1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Decoração Marroquina: 5 Dicas Para Deixar sua Casa Mais Bonita

Decoração Marroquina: 5 Dicas Para Deixar sua Casa Mais Bonita

Passear pelo clima árido e desértico, andar por uma imensidão de casas ton sur ton e de repente mergulhar em um oásis, no meio da cidade. É assim no Marrocos, onde jardins dos sonhos surpreendem. Mas o melhor disso é que você pode levar a decoração marroquina para a sua casa e é isso que vamos mostrar hoje.

É impossível não se transportar imediatamente para uma lenda entre esses jardins externos. Eles despertam todos os sentidos nos mínimos detalhes. Pois os espaços são estudados para o deleite. Eles combinam folhagens exóticas, flores perfumadas, fontes, luz, sombra, cores e formas típicas da cultura local.

A decoração marroquina é capaz de despertar todos os sentidos nos mínimos detalhes
1. A decoração marroquina é capaz de despertar todos os sentidos nos mínimos detalhes. Fonte: Côté Maison e House Garden UK

Mas falando em cultura, a dos marroquinos é muito diversa, já que o país foi ocupado por diversos povos diferentes, dos árabes até espanhóis. Portanto, no quesito decoração, as influências são muitas. O resultado disso é uma explosão de detalhes e cores ricas que podem dar um toque especial a qualquer ambiente. 

E se além do décor, você ainda quiser trazer o mood marroquino também para seu look, vale conferir as novidades da Maria Filó. A marca acaba se lançar uma coleção sobre o belíssimo Jardim Majorelle, verdadeiro oásis que coleciona espécies botânicas raras, cultura e arte. Criado pelo pintor francês Jacques Majorelle e reinventado por Yves Saint Laurent, ele é uma grande exposição viva, repleta de história e beleza. 

Tapetes e almofadas

Para sua casa ficar para lá de Marrakesh, os tapetes com tramas bem trabalhadas e as almofadas coloridas devem integrar o seu espaço. O país é muito conhecido por sua produção têxtil, portanto, o que não falta é variedade e estilos.

Então, se você quer dar um up na sua sala de estar, um bom tapete a la Marrocos deixa o espaço com outra cara. Os modelos mais tradicionais, repletos de cores e desenhos originais, seguem como itens-chave na hora de tornar o lar mais imponente.

Os grafismos, abstrações e motivos floridos se destacam nas tramas dos tapetes marroquinos e almofadas
2. Os grafismos, abstrações e motivos floridos se destacam nas tramas dos tapetes marroquinos e almofadas. Fonte: Bea Torres e Pixabay

Os grafismos, abstrações e motivos floridos são os que mais se destacam tanto nos tapetes marroquinos quanto nas almofadas. Aliás, elas têm um papel especial na decoração.

Além de deixarem o ambiente mais aconchegante, trazem um ar de maior proximidade. São perfeitas para colocar perto de paredes ou em volta de mesas de centro.

Decoração de parede

Uma das características dos Riads marroquinos são seus objetos de parede. Os tapetes podem migrar com facilidade para as paredes de salas de estar, jantar e quartos.

Os pratos coloridos, bem típicos na região, também podem fazer parte do seu mural particular. Essa é uma forma simples de trazer um pouco do Marrocos para o seu lar. Escolha suas tonalidades preferidas e as que mais combinem com o seu espaço. Assim, você pode criar combinações que fazem toda a diferença no décor e que expressem seu estilo.

Os objetos de vime e palha pendurados na parede complementam com estilo a decoração marroquina
3. Os objetos de vime e palha pendurados na parede complementam com estilo a decoração marroquina. Fonte: Hello Hello

Para um toque mais rústico, tanto em ambientes internos quanto externos, objetos de vime e palha também podem dar destaque à sua parede. Alternar entre tamanhos e tons das peças dá um toque visual bem rico e interessante. A quantidade de objetos pode variar, o céu é o limite. Mesclar com outros elementos mais modernos é sempre uma boa possibilidade para criar contraste estético.

Lanternas marroquinas

A lanterna marroquina é um dos itens de decoração mais conhecidos do país africano. Basicamente, elas são feitas de metal e vidro, com um espaço interno que pode receber a iluminação de velas ou de lâmpadas.

Então, se o seu desejo é dar luz a partes específicas da sua casa, usar uma ou mais lanternas é uma ótima pedida. O toque arquitetônico das bases e dos detalhes da peça decoram e iluminam o espaço com beleza. Para completar,  elevam ainda mais o status de item icônico de décor.

As lanternas fazem parte da decoração marroquina e transformam a iluminação dos ambientes
4. As lanternas fazem parte da decoração marroquina e transformam a iluminação dos ambientes. Fonte: Little Light Bazaar

As lanternas aparecem em versões pequenas, em duplas ou trios, e também em modelos maiores em forma de lustres. As últimas são perfeitas para imprimir um clima mais especial à sua sala de estar ou jantar, por exemplo.

Louças e cerâmicas coloridas

Se reunir à mesa, além de uma atividade deliciosa, pode ganhar detalhes ainda mais especiais e repletos de cor. A missão das louças coloridas inspiradas em Marrakesh é justamente trazer formas modernas e cores vibrantes para as suas refeições.

Os tradicionais conjuntos de chá marroquinos em tons de verde, azul e roxo são verdadeiras preciosidades para reunir as amigas em um momento gostoso.

As louças e cerâmicas coloridas trazem um toque especial para a decoração marroquina
5. As louças e cerâmicas coloridas trazem um toque especial para a decoração marroquina. Fonte: Lrnce e Chabi Chic

Mas saindo dos itens de mesa, os vasos e cachepots também mostram que misturar natureza e beleza é uma fórmula de sucesso para a sua decoração. Seja com peças maiores, perfeitas para colocar plantas ou flores de ramos compridos, ou em itens menores, ótimos para abrigar suculentas.

Plantas externas e internas

Os tons terrosos dos prédios tipicamente marroquinos combinam perfeitamente com plantas imponentes como grandes cactos. Por isso, com toda a certeza vale acrescentar um perfume verde aos seus espaços e trazer o clima de Marrakesh sem escalas para o  lar.

Em áreas como varandas, coordenar cadeiras de vimes com vasos de barro em diferentes tamanhos é a chave para reforçar o estilo típico da decoração marroquina. Também vale colocar outros objetos como as almofadas e tapetes para aproveitar a vida ao ar livre.

Tons terrosos, vasos de barro e cactos realçam ainda mais a decoração marroquina no ambiente
6. Tons terrosos, vasos de barro e cactos realçam ainda mais a decoração marroquina no ambiente. Fonte: Armelle Habib e Kitula Marrakesh

Por fim, também vale incorporar trepadeiras para ornar janelas e divisões de espaço na casa. Ou, quem sabe, investir em plantas tropicais como, por exemplo, minicoqueiros e bananeiras.

Conhecer lugares e encantar-se com sua arquitetura e cultura é uma das melhores coisas da vida. Quando existe a possibilidade de trazer para sua casa um pouco dessas características, a viagem decorativa fica ainda mais interessante. 

Agora, você já sabe como imprimir toques bem marroquinos para o seu canto e deixar sua casa para lá de Marrakesh.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Escrivaninha para Estudo: Como Escolher +60 Modelos

Luminária de Madeira: Como Fazer, +80 Inspirações Criativas e Lindas

Os pisos para cozinha chamam a atenção no ambiente

Pisos para Cozinha: +83 Modelos Lindos e Dicas de Como Escolher

Tapetes para Quarto de Bebê: Como Escolher +62 Modelos Lindos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Decoração Marroquina: 5 Dicas Para Deixar sua Casa Mais Bonita"

[…] Fonte: vivadecora Author: Ana do Viva Decora […]

wpDiscuz