1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Decoração Rústica: Veja Dicas Incríveis para Você Decorar Sua Casa

Decoração Rústica: Veja Dicas Incríveis para Você Decorar Sua Casa

Um projeto de decoração de sucesso é aquele que cumpre a missão de deixar os ambientes de um imóvel mais agradáveis, harmônicos e funcionais. Sendo assim, quem sonha com uma casa bem decorada, que lhe represente a sensação maravilhosa de bem estar e de muito aconchego, não apenas para si mesmo, mas também para convidados e visitantes, deve levar em conta esses conceitos.

Além disso, vale sempre lembrar que um bom projeto decorativo valoriza o imóvel em questão, seja para o proprietário que está aperfeiçoando-o para seu próprio conforto, seja para um usuário final que irá usufrui-lo depois que for colocado à venda ou para locação.

Quando começar a pensar em decorar?

Indiferentemente da finalidade e da localização de um imóvel – mesmo se você possui casas para alugar em Florianópolis ou um apartamento para vender em São Paulo ou Curitiba – o objetivo de um projeto de decoração se baseia em pelo menos dois princípios: que tipo de estilo você deseja trabalhar e quanto de dinheiro você tem para investir.

Sendo assim, neste post em específico, pensando nesses fatores preponderantes, separamos algumas dicas para você que gostaria de usar a temática rústica em sua casa. Acompanhe!

Decoração rústica para casa
1- Uso de peças em couro favorecem projetos com rústico conceitual. Fonte: Pixabay

Use e abuse da criatividade e do bom gosto

Para você que busca por qualidade de vida e tem procurado por um imóvel na praia, consultado, por exemplo, imobiliárias em Florianópolis, é mais do que certo que está dando o primeiro passo para um aumento da qualidade de vida e do bem-estar de todos os membros de sua família.

Certamente, a preocupação com a diminuição do estresse cotidiano o fará perceber que o uso de cores e objetos especiais podem agregar muito valor ao seu imóvel.

Um item que está em alta no mercado é o couro. Apreciado por muitos pela sua sofisticação e conceito que agrega requinte à funcionalidade, é um tipo de material que pode trazer muitas vantagens para a decoração de sua casa, especialmente pela facilidade em ser limpo e, também, de se conjugar itens decorativos com ele.

Se você optou por um sofá marrom, por exemplo, use e abuse de peças decorativas que transmitam ainda mais a sensação de um ambiente rústico, como os materiais em cobre, bronze e peças antigas – vale a pena, inclusive, apostar em fotos antigas de família e objetos antigos, como máquinas de escrever, ferramentas e utilidades domésticas.

O que vale é inovar e colocar a criatividade para funcionar! Uma chaleira, por exemplo, pode se tornar um excelente vasinho para plantar. Além de deixar o ambiente mais nostálgico, ainda lhe dá um toque de harmonia e rusticidade criativa!

Decoração rústica para e livro
2- Peças antigas e que tragam a história da família são itens de força. Fonte: Pixabay

O rústico convida à história

O conceito de se usar o rústico em um projeto de iluminação traz consigo a possibilidade de se trabalhar a história ou mesmo de se usar itens que compõe a história de uma família e seus antepassados. Se você está optando por isso, usar candelabros, castiçais, vasos, livros, câmeras fotográficas, miniaturas, fotografias e todo tipo de item mais antigo, envelhecido, garantirá à sua decoração um toque personalista.

Decoração rústica em casa
3- Uso de objetos antigos darão vida à sua decoração rústica. Fonte: Pixabay

Portanto, capriche na hora de escolher porta-retratos e livros que tenha à disposição. Procure usar objetos adquiridos em viagens ou herdados da família, como aquela velha máquina de costura da sua avó ou o rádio à válvula do seu bisavô!

Além do mais, outros itens feitos em séculos anteriores, como as obras de arte ou artigos em couro, cobre, madeira ou mesmo aqueles que compõe a perspectiva de decoração shabby chic remodelada também podem contribuir de maneira bastante interessante para a personalização do seu projeto de decoração e para retratar seu orgulho pela história familiar. A casa de madeira fica linda nesses estilo!

Decoração rústica em ambiente
4- Objetos de decoração rústicos garantem personalidade ao ambiente. Fonte: Pixabay

Um convite à requinte, ao conforto e descanso

O uso de uma decoração com conceito rústico, seja em sua casa na cidade, em sua cabana no campo ou em sua casa de veraneio construída aos moldes das casas de aluguel em Florianópolis que ficam em balneários mais isolados e convidam a um contato maior com a natureza, tem como missão passar conceitos de requinte, conforto e descanso!

Outra dica incrível para caprichar na hora de decorar é o uso de quadros e de esculturas em argila. Esses itens deixarão seu imóvel com um ar mais campestre, rudimentar, lembrando fazenda e dando aquele toque de bucolismo ao ambiente, o que convida para um contato mais descontraído entre amigos, em família e mesmo com a natureza.

Vale lembrar que, quando se trata de decoração rústica, você deve levar em conta os detalhes! Trabalhe cores, texturas, disposição de móveis e objetos de uma forma pensada no conceito de ambiente campesino e de tom rural que deseja dar ao ambiente.

Decoração rústica em sala de jantar
5- Porões podem se transformar em Home Office ou um bar temático! Fonte: Pixabay

Decoração rústica: Procure repaginar aquele ambiente inativo

Se de repente você está apenas querendo criar um espaço para lazer, visando deixar um cantinho da sua casa próprio para conceituar o rústico e não ela toda, uma ótima opção decorativa é aproveitar aquele sótão inativo, uma garagem desativada ou mesmo aquele velho quartinho de bagunças que nunca é usado!

Capriche ao escolher itens para compor o espaço. Quem sabe, você pode transformá-lo em um ambiente coringa, articulando a possibilidade de guardar seus objetos em móveis projetados com funcionalidade e, ainda, transformar o espaço em home office e até mesmo num bar temático!

Ao usar da decoração rústica em um ambiente pensado para o seu bem-estar e que também irá receber convidados, esta decoração ajudará as pessoas a criar laços com sua casa. Além do mais, a presença de itens repaginados dará uma assinatura pessoal a esse tipo de decoração. E cabe sempre ressaltar: é justamente o toque biográfico que transforma a característica de um espaço

Agora que você conheceu estas dicas incríveis para incrementar o conceito de decoração rústica em sua casa, o que acha de compartilhar estas informações em suas redes sociais? Certamente, poderá ajudar mais pessoas a conhecerem suas funcionalidades e conceitos!

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

pendente cobre para varanda gourmet decorada com mesa de madeira e parede de pedra  Foto Liv Decora

Pendente Cobre: +57 Modelos Inspiradores para Sua Decoração

modelo de banheiro de apartamento decorado em tons neutros Foto Decor Alternativa

Banheiro de Apartamento: +57 Modelos Lindos para se Inspirar

decoração minimalista para quarto juvenil feminino  Foto Architecture Art Designs

Quarto Juvenil: Saiba Como Decorar +60 Fotos Inspiradoras

cadeira de balanço para varanda simples Foto Pinterest

Cadeiras para Varanda: Veja +56 Modelos Para se Inspirar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz