Decorando o quarto com tranquilidade e charme
Quarto de casalO quarto é o ambiente onde passamos a maior parte do tempo descansando, por isso a tranquilidade, o conforto, um bom isolamento termoacústico e cores leves são interessantes na hora da composição. Quando estamos decorando o quarto, é necessário tomarmos alguns cuidados.
Alguns conselhos para quem está decorando o quarto
A infinidade de materiais disponíveis no mercado nos deixa em dúvida quanto ao o que usar, como combinar e onde comprar, por isso é interessante consultar um profissional qualificado, já que ele poderá lhe orientar em relação a tudo isso. Caso isso não seja possível, não se esqueça que cada quarto deve refletir a personalidade do indivíduo que irá ocupá-lo, pois, talvez seja o ambiente mais particular da casa. Assim, observando as características próprias dos familiares, é possível direcionar quanto às composições possíveis.
Cor é um assunto sério, por isso requer atenção na hora que estiver decorando o quarto. As cores quentes, como amarelos, alaranjados e vermelhos, não são indicadas para as pessoas hiperativas, inquietas ou agitadas, pois o efeito psicológico causado por essas cores é a excitação.
Já as cores frias, como azuis, lilases e verdes, devem ser evitadas quando a pessoa tende a ser depressiva, pouco ativa e apática. O efeito é tranquilizante, o que pode estender ainda mais as horas de sono. Esse tipo de cor é recomendado para tranquilizar e acalmar o ambiente.
Definido isto, parte-se para a escolha dos móveis, que devem ser medidos e bem pensados quanto à posição, tamanho e cor; dos revestimentos que devem favorecer o ambiente e deixá-lo mais amplo; os tecidos dos tapetes e cortinas, para que não provoque alergias e esteja em harmonia com os outros ambientes, e por fim e acabamentos, que devem ter afinidades como um todo. Texturas, tramas e matizes que se combinam são elementos que devem ser levados em conta, de preferência comparando-se amostras para que haja harmonia.
Os quartos podem ser temáticos, onde o direcionamento da decoração se dá de forma mais direta, pois o universo de possibilidades que o tema possibilita é mais claro e definido.
Enzo Sobocinski é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura, além de lecionar na academia brasileira de artes – ABRA
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!