1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Decoração para Clínicas e Consultórios Odontológicos

Decoração para Clínicas e Consultórios Odontológicos

A parte visual de uma clinica odontológica é um dos pontos principais quando se trata de impacto positivo nos pacientes. Sabemos que a primeira impressão é aqui vai contar, portanto, é recomendável que seja a melhor possível.

Ao pensar na área da saúde, sempre lembramos de ambientes claros, amplos e sem poluições visuais. Portanto, no momento em que você decidir decorar o seu consultório, leve estes pontos em consideração.

Lugares com muitos acessórios, cores muito contrastantes e móveis mal posicionados geram um certo desconforto e faz com que a experiência não seja nada agradável, muito pelo contrário, ninguém quer ficar em um ambiente poluído.

decoração de clínica moderna
1. Fazer a decoração correta para clínicas é indispensável para causar uma boa impressão – Foto: iStock

Seja estratégico

O seu consultório é como uma expansão do seu cartão de visitas. As primeiras experiências que o paciente tiver com o local são os principais fatores para ele decidir se vai querer voltar ou não.

Imagine que uma pessoa decide visitar a sua clínica para saber quanto custa um implante dentário, porém, ela se depara com um ambiente apertado, mal iluminado e com tons escuros. É muito provável que ela não volte ao lugar, mesmo que tenham bons profissionais.

Por isso, busque criar uma boa identidade visual. Tenha preferência por cores que transmitam paz, tranquilidade e calmaria como por exemplo, branco, gelo e tons pastéis. Tudo deve ser feito com equilíbrio.

decoração de consultório com cores claras e neutras
2. Invista em cores claras e neutras para a decoração do seu consultório odontológico – Foto: Recharge Digital Consultancy

Invista em obras secas

Caso você precise fazer uma reforma, o ideal é optar pelas obras secas. Elas não necessitam de tempo de secagem e geralmente são fabricadas com materiais pré-montados que são capazes de se adequarem ao ambiente.

Sabemos que nem sempre dá para fechar o consultório até que as obras terminem. Mas imagine que um paciente precisa realizar um procedimento de tratamento de canal em um ambiente todo cheio de poeira? Sem chances, não é mesmo?

Por isso, as obras secas são sempre uma boa solução, já que causam menos sujeira e são mais práticas para o manuseio.

piso para consultório odontológico
3. Invista em obras secas caso precise reformar o consultório – Foto: Stock

A escolha dos móveis e iluminação

Para que o seu consultório fique mais aconchegante, opte por colocar a madeira apenas em um alguns detalhes como, por exemplo, molduras de quadro ou porta de armário. A cor deste material costuma ser considerada “quente” e gera agitação no paciente.

Para quebrar este contraste, aposte em elementos leves como itens de decoração em tons claros e também em móveis em tons de off-white.

Atualmente, muitas clínicas estão apostando no vidro como, por exemplo, a inserção de divisórias deste material. Isso traz sofisticação e ao mesmo tempo, otimiza o tamanho do ambiente.

Na iluminação, para as salas, utilize a luz amarela e prefira luzes brancas em corredores para ampliar visualmente o ambiente e deixá-lo mais clean. Em alguns casos, alguns consultórios optam por escolher a cor azul.

decoração de consultório odontológico moderno
4. Invista em um bom projeto de iluminação para o seu consultório odontológico – Foto: iStock

Capriche nos pisos

Opte por pisos claros e grandes. Isso dá a impressão de que o ambiente é maior. Você pode optar pelo uso de dois ou mais modelos, mas caso você não tenha uma área muito grande, apenas um modelo é o indicado. Assim você dá a sensação de continuidade.

Sobre o material, opção que atualmente está fazendo mais sucesso devido à leveza e modernidade são os pisos de porcelanato.

E as paredes?

Tome cuidado ao escolher quais objetos ficarão expostos nas paredes. O ideal é que você escolha quadros neutros e minimalistas, evite colocar fotos de arquivo pessoal. Já no caso dos certificados, coloque todos no mesmo estilo de moldura. Assim, ficam todos padronizados e mais agradáveis de se ver.

ideia de decoração clean para clínica e consultório odontológico
5. Ideia de decoração clean para clínica e consultório odontológico – Foto: iStock

Após estas dicas, você deve ter percebido que o objetivo principal da decoração de um consultório odontológico é causar um bom impacto no paciente.

Porém, lembre-se de sempre cumprir as normas da Anvisa ao reformar ou redecorar a sua clúnica. Caso você não se sinta confortável em fazer isso sozinho(a), entre em contato com uma empresa especializada para que não haja problemas de regulamentação.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos, redatora da empresa Clínica Ideal

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Tijolo de Vidro

Tijolo de Vidro: +83 Ideias e Dicas de Como Usar na Decoração

Descubra a importância da decoração para o marketing na área da saúde

Importância da Decoração Para o Marketing na Área da Saúde

Revestimento de seixo natural na lareira - Via: Decor Salteado

Seixo: O Que É, Para Que Serve e +54 Ideias para Decorar com Pedras

Os modelos de portas com roldanas conferem ao ambiente beleza e conforto

Modelos de Portas: +110 Ideias de Porta de Madeira, Correr e Vidro

Deixe um comentário

1 Comentário em "Decoração para Clínicas e Consultórios Odontológicos"

[…] Fonte: vivadecora Author: Natalia Santos […]

wpDiscuz