm ciclos de vida mais longos.

 

  • Vasos: Um conjunto de vasos cabe em qualquer cantinho. Alterne o tamanho e altura dos vasos para o jardim receber um toque mais orgânico e natural. Tons claros e cores pastéis em um ambiente iluminado sugerem calma, enquanto cores mais quentes geram imagens mais vibrantes.

 

  • Mini jardim:  Uma combinação de plantas e objetos decorativos dentro de vasos. Pode ser feito entre uma grande combinação de plantas, principalmente as da família das suculentas. Sua principal vantagem é a manutenção baixa.
  • Elementos decorativos: madeiras, pedras, pedriscos, seixos, fontes d’água, fibras, palha, bambu, pneus reaproveitados, paletes entre outros. São elementos que permitem várias combinações  de jardim e usos como revestimento, apoio, forração, separação de ambientes, vasos, prateleiras, bancadas. Dê preferência para peças de tamanho pequeno. A não ser que seu jardim seja um único vaso grande disposto como elemento decorativo.
  • A iluminação dá o toque final e pode ser feita com uma luminária pendurada ou sobre uma mesa, projetada sobre a composição do jardim.
  • Terrários: Os terrários são boas opções de jardim. São fáceis e baratos de montar, e exigem pouquíssima manutenção e cuidados, além de reproduzir um ecossistema em miniatura.

 

Como fazer um jardim em espaços pequenos

Ervas e hortaliças são fáceis de cultivar, mas precisam de pelo menos 4 horas de sol diariamente. Em pequenos espaços são plantadas em vasos, floreiras, e jardineiras. Algumas opções de espécie são:

– Comigo-ninguém-pode
– Pimenta
– Espada-de-são-jorge 
– Manjericão
– Alecrim
– Guiné
– Arruda

O comigo-ninguém-pode pode ser substituído no jardim pelo trevo-de-quatro-folhas (Oxalis deppei) em algumas versões. Acredita-se que essas ervas renovem os fluidos da casa e por consequência melhorem o seu astral. Além de proporcionarem aromas agradáveis ao ambiente, você ainda pode usá-las em outras situações, como fazer receitas culinárias especiais, que ficarão com o tempero fresquinho e gostoso.

 

Henrique Vital Valentim, autor desse texto,  é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de Paisagismo

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Plantas para jardim externo

Plantas para Jardim: +61 Ideias para Decorar o Seu Espaço

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Piscina pequena infantil em deck de madeira Projeto de Meyer Cortez

50 Modelos de Piscina Pequena para Espaços Compactos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz