1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Divisória de Ambiente: o Que é, Como Usar +10 Modelos Lindos

Divisória de Ambiente: o Que é, Como Usar +10 Modelos Lindos

Em projetos de casas e apartamentos pequenos, ambientes integrados são populares. Mas, muitas pessoas ainda querem dividir esses espaços sem quebra-quebra e de maneira simples. Nesse caso, usar uma divisória de ambiente é uma ótima ideia.

A seguir, vamos explicar o que é e como usar a divisória de ambiente para ajudar a delimitar espaços e incrementar ainda mais a decoração do seu lar. 

O que é uma divisória de ambiente?

1. Divisórias de ambiente separam espaços, criam privacidade e melhoram acústica dos ambientes – Projeto: Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura | Foto: Dam Mol

Uma divisória de ambiente é uma forma prática de dividir um espaço grande em áreas menores. Ela pode ser fixa ou móvel e é feita de vários materiais como vidro, madeira ou gesso. 

E você pode escolher cores e texturas que combinam com o resto da decoração e suas necessidades, seja para ter mais privacidade ou melhorar o som.

Outra vantagem é que dá para instalar essa divisória de maneira permanente ou usar modelos móveis para mudar o layout do lugar sempre que quiser. Para casas ou escritórios que precisam de flexibilidade para diferentes ocasiões ou trabalhos, isso é muito útil. 

Como usar uma divisória de ambiente?

2. Para garantir o encaixe perfeito, meça antes o local que irá receber a divisória de ambiente – Projeto: Bruno Moraes Arquitetura | Foto: Luis Gomes

Antes de escolher o melhor modelo de divisória de ambiente, além de considerar o propósito do acessório, é importante considerar alguns pontos. Entenda quais são a seguir:

  • escolha o material: vidro oferece um visual moderno e mantém a sensação de abertura, enquanto madeira ou gesso podem proporcionar privacidade e isolamento acústico.
  • decida entre fixa ou móvel: se precisa de flexibilidade para mudar o layout do ambiente às vezes, uma divisória móvel é ideal. Se a separação será permanente, uma fixa é a melhor opção;
  • meça o espaço: antes de comprar ou mandar fazer a divisória, meça o espaço onde ela será instalada para garantir um encaixe perfeito;
  • cuidado com a instalação: para divisórias móveis, a instalação pode ser simples e até mesmo feita por você, seguindo as instruções do fabricante. Para divisórias fixas, é interessante contratar uma empresa especializada;
  • personalize a divisória de ambiente: considere adicionar pinturas, adesivos ou até plantas para criar uma barreira natural. 

Quais são os tipos de divisória de ambiente? 

Vamos explorar neste tópico as principais opções disponíveis, ajudando você a escolher a divisória de ambiente ideal para o seu lar ou escritório. Acompanhe!

Divisória de ambiente de vidro

3. Neste projeto, foi criada uma sala de reunião com uma divisória de ambiente de vidro e estrutura metálica – Projeto: SP Estúdio | Foto: Nathalie Artaxo

Perfeitas para manter a iluminação natural, as divisórias de vidro adicionam um toque de sofisticação. Com variedades que vão do transparente ao jateado, atendem a diferentes níveis de privacidade sem sacrificar o estilo​​ do seu lar. 

Divisória de ambiente de madeira

4. Madeira é atemporal e combina com vários estilos decorativos – Projeto: Bárbara Barbi | Foto: Gustavo Xavier/CASACOR

A madeira traz calor e rusticidade, com opções que vão da naturalidade do pinho às modernas chapas de MDF. Você pode optar entre designs lisos ou intricadamente vazados para adicionar personalidade e aconchego ao ambiente​​.

Divisória de ambiente de drywall

O gesso acartonado, ou drywall, é a escolha para quem busca rapidez e adaptabilidade. Fácil de instalar e perfeito para incorporar nichos e iluminação embutida, o material é uma tela em branco ideal para seus projetos​​.

Divisória de ambiente de metal 

5. Decoração moderna com divisória de ambiente feita de metal – Foto: Shutterstock

Viva Decora Profissionais
Para um look industrial ou minimalista, as divisórias de metal são resistentes e fáceis de manter. Vale a pena explorar opções em ferro ou alumínio, inteiras ou com designs recortados, para um ambiente com toque contemporâneo​​.

Divisória de ambiente de cobogó 

6. Madeira + cobogó para um clima tropical e de frescor – Projeto: Juliana Santana | Foto: Hakuo Mikami/CASACOR

Com seu design vazado, os cobogós permitem a passagem de luz mantendo a ventilação. Disponíveis em cores e formas variadas, trazem um elemento decorativo funcional tanto para áreas internas quanto externas​​.

Divisória de ambiente de biombo 

7. Quarto e sala divididos por um biombo vazado – Projeto: Igor Zanon | Foto: Estúdio NY18/CASACOR

Os biombos oferecem uma maneira fácil e versátil de mudar a configuração do espaço. Com uma variedade de materiais e estilos, eles podem ser movidos conforme a necessidade, proporcionando privacidade e decorando com elegância​​.

Divisória de ambiente de cortinas 

8. Divisória de ambiente de cortinas é simples e se ajusta a diversos tipos de décor – Foto: Shutterstock

Uma solução simples e eficaz para dividir espaços, as cortinas podem ser desde translúcidas a opacas, oferecendo várias opções decorativas que se ajustam facilmente ao ambiente​​.

Divisória de ambiente com prateleiras 

9. Neste projeto, o desnivelamento do chão e as prateleiras serviram como divisória do ambiente – Projeto: Studio MH Arquitetura | Foto: André Nazareth/CASACOR

Divisórias de ambiente de prateleiras são práticas e inteligentes para separar espaços. Elas permitem armazenar e decorar, mantendo a área iluminada e arejada. 

São ajustáveis em tamanho e podem ser feitas de diversos materiais como madeira ou metal. É importante, no entanto, verificar a resistência para o peso dos objetos colocados. 

Divisória de ambiente de muxarabi 

10. Muxarabi pode ser usado como divisória de ambiente, porta ou até janela – Projeto: Duda Senna Arquitetura | Foto: @giselerampazzo

O muxarabi é um painel treliçado, normalmente feito de madeira, que serve como elemento arquitetônico funcional e decorativo. Originalmente da arquitetura islâmica, ele permite a passagem de luz e ar, mantendo a privacidade. É usado em janelas, portas e divisórias, incorporando padrões geométricos ou desenhos tradicionais.

Pronto, você já sabe o que é e como funciona a divisória de ambiente! Neste post, você pode conferir projetos dos escritórios SP Estúdio, Bárbara Barbi, Juliana Santana, Igor Zanon, Studio MH Arquitetura, Duda Senna, Rafaella Grasnoff – Loft 7 Arquitetura e Bruno Moraes Arquitetura

Agora que sabe mais sobre o assunto, acesse o melhor marketplace para construir e reformar os ambientes dos seus sonhos. Confira a Viva Decora Shop agora!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Hall de Entrada: Saiba Como Decorar +10 Modelos Inspiradores

Qual é a Piscina Ideal Para Sua Casa? Dicas Para Escolher o Melhor Modelo

Lixeiras Octos Tramontina: 7 Motivos para Apostar Nesta Linha Revolucionária

Banheiro Sem Janela: +10 Soluções Geniais Para o Seu Projeto

Cristina Cavalcanti

Boa tarde, como posso entrar em contato com vcs? Gostamos de um modelo de divisórias de ambiente e queríamos conversar a respeito.

Aguardo contato.

[…] comprar uma divisória para fazer essa separação de ambientes vai deixar um site com 50 ideias de fazer isso espero que […]

[…] Viva Decora […]

[…] uma divisória de […]

wpDiscuz