1. Home
  2. Revista
  3. Quarto
  4. Como Organizar Um Quarto Pequeno: Confira 15 Dicas Para Ganhar Mais Espaço

Como Organizar Um Quarto Pequeno: Confira 15 Dicas Para Ganhar Mais Espaço

Quem mora em ambientes pequenos sabe o quanto é difícil manter a casa organizada e bem decorada. E quando o assunto é como organizar um quarto pequeno, essa tarefa é ainda mais difícil, afinal, você precisa manter as roupas, sapatos e outros itens em seu devido lugar. 

Para te ajudar a ter um quarto organizado, montamos um guia com dicas imperdíveis para facilitar a escolha dos móveis mais adequados para um dormitório compacto. Confira e comece a se organizar!

Você ainda vai se inspirar com projetos de SP Estúdio Arquitetura, CC5 Arquitetura e Interiores, Isabela Fatarelli, Duda Senna, Mari Milani + Arquitetas, Casullo Arquitetura e Mariana Diniz Arquitetura e InterioresConfira a seguir!

1. Faça uma lista de prioridades

Quarto infantil de menina com marcenaria sob medida e papel de parede botânico – Projeto: SP Estúdio | Foto: Felco

Para organizar bem um quarto pequeno, comece fazendo uma lista do que você precisa. Anote os itens essenciais como a cama, indicando se é de solteiro, casal ou infantil. Considere, ainda, uma escrivaninha para trabalhar ou estudar e quais outros móveis são necessários para facilitar a rotina. 

Opte, ainda, por móveis que economizam espaço, prateleiras que aproveitam a altura da parede e peças que têm mais de uma função, como bancos que também são baús. 

Com essa lista, você pode escolher móveis do tamanho certo, planejar bem o espaço e evitar encher o quarto de itens desnecessários. 

2. Aposte em móveis multifuncionais

Quarto com bicama com cama auxiliar e armazenamento adicional – Projeto: SP Estúdio | Foto: Nathalie Artaxo

Móveis multifuncionais são uma aposta inteligente para quartos pequenos, pois oferecem praticidade e versatilidade ao maximizar o espaço disponível. Além disso, cumprem diferentes funções, o que é ideal para quem tem limitações de espaço e precisa de soluções criativas para deixar o ambiente em ordem.  

Camas com gavetas, mesas dobráveis e sofás-camas são exemplos de como esses móveis podem se adaptar às diversas necessidades do dia a dia, ao mesmo tempo em que mantêm o quarto bem decorado e bonito. 

3. Aproveite o espaço com móveis planejados

Móveis planejados otimizam o espaço, sendo essenciais para quartos pequenos, especialmente compartilhados – Projeto: CC5 Arquitetura e Interiores | Foto: Ark Fotografia

Além dos multifuncionais, recomendamos investir em móveis planejados, afinal, eles oferecem uma série de vantagens, como aproveitamento máximo do espaço disponível, já que são projetados de acordo com as dimensões e necessidades específicas do ambiente. 

Ah, e saiba que vale a pena investir nos móveis planejados na hora de como organizar um quarto infantil pequeno. É ainda mais importante se duas crianças compartilham o dormitório, pois você consegue ter mais espaço para guardar os pertences de ambas. 

4. Prefira móveis de cores claras

Cores claras, como branco e tons suaves, destacam a sensação de limpeza e organização em quartos pequenos, enquanto cores vibrantes devem ser usadas de forma pontual – Projeto: Isabela Fatarelli

As cores claras são as melhores para decorar o seu quarto. Tons como branco, bege, azul claro, rosa claro ou tons de cinza transmitem limpeza, organização e ressaltam a sensação de amplitude em ambientes compactos. 

Caso queira usar cor mais vibrante, use apenas em enfeites mais pontuais, como na roupa de cama, almofadas ou em quadros. 

5. Aposte e uma decoração minimalista

Cestos e baús ajudam na tarefa de como organizar um quarto pequeno infantil – Projeto: Duda Senna | Foto: Gisele Rampazzo

Viva Decora Profissionais
Além de investir em cores claras, evite usar muitos enfeites na decoração. Afinal, isso atrapalha na hora de como organizar um quarto pequeno de solteiro

No quarto infantil, por exemplo, indicamos o uso de cestos e baús para organizar os brinquedos. Para manter a organização, você pode estabelecer uma rotina para arrumar esses itens no final da tarde.   

6. Decoração com espelhos

Use espelhos para ampliar o quarto pequeno – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Rafael Gap

Espelhos são ótimos para conferir uma sensação de amplitude ao quarto pequeno.. Você pode instalar espelhos nas paredes ou nas portas dos armários, escolhendo o formato mais adequado ao seu projeto. 

7. Use nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são essenciais para organizar um quarto pequeno porque maximizam o espaço vertical – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Mariana Camargo

Nichos e prateleiras são essenciais para organizar um quarto pequeno. Eles oferecem espaço para armazenar itens essenciais, como livros, objetos decorativos e até mesmo roupas dobradas, liberando espaço no chão. 

Além disso, permitem uma fácil visualização e acesso aos objetos, mantendo o ambiente organizado e funcional. 

Ao instalá-los em áreas estratégicas, como acima da cama ou ao redor da área de estudo, é possível otimizar ainda mais o espaço disponível, criando uma sensação de amplitude no ambiente. 

8. Evite acumular itens

De tempos em tempos, doe as roupas e itens que você não usa mais para manter só o necessário no quarto pequeno – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Erika Urbino

Essa dica é essencial para manter qualquer quarto organizado. O ideal é ter uma quantidade de roupas proporcional ao seu cômodo. Por isso, evite acumular roupas e sapatos que não utiliza.  

9. Use portas de correr

Portas de correr são ideais para quartos pequenos, economizando espaço e oferecendo uma solução elegante e prática para maximizar a área disponível – Projeto: Casullo Arquitetura | Foto: Adriano Pacelli

Prefira as portas de correr na hora de fazer seu projeto. Elas não atrapalham a circulação de espaço e ajudam a manter a organização de um quarto pequeno. 

Essa dica vale até para fazer a porta da entrada do quarto. Em vez dos modelos tradicionais, instale a porta de correr para ganhar ainda mais espaço no ambiente. 

10. Aproveite o espaço atrás da porta

Ganchos atrás da porta ajudam a organizar um quarto pequeno – Foto: Shutterstock

Caso não tenha como colocar uma porta de correr, a dica é usar o espaço para fazer uma sapateira na porta ou guardar acessórios. Tudo que você precisa fazer é instalar ganchos na porta e pendurar ali o que precisa. 

11. Se atente à circulação de espaço 

É sempre bom lembrar que você precisa ter cuidado para não interferir na circulação do quarto. Você precisa ter liberdade para andar no quarto com tranquilidade, então, evite usar móveis muito grandes em seu projeto. 

12. Tenha uma rotina de organização

Não adianta ter um quarto bonito e bem decorado se você não mantém as roupas dobradas dentro do armário e nem guarda os sapatos quando chega em casa. 

Para evitar bagunça, a dica é simples: sempre que usar, guarde. Não deixe nada para depois. Além disso, reserve um horário na agenda para organizar a casa. Se você tornar isso uma rotina, seu quarto permanece sempre organizado e limpo. 

13. Transforme a escada em gavetas

Gavetas integradas em escadas são soluções inteligentes para quartos com espaço limitado – Projeto: Mari Milani + Arquitetas | Foto: Rafael Ramos

Se você está procurando sobre como organizar um quarto pequeno com duas camas de solteiro, saiba que a melhor opção para seu quarto é o beliche ou bicama.  

Caso opte pelo beliche, aproveite a sua estrutura para fazer armários e gavetas, como a escada. Assim, você consegue aproveitar o móvel para guardar brinquedos ou roupas das crianças.

14. Aposte em iluminação estratégica

Luzes embutidas e focais realçam áreas, criando sensação de maior amplitude e aconchego – Projeto: Mariana Diniz Arquitetura e Interiores | Foto: @mardepalha

Uma boa iluminação pode transformar a percepção de espaço em um quarto pequeno. Por isso, opte por luminárias de teto ou embutidas para economizar espaço no chão e nas mesas.

Utilizar luzes de LED em prateleiras ou nichos pode criar um efeito de amplitude. Além disso, escolha cortinas que permitam a entrada de luz natural para tornar o quarto mais acolhedor e parecer visualmente maior.

15. Consulte um arquiteto

Viva Decora Pro reúne o perfil de diversos escritórios de arquitetura renomados do país em um só lugar – Foto: Viva Decora

Consultar um arquiteto para organizar um quarto pequeno pode ser muito útil, afinal, esses profissionais são treinados para pensar de forma criativa sobre o espaço e as suas possibilidades. 

Eles têm experiência em aproveitar ao máximo áreas reduzidas, considerando alternativas que se encaixam no ambiente disponível e evitam a perda de espaço útil. Bom, não é? 

Saiba que no portal Viva Decora Pro, é possível encontrar arquitetos especializados que desenvolvem projetos inteligentes para quartos pequenos, garantindo a otimização de cada espaço disponível.

Basta acessar a seção de profissionais no site e explorar os perfis, projetos e avaliações de escritórios renomados de arquitetura de todo o Brasil. Vale a pena conferir!

Viu como organizar um quarto pequeno não é uma tarefa impossível? Com nossas dicas, fica mais fácil otimizar o espaço, sobretudo se ele for projetado por um arquiteto experiente. 

E aí, gostou do conteúdo? Aproveite que está por aqui e conheça a Viva Decora Shop, a melhor loja para construir, reformar e decorar o quarto dos seus sonhos!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Quarto de Casal Pequeno: Confira 8 Dicas Para Te Inspirar a Decorar o Seu

Beliche Planejada: 10 Ideias para Otimizar Espaço no Quarto Pequeno

Quarto Masculino: Dicas de Decoração +15 Projetos Lindos

Quarto Infantil Planejado: +20 Ideias para Aproveitar o Espaço da Criança

Minimag - MySQL version: 8.0.36