1. Home
  2. Revista
  3. Organização
  4. Como Organizar Guarda-Roupas com Pouco Espaço

Como Organizar Guarda-Roupas com Pouco Espaço

Mesmo com o sentimento constante de que não temos nada para vestir ao olhar pro armário, é bastante comum a queixa de não ter espaço o suficiente dentro do guarda-roupas. Isso pode estar acontecendo por falhas de organização, que na frenesi da rotina, acaba ficando em segundo plano.

E se você tem um guarda-roupas pequeno, maior é a dificuldade de manter tudo no lugar. Mas, existem uma série de ferramentas, soluções e dicas de organização que vão te ajudar a encontrar espaços que você nem imaginava que existiam. Por isso, ao invés de se desfazer das suas peças, acompanhe esse post para saber como criar o dobro de espaço que você tinha antes com dicas e soluções simples.

Primeiro, conheça alguns erros que você pode estar cometendo na hora de arrumar seu guarda-roupas.

Quarto simples decorado em cores neutras com guarda roupa de madeira Foto Tok&Stok
1. O apoio de cabideiros e ganchos pode ajudar muito a abrir espaço no guarda-roupas – Foto: Tok&Stok
O apoio de cabideiros e ganchos pode ajudar muito a abrir espaço no guarda-roupas – Foto: Tok&Stok">
Dicas de como organizar guarda roupa pequeno e simples Foto Tok&Stok
2. Um armário ou closet bem segmentado ajuda até mesmo na hora de escolher as roupas – Foto: Tok&Stok

Erros ao organizar guarda-roupas

Muitas vezes, ter um guarda-roupas pequeno é uma questão de necessidade – já que é muito comum as casas e apartamentos serem também compactos nas grandes cidades. Mas isso não significa que você não possa deixar suas roupas bem organizadas: basta evitar algumas práticas equivocadas que tornam isso mais complicado. São elas:

  • Manter roupas que não usa mais: Por serem retiradas com menor (ou nenhuma) frequência do guarda-roupas, as peças acabam se amontoando no armário, dificultando uma organização com as peças que são sempre usadas, limpas e recolocadas no mesmo local. Por isso, faça uma grande limpeza por ano e aproveite para doar ou vender aquele casaco quentinho ou aquela calça que não serve mais.
  • Usar cabides errados: Pode parecer pouco, mas cabides de tamanhos e formatos variados podem dificultar o processo de arrumação do seu guarda-roupas, principalmente se ele é pequeno. Eles não precisam ser exatamente iguais, mas devem ser do mesmo tamanho e tipo para que se encaixem bem e não fiquem enganchados nas roupas.
  • Deixar tudo dentro do guarda-roupas: Certamente você tem peças que não usa o ano inteiro, como casacos de inverno e peças de praia, por exemplo. Por isso, mantê-las junto com as roupas usadas com frequência pode deixar o armário bagunçado. Se tiver um espaço de armazenamento extra, como o baú da cama por exemplo, coloque essas peças para fora, criando uma espécie de rodízio sazonal.
  • Uso inadequado de organizadores: Utensílios que contribuem para a organização são grandes aliados de quem tem guarda-roupas pequeno. Mas, se usados de forma equivocada, podem atrapalhar mais que ajudar. Busque por itens simples, como divisores de prateleira, e evite peças volumosas que vão ocupar ainda mais espaço.
  • Não criar um padrão: Quando o guarda-roupas é pequeno, você pode pensar que é mais simples encontrar as peças. Mas se ele não está organizado com algum tipo de sistema de padronização, perder ou até se esquecer de blusas, bermudas e calças pode ser comum.
Quarto infantil decorado com guarda roupa de madeira e papel de parede de dinossauros Foto Tok&Stok
3. Complemente o espaço de guarda-roupas pequenos com sapateiras externas – Foto: Tok&Stok
Decoração minimalista com arara de madeira Foto Tok&Stok
4. Araras são ótimas soluções para apoiar o guarda-roupas e liberar mais espaço do móvel – Foto: Tok&Stok

7 dicas para aproveitar melhor o espaço de guarda-roupas pequenos

É totalmente possível maximizar o espaço de um guarda-roupas pequeno. A chave está em usar as soluções certas para  encontrar novos lugares para suas roupas, acessórios e até para os calçados.

Depois que você já fez a triagem e separou as peças que não usa mais, é hora de partir para as soluções de categorização e organização. Tenha em mãos caixas, cabides, ganchos e separadores para pôr em prática cada ideia.

1. Conheça o espaço que você tem

Com o guarda-roupas vazio e limpo, meça a largura, profundidade e altura do seu móvel e das prateleiras com uma fita métrica. Anote as medidas e qualquer obstrução entre os espaços. Nesse momento, você pode forrar as prateleiras com um papel perfumado para deixar as roupas sempre com um cheiro fresco, além de facilitar na limpeza.

2. Categorize suas peças

Uma ótima maneira de manter suas peças de roupa sempre organizadas enquanto você otimiza o espaço do guarda-roupas é organizar as roupas por tipo de forma estratégica. Reúna todas as calças, camisas brancas e coloridas, lenços, cachecóis, calçados, suéteres e casacos para colocá-los em ordem, cada um na sua categoria.

A separação por cores ajuda muito na hora de escolher sua roupa, assim como tecido e tamanho da peça. Casacos grandes devem ficar pendurados, se possível, enquanto as camisetas podem ficar bem dobradas nas gavetas ou nas prateleiras de fácil acesso.

3. Use caixas para verticalizar a organização

O uso de caixas e cestos dentro do guarda-roupas é uma solução prática e muito valiosa para não desperdiçar espaço. Ao invés de apenas jogar suas bolsas sem qualquer padrão, você pode deixá-las bem organizadas em pilhas ou caixas rotuladas – evitando que caiam quando você abrir a porta.

Manter itens com pouco uso nas prateleiras superiores também ajuda a liberar espaço para pendurar na haste do armário. Outra opção é colocar esses itens armazenados em caixas embaixo da cama.

4. Aproveite bem o piso

Se você não tiver uma sapateira, você pode criar uma com prateleiras sobre o piso. Isso evita o uso do espaço do guarda-roupas e ainda deixa os calçados bem organizados e sempre à vista. 

No espaço das roupas que ficam penduradas com cabide, você também pode colocar caixas e cestos para lenços, cachecóis e outros acessórios que ficariam dispersos no armário.

Organização de guarda roupa para quarto de casal planejado Foto Tok&Stok
5. Organize suas peças por categoria para manter tudo em ordem e sempre à mão – Foto: Tok&Stok
Organização de sapatos em quarto pequeno Foto Tok&Stok
6. Leve os calçados para uma sapateira empilhável ou monte prateleiras sobre o piso para organizá-los – Foto: Tok&Stok

5. Use também as suas portas

As portas do guarda-roupas também podem ser usadas para organização dos seus itens pessoais. Elas podem armazenar de tudo, do roupão às jóias e sapatos. 

Escolha um organizador que fique preso à porta e separe os itens por categoria, facilitando o manuseio no dia a dia. Apenas tome cuidado para não colocar peças muito pesadas para não prejudicar as dobradiças.

Ganchos e prateleiras também podem receber cintos e chapéus, liberando mais espaço para roupas que precisam ficar esticadas, por exemplo.

Saiba como manter o guarda roupa organizado Foto Tok&Stok
7. Separar as roupas por cor e tipo são boas estratégias de organização do armário – Foto: Tok&Stok
Guarda roupa pequeno e diferente para decoração de quarto com poltrona cinza Foto Tok&Stok
8. Se o espaço é pequeno, opte por guarda-roupas funcionais e com espaço para as roupas que usa com frequência – Foto: Tok&Stok

6. Use cabideiros externos

Como espaço interno é uma questão para você, o uso de cabideiros é também uma forma de maximizar o espaço que você tem. Eles são ideais para manter casacos, que são bastante volumosos. Dessa forma, você abre mais espaço para outras peças que você usa com mais frequência.

7. Reorganize-se sazonalmente

Como já comentamos, fazer um rodízio das suas roupas de acordo com a estação ou temporada do ano é uma ótima saída para garantir mais espaço no seu guarda-roupas. 

Mantenha todos os itens que não estão sendo usados guardados sob a cama ou em locais de difícil acesso no próprio armário. Enquanto isso, as roupas da estação estão sempre à mão e não se confundem com peças pouco usadas naquele momento.

Agora é com você: separe um dia livre na sua agenda para se dedicar à arrumação do seu armário e garanta dias mais práticos e sem estresse na hora de escolher as suas roupas com essas dicas e soluções.

Este conteúdo foi produzido pela Tok&Stok, que reúne dicas e inspirações de decoração no blog #TokEmCasa.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cronograma de Limpeza: Dicas para Manter a Casa Limpa e Organizada

Como Acabar Com as Moscas: Confira 10 Soluções Naturais

Como preparar uma mesa posta para café da manhã

Como Preparar uma Mesa Posta para Café da Manhã.

Dicas de como comprar na Black Friday

5 Dicas para Comprar com Segurança na Black Friday

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz