1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Design: 5 Destaques da 25ª Edição da Biennale Interieur

Design: 5 Destaques da 25ª Edição da Biennale Interieur

Texto de Vera Santiago, coach da Agência de Design.

 

A Biennale Interieur, realizada na cidade de Kortrijk (Bélgica), é uma organização sem fins lucrativos, que atua no campo do design, desenvolvimento de produtos e inovação. Entre 14 e 23 de outubro, a Bienal realizou sua 25ª edição. Kortrijk é uma cidade pequena, mas o fácil acesso por trem ou carro permite a presença de muitos visitantes num evento que tem duração de 10 dias. A feira tem curadoria cuidadosa de um time com Kersten Geers Van Severen, Richard Venlet & Joris Kritis, que juntos elegem e homenageiam um designer a cada edição. Nomes como, Jasper Morrison e Jean Novel já foram destacados em outros anos. Em 2016 foi a vez do belga Vincent Van Duysen, arquiteto e designer com produtos colocados no mercado e fabricados por grandes marcas italianas, incluindo FLOS, BeB e Poliform.

Muitos eram os espaços destinados a projetos conceituais, uso de diferentes materiais ou materiais com aplicações inusitadas. Restaurantes, bares e exposições foram incluídos na ambientação dos halls possibilitando a interação entre visitantes e criando um ritmo surpreendente. Corredores largos permitindo muita visibilidade do conjunto. Também é impossível não ressaltar o belo pavilhão, climatizado e amplo, com vários banheiros bem instalados. Confira 5 destaques da Biennale Interieur 2016.

Destaque 1: Bar Terra

 

Bar Terra

Bar Terra. Projeto de Carolien Pasmans, Bran Aerts e Claudio Saccucci de Stedenbouw, da Bélgica.

 

Um balcão em torno de um canteiro de cogumelos, na intenção de criar uma relação entre o visitante e a forma mais primitiva de vida. A luz calma e amarelada focando o centro da imensa mesa de cogumelos leva à reflexão sobre o estágio em que vivemos agora, sobre a complexidade da forma em que vivemos hoje. Projeto de Carolien Pasmans, Bran Aerts e Claudio Saccucci de Stedenbouw, da Bélgica.

Destaque 2: Restaurante Nose

 

Restaurante Nose

Restaurante Nose. Projeto de Mayu Takasuci (Tóquio) e Johannes Berry (Cape Town), da Bélgica.

 

Nesse restaurante japonês, nada poderia tirar o foco do alimento, com sua cor, sabor e, sobretudo, aroma. Projeto simples, limpo com materiais baratos, como espumas e compensado, além de uma enorme mesa de uso coletivo cercada por cadeiras finlandesas do ilustre Alvar Aalto. Projeto de Mayu Takasuci (Tóquio) e Johannes Berry (Cape Town), da Bélgica.

As exposições, montadas entre os stands dos expositores, também despertaram a curiosidade e estimularam a imaginação dos visitantes.

Destaque 3: Espaços Generation

 

Cabana Cabinet, dos Irmãos Campana.

Cabana Cabinet, dos Irmãos Campana.

 

Enfim, uma citação ao design brasileiro. Os Irmãos Campana marcaram presença com a peça Cabana Cabinet, ao centro, que pode funcionar como uma peça para encobrir um móvel. Planejada pela curadoria da feira, com uma montagem simples, mas bastante colorida, essa mostra reuniu diversas peças para contar sobre o período de 5 anos da história do design. Foi possível conhecer como os móveis usados para guardar e organizar coisas foram concebidos ao longo desses anos.

Destaque 4: Etage Projects

 

Galeria com peças de designers

Galeria Etage Projects com peças de Michael Marriot, Peter Marigold e Frederick Paulsen.

 

Essa galeria de Copenhagen organizou uma exibição mostrando peças de Michael Marriot, Peter Marigold e Frederick Paulsen a fim de explorar as fronteiras entre cultura, arte e design. Quase como uma brincadeira, a ideia era despertar pensamentos. Também tinha uma montagem simples num pequeno espaço bem iluminado.

Destaque 5: Circus

 

Instalação com peças de design

Instalação com peças de marcas de design como Alessi, Duravit , Taor , Niko , Quick Step, King George, Dekton, De Morgen e Moooi.

 

Uma grande instalação. Aqui, tudo mais elaborado e sofisticado. Tratou-se de uma tenda de circo, clara, branca, criando contexto para apresentação de produtos das marcas Alessi, Duravit , Taor , Niko , Quick Step , King George , Dekton , De Morgen e Moooi. Continha um bar central rodeado por áreas expositivas das marcas. Espaços conceituais, alegres e divertidos.

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Espelhos em apartamento

Espelhos no Apartamento: 9 Dicas Incríveis para Você Usar

cobogo-capa

Divisórias com Cobogó: Faça Você Mesmo

Placas decorativas decoram o quarto de solteiro

Placas Decorativas para Quarto: Decore o Seu Ambiente com Estilo

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz