1. Home
  2. Revista
  3. Quarto de casal
  4. Decorando o quarto com tranquilidade e charme

Decorando o quarto com tranquilidade e charme

O quarto é o ambiente onde passamos a maior parte do tempo descansando, por isso a tranquilidade, o conforto, um bom isolamento termoacústico e cores leves são interessantes na hora da composição. Quando estamos decorando o quarto, é necessário tomarmos alguns cuidados.

decorando o quarto de casal

Mandalas para enfeitar

Alguns conselhos para quem está decorando o quarto

A infinidade de materiais disponíveis no mercado nos deixa em dúvida quanto ao o que usar, como combinar e onde comprar, por isso é interessante consultar um profissional qualificado, já que ele poderá lhe orientar em relação a tudo isso. Caso isso não seja possível, não se esqueça que cada quarto deve refletir a personalidade do indivíduo que irá ocupá-lo, pois, talvez seja o ambiente mais particular da casa. Assim, observando as características próprias dos familiares, é possível direcionar quanto às composições possíveis.

decorando o quarto preto

Parede preta num quarto bem iluminado

Cor é um assunto sério, por isso requer atenção na hora que estiver decorando o quarto. As cores quentes, como amarelos, alaranjados e vermelhos,  não são indicadas para as pessoas  hiperativas, inquietas ou agitadas, pois o efeito psicológico causado por essas cores  é a excitação.

Já as cores frias, como azuis, lilases e verdes, devem ser evitadas quando a pessoa tende a ser depressiva,  pouco ativa e apática. O efeito é tranquilizante, o que pode estender ainda mais as horas de sono. Esse tipo de cor é recomendado para tranquilizar e acalmar o ambiente.

decorando o quarto azul

O azul pode tranquilizar o ambiente

Definido isto, parte-se para a escolha dos móveis, que devem ser medidos e bem pensados quanto à posição, tamanho e cor;  dos revestimentos que devem favorecer o ambiente e deixá-lo mais amplo; os tecidos dos tapetes e cortinas, para que não provoque alergias e esteja em harmonia com os outros ambientes, e por fim e acabamentos, que devem ter afinidades como um todo. Texturas, tramas e matizes que se combinam são elementos que devem ser levados em conta, de preferência comparando-se amostras para que haja harmonia.

 

decorando o quarto rio de janeiro

Fotos podem ser uma temática

 

 

Os quartos podem ser temáticos, onde o direcionamento da decoração se dá de forma mais direta, pois o universo de possibilidades que o tema possibilita é mais claro e definido.

 

 

Enzo Sobocinski é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de arquitetura, além de lecionar na academia brasileira de artes – ABRA

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração moderna em tons de cinza e branco com papel de parede listrado para quarto de casal

+69 Modelos de Papel de Parede para Quarto de Casal para Inspirar Você

cabeceira de casal bege para quarto de casal decorado com criado moderno

Cabeceira de Casal: 73 Modelos e Dicas para Escolher a Sua

Guarda roupa casal com espelhos decorativos

Guarda Roupa Casal: Decore o Seu Quarto com Beleza e Qualidade

Penteadeiras modernas capa

Penteadeiras Modernas: Confira +35 Incríveis Modelos para o Seu Quarto

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz