1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. [GUIA] Como Planejar uma Renovação de Casa: Projetos Independentes ou Com Apoio Profissional

[GUIA] Como Planejar uma Renovação de Casa: Projetos Independentes ou Com Apoio Profissional

Planejar uma renovação de casa envolve diferentes etapas, entre elas a conceituação do projeto e a organização do calendário para que o projeto possa ser realizado dentro do ritmo desejado e possível.

Por isso, se você está começando a planejar uma renovação da sua casa ou de algum ambiente dela, o primeiro passo é o planejamento.

Com um bom plano você vai economizar, evitar retrabalho, acelerar o tempo da obra e, o mais importante, alcançar o resultado que você tanto espera.

Geralmente, um projeto de reforma envolve mais de um profissional, como arquiteto, pedreiro, marceneiro, entre tantos outros. 

Transmitir o que você sonha para esses profissionais transformarem em realidade, pode se tornar um desafio se as ideias que estão borbulhando na cabeça de cada pessoa envolvida no projeto não forem compartilhadas de maneira adequada. 

Isso inclui as ideias que os moradores do local têm para cada espaço, os planos do arquiteto que montou o projeto e a compreensão dos profissionais que irão executar cada etapa. 

Para alinhar todas essas questões e obter um resultado de sucesso, planejar uma renovação de casa se torna uma prática indispensável.

Vai fazer tudo sozinho? Não tem problema! Você continua precisando planejar a sua reforma. Desde os gastos até as referências precisam estar claras para que você possa alcançar o resultado perfeito.

Mas, afinal, quais são as etapas necessárias para esse planejamento? 

A seguir, organizamos algumas dicas de como planejar uma renovação de casa. Acompanhe nosso passo a passo e tenha uma obra mais tranquila e sem surpresas desagradáveis.

Como planejar uma renovação de casa: 5 passos essenciais

Nada como um bom passo a passo que vai te guiar na organização da sua obra, não é mesmo?

A seguir, organizamos as 5 etapas de como planejar uma renovação de casa sem dor de cabeça:

  1. Defina qual será o projeto
  2. Busque por referências
  3. Use e abuse dos mapas conceituais
  4. Estabeleça o budget da reforma
  5. Organize o calendário da reforma

1. Defina qual será o projeto

Sem dúvida a obra começa por aqui. Afinal, quais áreas da casa serão remodeladas? O que será feito? Apenas uma pintura simples? Vai ser preciso retirar uma parede para ampliar o ambiente? A reforma será geral, mudando pisos, janelas e portas? 

Deixe claro o que será feito e liste as mudanças desejadas para não esquecer de colocar tudo no orçamento.

Essa etapa também vai ajudar você a compreender o que será necessário fazer primeiro. Por exemplo, a troca de pisos vem antes da pintura das paredes? Fique atento a essa etapa.  

2. Busque por referências

Para muitos essa é a etapa mais agradável de uma reforma. Ela realmente é divertida e vai te ajudar a abrir a cabeça para as possibilidades que você tem a sua disposição. 

Não se limite nessa etapa. Gostou? Salve a imagem para referência futura. 

Depois de um tempo de pesquisa, você vai perceber que algumas imagens possuem o mesmo padrão. Isso vai te direcionar para o estilo que realmente combina com você e com o que deseja para o ambiente. 

3. Use e abuse dos mapas conceituais

Mood boards são tipos de mapas conceituais que permitem que você organize a renovação da sua casa. 

Um mood board reúne imagens, paletas de cores, tipos de materiais e até mesmo tipografia que traduz o estilo do ambiente.

Ele pode ser usado por você que está liderando o projeto de reforma da sua própria casa ou por profissionais como arquitetos, que desejam compartilhar suas ideias de forma simples aos clientes. 

Também é interessante quando o projeto reúne mais de um profissional, permitindo que haja colaboração simultânea entre as partes.

Descubra como planejar uma renovação de casa em 5 passos práticos. Fonte: Miro
1. Descubra como planejar uma renovação de casa em 5 passos práticos. Fonte: Miro

Depois de um tempo buscando referências, é hora de organizar quais delas realmente serão usadas no projeto de renovação da casa. 

Essa etapa é decisiva para que o seu projeto tenha uma linha clara, direcionando o que precisa ser comprado, qual será o estilo do ambiente, peças chave e mais. 

Os mood boards vão te ajudar a reunir suas inspirações e repassá-las para os profissionais que vão te ajudar a executar as etapas que seguirão. 

E mesmo que você faça tudo sozinho, esse tipo de mapa conceitual, vai guiar sua reforma para que cada elemento converse um com o outro, criando um estilo único para o ambiente e evitando que ele se torne apenas um espaço que reúne várias referências sem qualquer alinhamento. 

Ao reformar um ambiente ou uma casa é importante que haja esse diálogo de estilo, para que o resultado seja realmente interessante.  

Mesmo que você decida fazer uma reforma pequena, como pintar as paredes, é importante que busque por inspirações e organize as ideias.

Criar um mapa conceitual, que inclua imagens, referências e até mesmo fotos do espaço atual, vai te ajudar a visualizar o resultado antes que a reforma realmente comece, permitindo que você faça alterações e adaptações sem custos ou retrabalho.

É comum que a gente goste de uma imagem de referências, mas quando observamos o espaço que temos em casa, percebemos que, por exemplo, uma outra opção de cor pode combinar mais com o estilo do restante dos objetos, móveis e com o ambiente. 

4. Estabeleça o budget da reforma

Inspirações prontas e definidas é hora de montar o orçamento. De fato, algumas pessoas preferem fazer isso antes de buscar inspirações. Você pode fazer como preferir. 

Entretanto, com as inspirações em mãos é possível buscar mais assertivamente pelo preço de cada peça que entrará em seu projeto. 

Além disso, existem sempre alternativas mais baratas que podem não ter o acabamento exato do que foi planejado, mas que são bons substitutos diante do preço mais baixo. 

De qualquer maneira, uma das etapas centrais ao planejar uma renovação de casa é definir o teto de gastos. Lembre-se de considerar:

  • custos de mão de obra de qualidade, 
  • materiais de construção, 
  • aluguel ou compra de ferramentas, 
  • itens de acabamento, 
  • decoração, e mais. 

Pode ser necessário substituir ou eliminar alguns elementos planejados para a reforma, mas é melhor saber disso antes de começar, não é mesmo?

Além disso, esse planejamento te ajuda a evitar gastar mais do que realmente tem disponível para a obra

5. Organize o calendário das etapas da reforma

Acima falamos sobre a criação de um mood board que funciona como um mapa conceitual. 

Algumas ferramentas gratuitas permitem que você acrescente a esse mapa um fluxograma, que irá organizar todas as etapas que devem ser cumpridas em ordem, evitando que algo passe despercebido ou seja feito no momento errado, atrapalhando o andamento da obra. 

Além disso, é possível a inserção de um cronograma com datas para cada etapa do projeto, contribuindo para um controle mais efetivo do avanço da sua reforma. 

Seja uma obra que você está liderando sozinho ou com o apoio de diversos profissionais, a gestão de prazo irá ajudar você a acompanhar cada etapa e tornar mais ágil a finalização do projeto, reduzindo custos e otimizando o trabalho. 

Com a etapa de planejamento finalizada é hora de avançar nas etapas de execução, seguindo o fluxograma e cronogramas definidos. Acompanhe e faça ajustes quando necessário.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cozinha planejada com ladrilho hidráulico. Fonte: Arquitetura 8 Ana Spagnulo & Marcos Ribeiro

Ladrilho Hidráulico: Onde Usar, +73 Ambientes Decorados Para Se Inspirar

Decoração clean com piso vinílico. Fonte: Carpet One Floor & Home

Piso Vinílico: Vantagens e Desvantagens, Preço e +73 Projetos

Porta de entrada de madeira sob medida na cor branca para combinar com as janelas de madeira pintadas da mesma cor. Fonte: Portalmad

Portas de Madeira Sob Medida: 6 Motivos Para Incluir No Seu Projeto

Granito Via Láctea: Quanto Custa, +40 Ideias para Usar no Seu Projeto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz