1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Decoração Provençal para Casas é Tendência

Decoração Provençal para Casas é Tendência

A decoração provençal conta com móveis de design pomposo e com linhas curvas. Criado no sul da França, ele representa a nobreza de 1700 e, até hoje, consegue levar as sensações de charme e elegância para os ambientes onde é utilizada. Além do próprio trabalho feito com a madeira, os móveis em estilo provençal ganhavam aplicações em ouro, pátina e outros para conferir a sensação de requinte da nobreza da época. Hoje, essas peças são utilizadas por pessoas que adoram reformar móveis de madeira. Elas aparecem em cores mais vivas, embora mantenham seu design curvilíneo e detalhes como puxadores estilizados.

_G0A4142 Decoração provençal

Móveis da imagem

Antigamente, a decoração provençal era feita baseada inteiramente em cores claras. Se os móveis fossem amadeirados, por exemplo, a pátina era feita em tons esbranquiçados, para conferir leveza aos ambientes onde eles fossem utilizados. No entanto, com o passar dos anos, os móveis em estilo provençal começaram a ganhar destaque e serem utilizados como peças-chave em uma decoração. Para isso, foram conferidos a eles tons mais fortes, como pink, turquesa e outros.

UG0A2329 Decoração provençal
Móveis do ambiente:

A vantagem de investir em um móvel em estilo provençal é que suas curvas combinam perfeitamente com móveis modernos, sem pesar demais no ambiente. Aliás, por causa da delicadeza do estilo de decoração provençal, esses móveis fazem exatamente o contrário: conferem um pouco de fluidez para uma decoração moderna.

UG0A3811- Decoração provençal
Móveis do ambiente:

Os estilos onde os móveis em estilo provençal são mais utilizados são o romântico e o rústico. Isso porque a região em que esse estilo de decoração surgiu é dependente da produção de lavanda e, por isso, suas casas misturam um pouco do estilo de fazenda chique com o toque da realeza romântico.

Os ambientes criados com esses três estilos misturados acabam conferindo ares maravilhosos para o dia a dia da casa em que habitam. No estilo romântico, os tons de rosa envelhecido, bege, fendi, marrom e pastel são os mais utilizados. E é fácil compreender porque alguém gostaria de um ambiente assim no seu lar, não é mesmo? 😀

UG0A3554- Decoração provençal
Móveis do ambiente:

Já os rústicos, baseiam sua decoração em móveis em estilo provençal amadeirados. Excluindo a necessidade do uso da pátina e demais trabalhos de antigamente, eles criam ambientes mais aconchegantes e sofisticados, mesmo com um estilo de decoração clássico.

_G0A1233-Decoração provençal


Móveis do ambiente:

Independente da sua escolha, vale a pena investir em cores para complementar o seu móvel em estilo provençal. Se a cor for aplicada diretamente nele, aposte em tons neutros que ajudem a levar o destaque diretamente para o seu móvel. Se o seu móvel em estilo provençal mantiver as cores claras originais, não esqueça de trabalhar com uma decoração mais viva e chamativa nas paredes, nos objetos de decoração e nós móveis que irão acompanhá-lo.

Texto escrito pelo blog Minha Casa, Minha Cara

Bianca Alvarenga

Bianca Alvarenga é redatora do Viva Decora e já viveu no mundo da Tecnologia da Informação, mas hoje se dedica à Comunicação. Espera mostrar um mundo de possibilidades e inspirações para você decorar sua casa.

Confira também:

Espelhos em apartamento

Espelhos no Apartamento: 9 Dicas Incríveis para Você Usar

cobogo-capa

Divisórias com Cobogó: Faça Você Mesmo

Placas decorativas decoram o quarto de solteiro

Placas Decorativas para Quarto: Decore o Seu Ambiente com Estilo

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz