1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Como Fazer Uma Decoração Minimalista Barata?

Como Fazer Uma Decoração Minimalista Barata?

Minimalismo significa viver e usufruir com aquilo que realmente necessitamos; veja como aplicar essa técnica na sua casa.

Todo mundo que pensa em um novo cantinho em casa, na hora da mudança ou até mesmo mudar um pouco a cara de um ambiente, fica preocupado com a decoração. Uma das tendências e que agrada muita gente é a decoração minimalista. Essa técnica aliada a arte de economizar pode ser uma boa dica para você.

Aliás, você não precisa gastar um rio de dinheiro para deixar o seu cantinho com a sua cara, ainda mais com aquele ar diferente do que estamos acostumados. A preocupação mesmo é o olhar.

Por isso, neste artigo vamos falar um pouco sobre essa arte que é o minimalismo e também como economizar na hora de atualizar a sua decoração. Fique com a gente e aprenda sobre essa técnica.

O que é minimalismo?

Primeiramente, olhando o dicionário, encontramos que a definição para minimalismo é a “predisposição para redução e simplificação dos elementos que compõem um todo”, ou ainda, “procura de soluções que requeiram um mínimo de meios ou de esforços”.

Exemplificando, o minimalismo significa viver e usufruir com aquilo que realmente necessitamos, sem excessos. É o simples, o mínimo, o essencial.

Com berço na expressão da arte, o minimalismo surgiu na década de 60, com a intenção de otimizar os traços artísticos para algo mais simples e básico.

Hoje vemos uma grande expansão dessa técnica, não somente na arte, mas em objetos, logos de empresas e, claro, na decoração.

O minimalismo significa viver e usufruir com aquilo que realmente necessitamos
1. O minimalismo significa viver e usufruir com aquilo que realmente necessitamos. Fonte – Idealista

Decoração minimalista: o que é?

O minimalismo, com base no design de interiores,  busca retratar o que foi a arte em 60, buscando a forma simples, ou seja reduzir.

A decoração minimalista tem preocupação em otimizar móveis aproveitando a total capacidade, assim como outros itens de decoração como: quadros, espelhos, utensílios, papel de parede, luminárias, tapetes, dentre outros. 

Esse tipo de decoração visa a redução de itens, e a ideia de que se deve ter na hora de pensar e comprar, é apenas o que realmente é necessário.. 

Dessa forma, nos livrarmos do excesso e do consumo exacerbado no cartão de crédito. Por isso que o estilo de vida minimalista pode ser ainda mais barato e fazer você economizar na hora de decorar a sua casa, escritório ou qualquer outro lugar.

Como economizar na decoração minimalista

Sabendo do conceito do minimalismo e como isso pode ser enriquecedor tanto para o seu cantinho, quanto para o seu pessoal, é hora de entender como desenvolver essa técnica e ainda economizar. Afinal, estamos falando de fazer coisas incríveis, com menos.

Como o minimalismo pensa em uma redução de elementos, e consequentemente de gastos, fazer uma decoração e economizar é mais simples do que muita gente imagina. Para isso, basta você pensar no menos e, para isso, não precisa trocar toda a sua decoração antiga por outra, mas é possível reaproveitar também. 

É importante pensar nos gastos primeiramente. Para quem pretende colocar um papel de parede, por exemplo, ao invés de comprar aqueles convencionais, que necessitam de cola, itens para a preparação, além de balde, água, além de todo aquele trabalhão, é possível comprar um papel de parede adesivo, que além de ser autocolante, possui uma aplicação mais simples e prática.

Quando o assunto é decoração minimalista para sala, quarto, cozinha, ou mesmo o banheiro, é preciso ter a ideia de ambiente com pouco mobiliário. Entretanto, aqueles que estão lá, devem ser 100% aproveitados. Você pode reformar, por exemplo, levando em conta as cores claras, poucos utensílios e itens, havendo apenas aqueles que realmente são utilizados com mais frequência e que tenham uma disposição ambiental muito prática.

A decoração minimalista abraça a ideia de um ambiente com pouco mobiliário
2. A decoração minimalista abraça a ideia de um ambiente com pouco mobiliário. Fonte – Escola Educação

Economizar com a decoração minimalista vai além de ter um ambiente mais organizado, bonito e de pequenos detalhes. É um estilo de vida para todos que desejam uma mudança de comportamento em relação ao consumo e que tem o desejo de levar boas práticas para o pessoal.

O segredo está em observar aquilo que você já tem em casa e pode ser reaproveitado ou restaurado. Desapegue de objetos e tudo aquilo que possa poluir visualmente o ambiente.

Na hora de fazer as compras, sempre busque pelo melhor preço e saia com ideias antes. Isso evita que você leve coisas que não combinam com o ambiente ou até gaste mais.

Por isso, uma boa dica é pesquisar por referências na internet ou em aplicativos de imagens. Assim você pode ver o que outras pessoas já fizeram e como aplicar no seu cantinho.

Dicas rápidas para economizar na decoração

Está em dúvida dos móveis ou decoração que fica ou vai? Você pode utilizar a regra 90/90. Ou seja, se você não utilizou algo há mais de 90 dias e tem certeza que não vai utilizar nos próximos três meses, esse pode ser o indício de que não precisa daquilo.

Fique atento ao tamanho do cômodo que deseja decorar. Dessa forma, lugares pequenos, ainda mais sobre a ótica minimalista, não podem ter excesso de coisas.

Outra dica especial é apostar na cor branca e em plantas como decoração. A cor branca vai realçar os detalhes da decoração. O ambiente deixa espaço para as coisas que você escolheu para fazer parte aquele lugar

Leve como dica para tudo o que fizer em casa: as cores também informam, logo, excesso de cores também é excesso de informação.

Combinando com isso, as plantas são ótimas e vão ornar bem com esse estilo que preza pelo natural e simples.

E não se esqueça da iluminação, outra peça chave. Uma decoração minimalista e que ressalta objetos é bem iluminada. Caso seja possível, aposte na iluminação natural. Ou seja, valorize as janelas do cômodo ou até mesmo a instalação de claraboias.

Viu como é possível economizar na sua decoração minimalista e fazer de um ambiente um novo lugar e sem gastar muito? Além de ter um lugar ainda mais clean, organizado e charmoso, você pode levar as dicas para a vida, ou seja, viver com menos. Anote as dicas e não se esqueça delas na hora de comprar os seus novos objetos.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Quarto de Solteiro Pequeno: +10 Modelos e Dicas para se Inspirar

Azul-Marinho: +20 Inspirações Lindas para a sua Decoração

Balcão de Cozinha: Confira +11 Modelos Para Incluir no Seu Projeto

Divisória de Ambiente: o Que é, Como Usar +10 Modelos Lindos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz