1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Dicas de Decoração de Verão para Receber a Estação mais Quente do Ano

Dicas de Decoração de Verão para Receber a Estação mais Quente do Ano

O Brasil é um país de clima tropical, o que faz com que durante a maior parte do ano as temperaturas fiquem elevadas em muitas regiões. Mas é no verão que os termômetros de fato registram os recordes de calor e os dias ensolarados são um convite para repensar a decoração da casa a fim de dar a ela um toque de frescor e suavidade.

Se você acha que para deixar sua casa pronta para desfrutar dos dias de sol e calor é preciso ter muito tempo e dinheiro sobrando, esqueça essa ideia! Ao longo desse texto elaborado em parceria com a Plataforma Habitissimo, que se dedica a conectar os clientes aos profissionais que atuam na área da construção civil, nós iremos mostrar como pequenas mudanças na decoração podem trazer resultados incríveis para que sua casa receba o verão de braços abertos!

Tons pastéis para sala de estar decorada com tapete rústico e vaso de planta Foto Habitissimo
1. Invista em cores claras para a sua decoração de verão e assim tenha ambientes mais leves – Foto: habitíssimo

Que tal começar pelas plantas?

As plantas combinam com todas as estações do ano e devem ser um item sempre presente na decoração de quem busca trazer mais leveza e vitalidade para a casa. Com a chegada do verão, elas se tornam ainda mais essenciais, já que ajudam a trazer um pouco da natureza para perto de nós, contribuindo inclusive com as sensações de relaxamento e bem-estar.

Você pode optar por pequenos vasos pendurados nas paredes ou espalhar vasos maiores pelo piso, dependendo do espaço que tiver disponível. Lembre-se apenas de escolher espécies de plantas que se adaptem bem ao clima de sua região e de dedicar um tempo por semana para cuidar bem delas.

Sala simples decorada com vasos de plantas e poltrona amarela Foto Habitissimo
2. Sala simples decorada com vasos de plantas e poltrona amarela – Foto: habitíssimo

Aposte nos tecidos que alegram

Uma das formas mais simples de dar uma repaginada na aparência de qualquer ambiente sem precisar gastar muito e com pouco tempo é substituindo alguns tecidos pesados por outros mais leves e alegres. Isso vale tanto para as capas de almofadas, que podem receber estampas coloridas para combinar com a chegada do verão, quanto para as cortinas e tapetes da casa, que podem ser trocados por peças feitas de materiais naturais, trazendo um toque de frescor para a casa.

Cores claras para sala decorada com luminária rústica e sofa cinza Foto habitíssimo
3. Cores claras para sala decorada com luminária rústica e sofá cinza – Foto: habitíssimo

Lembre-se abrir as janelas

Pode parecer uma coisa simples, mas o simples gesto de abrir as janelas para permitir a entrada de luz e de ventilação natural nos cômodos já contribui para que sua casa fique com um ar de verão. Além de valorizar os ambientes internos, a luz natural também faz com que os gastos com a energia elétrica sejam reduzidos, o que pode ser muito importante em tempos de bandeiras tarifárias mais elevadas.

Sala de estar decorada com tapete preto e branco e sofá de madeira Foto habitíssimo
4. Sala de estar decorada com tapete preto e branco e sofá de madeira – Foto: habitíssimo

Diga adeus às mantas

As mantas são um dos acessórios queridinhos das decorações de outono e inverno, mas a chegada do verão faz com que elas precisem ser deixadas de lado durante alguns meses. Com os dias mais quentes, é pouco provável que as mantas sejam utilizadas, por isso o ideal é trocá-las por tecidos estampados que podem contribuir para criar uma decoração mais leve e agradável nos diversos ambientes da casa.

Jogo de cama com estampa de folhagens para decoração de quarto de casal Foto habitíssimo
5. Jogo de cama com estampa de folhagens para decoração de quarto de casal – Foto: habitíssimo

Busque materiais naturais

Sempre que estiver em dúvida na hora de escolher algum material para compor a decoração de sua casa no verão, lembre-se de optar por aqueles que são naturais, como fibras, bambu, algodão, madeira, etc.  Esses materiais são a cara do verão e certamente farão toda a diferença na hora de criar composições que combinam com essa estação. Anote a dica: quanto mais natural, melhor!

Tapete sisal e moveis de madeira para decoração de sala branca Foto habitíssimo
6. Tapete sisal e moveis de madeira para decoração de sala branca – Foto: habitíssimo

Aproveite as áreas externas

Além de cuidar para que a decoração interna de sua casa fique preparada para receber a estação mais quente do ano, você também deve aproveitar os espaços externos do imóvel para curtir os dias quentes de verão. Para quem possui um jardim mais amplo, vale a pena apostar em móveis mais rústicos nesse espaço, como, por exemplo, uma espreguiçadeira ou um sofá de vime para desfrutar das tardes ensolaradas.

Se você possui uma pequena varanda, sacada ou quem sabe um terraço, pode pensar na possibilidade de inserir uma rede ou cadeira de balanço nesse local, e complementar a decoração com elementos naturais, como vasos de plantas e uma fonte d’água.

Varanda decorada com móveis de vime e vasos de plantas Foto habitíssimo
7. Varanda decorada com móveis de vime e vasos de plantas – Foto: habitíssimo

Acerte na escolha das cores

Para deixar sua casa com um visual mais arejado e limpo nesse verão, dê preferência às tonalidades mais claras na decoração, como o branco e o gelo, deixando as estampas coloridas apenas para os detalhes, como almofadas e quadros.

Por outro lado, se a sua intenção for trazer um pouco mais de vitalidade para a casa durante a estação do calor, pode apostar em cores vivas e de alto contraste nas paredes e nos móveis, lembrando-se sempre de seguir uma combinação harmônica.

Decoração de sala branca e cinza com almofadas verdes e jardim vertical Foto habitíssimo
8. Decoração de sala branca e cinza com almofadas verdes e jardim vertical – Foto: habitíssimo

Saiba o que te faz bem

A última dica talvez seja a mais importante: permita que a sua casa se torne um verdadeiro refúgio para você nesse verão. Insira na decoração aquilo que realmente faz sentido para você e que pode lhe trazer boas sensações. Além de se preocupar com as cores, texturas e materiais, procure pensar o que de fato pode lhe proporcionar bem-estar e conforto para encarar o verão como mais uma estação repleta de alegrias e novas possibilidades!

Cores claras para quarto simples decorado com móveis de vime Foto habitíssimo
9. Cores claras para quarto simples decorado com móveis de vime – Foto: habitíssimo

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Armário De Cozinha Com Pia: +62 Ideias Funcionais Para Seu Projeto

Banheiro Verde: +62 Ideias Criativas para se Inspirar

Luminária Retrô: +50 Modelos Incríveis para Transformar sua Decoração

As cortinas de box precisam de varões para serem sustentadas. Fonte: Apartment Therapy

Cortina Para Box de Banheiro: +50 Modelos e Dicas Para Escolher a Melhor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz