1. Home
  2. Revista
  3. Cozinha
  4. Cozinha americana simples, prática e funcional

Cozinha americana simples, prática e funcional

Para termos uma cozinha americana simples não precisamos de grandes espaços como talvez muitos imaginem. Muitas vezes derrubar uma parede ou uma janela pode nos trazer um ambiente com uma bela bancada e um comedor bem bacana.

Alguns cuidados estruturais são importantes ao se derrubar paredes. Jamais faça isso sem contar com um bom profissional, arquiteto ou engenheiro. É norma técnica e deve ser seguida. A razão disso? Há paredes que não podem ser derrubadas, são estruturais, ou seja, seguram a construção.

Tudo bem, já sabe que o prédio ou casa é estruturado. Ou seja, tem pilares e vigas. Como dizem os arquitetos, ou em bom português, usa o pilar como peça da ambientação.  Veja na imagem abaixo de uma cozinha americana simples na qual a bancada, em cor contrastante, abraçou o pilar.

 Mais uma ideia para cozinha americana simples

Outra ideia coringa para cozinhas americanas simples é usar cores claras em cozinhas menores, com uma boa setorização de funções. Veja que o fogão tradicional pode ser substituído por um cook top e um forno elétrico, ou mesmo um micro-ondas. E sim, a bancada que separa os espaços pode ser pequena.

Bancadas vazadas fazem com que os espaços fiquem mais fluidos. Assim, se não precisar do espaço para guardar, pense nessa possibilidade. E ela não precisa ser fixa. De repente uma bancada fixada em roldanas que possa ser movimentada pode fazer com que seu espaço cresça.

 

Um grande auxiliar em espaços pequenos é usar espelho. Como assim, usar espelho em cozinha? Fica lindo na bancada atrás da cuba. Uma cozinha americana cheia de charme e que parece muito maior do que é na realidade. Outra solução bem interessante é usar o fogão na bancada de separação com o comedor ao redor.

 

Outra solução boa em espaços pequenos é deixar a bancada solta, ou seja, não encostada em nenhuma parede. Esta é uma solução que funciona em cozinhas e espaços que podem ser integrados em sacadas e varandas.

Outros cuidados básicos são prever uma boa iluminação para a área de preparo e alimentação. Importante não esquecer que cozinhas americanas necessitam armários bem planejados e cuidados com odores e gorduras das comidas.  Exaustores ou coifas são importantes.

Em reformas, além da questão estrutural, lembre-se de criar uma solução para harmonizar pisos. Outros cuidados são com os encanamentos, principalmente esgotos, e rede elétrica. Nem todas as mudanças podem ser realizadas sem obras grandes. Por isso é importante um planejamento muito bem feito.

Mas com certeza o resultado é um espaço mais fluido e bonito.

 

Elenara Stein Leitão

 

Elenara Stein Leitão é colaboradora do Viva Decora e é arquiteta, mestre em Engenharia de Produção e blogueira desde 2004.  Compartilha no seu blog Arquitetando Ideias conceitos de Arquitetura com um toque sustentável e humano.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Cozinha americana com balcão colorido

Cozinha Colorida: 10 Dicas para Ter a Sua +100 Modelos

decoração para cozinha branca com tapete pequeno em frente ao fogão  Foto Make Space

Tapete Para Cozinha: Como Escolher +65 Modelos para Inspirar Você

decoração clean para cozinha corredor com armários planejados brancos e bancada com proteção de vidro Foto Clifton Leung Design Workshop

Cozinha Corredor: Saiba como Otimizar o Espaço +65 Modelos

nichos decorativos para cozinha pequena

Nichos para Cozinha: +65 Modelos para Organizar e Decorar a sua Cozinha

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz