1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Iluminação natural: dicas para aproveitá-la e economizar energia

Iluminação natural: dicas para aproveitá-la e economizar energia

Texto escrito pela equipe da Constel.

 

Um bom projeto arquitetônico e de decoração leva em conta, dentre outros fatores, a iluminação natural da casa ou do apartamento. Quanto mais se aproveita esse recurso de forma inteligente, melhor o projeto. A luz natural, além da economia de energia proporciona um ambiente mais alegre, aconchegante e a própria luz solar traz benefícios à saúde.

Confiras dicas de iluminação natural para sua residência

A entrada de luz solar nos ambientes proporciona também o fim do aparecimento de mofo e fungos. Dessa forma, separamos dicas para você utilizar da melhor forma a luz natural.

 iluminação natural sala de estar

Projeto por Torres e Bello Arquitetura

Os vidros, além de deixar o espaço mais sofisticado e moderno, permitem a entrada de luz nos ambientes. Assim, eles podem ser utilizados em janelas, portas e divisórias, deixando a casa mais clara. A pele de vidro que já é usada em prédios comerciais, começa a aparecer em imóveis residenciais. Os cuidados com esse tipo de vidro se dão apenas nos períodos do ano mais quentes, pois o material esquenta a casa, necessitando de climatização no ambiente.

Uso de persianas também é uma boa opção para quem quer aproveitar melhor a luz natural, pois permitem o controle na entrada da luz solar. Para se ter um maior aproveitamento da luz, o ideal é que as persianas utilizadas nas janelas sejam de cor clara.

Toda iluminação natural que vem de cima é conhecida como cobertura zenital. É um tipo de estrutura que precisa de mais investimento e é indicada para áreas maiores ou em locais onde as janelas não são suficientes para captar a luz natural. Estão inclusas nessa categoria as clarabóias e tetos transparentes que são indicadas para áreas de deck e jardins de inverno.

iluminação natural sala quadros poltronaProjeto por Matteo Gavazzi

A cor usada nos ambientes também influencia diretamente na iluminação. O uso de cores claras tanto nas paredes, pisos e móveis, facilita a propagação da luz natural, além de dar um tom moderno e elegante aos espaços.

Contudo, devem-se tomar alguns cuidados com a entrada de luz solar nos imóveis. Se usada de maneira errada, a iluminação natural pode aquecer demais a casa e até criar pontos de ofuscamento da visão.  Para resolver esse problema, em áreas de grande entrada de luz é importante usar elementos de sombreamento como toldos, pérgulas, beirais, terraços e varandas. Além disso, uma solução é o uso de luz difusa que é alcançada com a utilização de vidros difusores e que filtram a radiação solar.

Conheça  mais sobre  a Constel.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

decoração minimalista com luminárias de teto para quarto Foto Pinterest

Luminárias de Teto: 6 Dicas de Como Usar +69 Modelos

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Deixe um comentário

1 Comentário em "Iluminação natural: dicas para aproveitá-la e economizar energia"

[…] Iluminação natural: dicas para aproveitá-la e economizar energia […]

wpDiscuz