1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Cinco iniciativas de crowdfunding que podem mudar seu projeto

Cinco iniciativas de crowdfunding que podem mudar seu projeto

O surgimento da internet possibilitou uma nova forma de as pessoas se mobilizarem e ajudarem umas às outras – o crowdfunding.

O crowdfunding nada mais é que uma vaquinha online para ajudar uma pessoa ou um grupo a desenvolver uma ideia que irá ajudar o mundo de certa forma. E para que essa ideia possa ser alavancada, cada colaborador pode doar a quantidade de dinheiro que desejar através de sites totalmente seguros.

Se o projeto conseguir alcançar a meta mínima do orçamento necessário, a ideia será produzida. Eventualmente, os colaboradores irão recebê-la concretamente em mãos quando finalizada. Caso não haja sucesso, cada colaborador recebe seu dinheiro de volta.

Você pode encontrar por aí os mais diversos tipos de projetos utilizando-se de crowdfunding, e é claro que o mundo da arquitetura, design e decoração não seria deixado de lado. Conheça 5 iniciativas de crowdfunding que podem mudar seus projetos.

Viva_Decora_Crowdfunding

01. Eva: o chuveiro inteligente

A ideia surgiu com a proposta de criar um chuveiro que diminuísse o gasto de água pela metade. Utilizando o chuveiro Eva, os usuários podem acompanhar seu consumo de água, permitindo reduzir o desperdício de forma inteligente.

O dispositivo pode substituir qualquer chuveiro existente e funciona com a maioria dos bicos padrões. Quando instalado, o chuveiro passará a usar uma série de funções inteligentes para garantir que a água não seja desperdiçada.

Essa preocupação surgiu com a informação de que um americano, em média, gasta 17,2 litros de água em um banho, e o chuveiro é o terceiro elemento de uma casa que mais consome água, apenas atrás dos vasos sanitários e máquinas de lavar.

No momento do banho, Eva utiliza sensores para detectar em que estágio o usuário está. Assim, o dispositivo oferecerá mais água quando a pessoa se encontra mais próxima do chuveiro para se enxaguar e menos quando estiver afastado para se ensaboar, fazer a barba ou pegar produtos.

Eva pode ser ainda conectado aos smartphonesdos usuários para que possam controlar o chuveiro através do aplicativo e acompanhar suas estatísticas.

A campanha precisava de 50 mil dólares até dia 02 de janeiro de 2015 para decolar. A data chegou e os idealizadores conseguiram.


Viva_Decora_Crowdfunding

02. Avi-On: o interruptor wireless

A ideia surge para facilitar a troca ou instalação de interruptores, seja em casas, apartamentos, escritórios e outros mais. Tradicionalmente, a tarefa lidaria com buracos na parede, fios, possíveis complicações no sistema elétrico e ainda com o receio de curto circuito.

Avi-On é o interruptor wireless (sem fio) que pode controlar a iluminação de um ambiente a partir da tecnologia Bluetooth, sendo apenas colado na parede, como um post-it. O kit do projeto vem com adaptadores e bulbos Bluetooth, sendo que estes devem substituir as lâmpadas convencionais para que todo o sistema funcione. Além disso, os adaptadores passam a funcionar como um dimmer, permitindo que se aumente ou diminua o brilho da luz.

O interruptor sem fio também chega com um aplicativo para smartphones Android e iOS. Ele permite que se criem configurações de iluminação e conecte seus aparelhos a partir de mesh networking, que dispensa internet.

Avi-On é um progresso definitivo para a automatização de projetos e suas aplicações são diversas e trazem praticidade. Você pode colocar um interruptor perto da cama para poupar trabalho, criar esquemas de iluminação para cada cômodo e deixar as luzes acesas a partir de um determinado horário programado como medida de segurança.


Viva_Decora_Crowdfunding

03. Mola: kit interativo de estruturas arquitetônicas

Mola é um kit que nasceu com o objetivo de que arquitetos, engenheiros, professores e estudantes pudessem visualizar e sentir o comportamento da estrutura como um experimento, com aplicações muito semelhantes ao real.

A partir de peças moduladas e imãs, o kit Mola é o jeito mais fácil e inclusive divertido de entender o comportamento das estruturas arquitetônicas. O projeto fez tanto sucesso que começou com uma meta de R$50.000, mas conseguiu alcançar a meta final de R$600.000 em outubro de 2014.

O kit básico do Mola é composto por uma chapa metálica para a montagem, um kit de peças para montar e testar as estruturas e um livro com exemplos de estruturas montadas com o modelo (versão Português/Inglês).

O projeto foi criado pelo arquiteto brasileiro Marcio Sequeira de Oliveira, que procurava uma forma de deixar o ensino das estruturas menos abstrato. Apresentou, então, um projeto lúdico em sua tese de mestrado na UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto), em Minas Gerais.


Viva_Decora_Crowdfunding

04. O seu próprio projeto de design

Muitas vezes designers, como os de interiores, acabam trabalhando para grandes empresas e não possuem a oportunidade de criar produtos pelos quais são realmente apaixonados. Para resolver isso, diversas plataformas de crowdfunding foram criadas para que designers de interiores e outros profissionais do ramo possam financiar projetos e vendê-los ao público.

É o exemplo do Milkster, do CrowdyHouse e do CoContest. Para os designers, essas plataformas funcionam como as tradicionais de crowdfunding, exceto os níveis de recompensa para quem financia. No Milkster, o design deve apresentar seu projeto e a plataforma irá trabalhar em conjunto com ele para descobrir quem são os clientes pretendidos, quanto vai custar e outras questões mais.

Viva_Decora_Crowdfunding

Semelhante ao que se via anteriormente, quando o produto é colocado no site, ele possui alguns dias para que o dinheiro possa ser levantado e o design criado.

Viva_Decora_Crowdfunding

05. O seu próprio projeto de arquitetura

Diversos projetos arquitetônicos e de urbanismo passaram a ser financiados através de crowdfunding e essa é uma tendência. Um dos principais centros disso é o Kickstarted, o maior site de crowdfunding internacional, e é para lá que estes projetos estão indo.

O Kickstarted já apoiou projetos como o sLAB Costa Rica – um centro de reciclagem, a Uni – uma sala de leitura portátil e aberta para espaços públicos, o + POOL – uma piscina pública flutuante no Rio Hudson em Nova Iorque e BD Bacatá – o primeiro arranha-céu a realizar uma campanha de crowdfunding, além de muitos mais.

Viva_Decora_Crowdfunding

Assim, nasce uma nova forma de fazer arquitetura. Mas caso você queira fazer parte disso, lembre-se que seu projeto deve satisfazer uma demanda da sociedade ou trazer benefícios para outros além de você ou um cliente. Essa é a fórmula do sucesso de qualquer campanha.

Texto escrito pela equipe do site BimBon

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Decoração floral em quarto de casal

6 Dicas para Você deixar a Decoração Floral com a Sua Cara

O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia Foto de Shopify

Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Bonsai de frutas com uvas

Bonsai: Saiba Como Fazer e Cuidar +32 Imagens Lindas

jardim vertical rústico e delicado feito com painel de pallets Foto Les Idées de ma maison

Painel de Pallet: Saiba Como Fazer +60 Modelos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz