1. Home
  2. Revista
  3. Relato de Projeto
  4. Energia Solar Norteia Projeto de Residência na Chapada Diamantina

Energia Solar Norteia Projeto de Residência na Chapada Diamantina

Nos últimos anos, a busca pela sustentabilidade e pelo aproveitamento dos recursos naturais na construção vem norteando inúmeros projetos residenciais e comerciais. Dentro desse contexto, vamos destacar essa linda e aconchegante casa localizada na cidade de Mucugê (BA), um dos pontos mais bonitos da Chapada Diamantina.

A casa de 98 m², que emprega elementos da construção sustentável,  pertence a um jovem casal empreendedor, sem filhos. Toda a construção foi planejada pelo arquiteto e proprietário do imóvel, Igor Menezes Portela e toda a instalação do sistema de energia solar conectado no imóvel foi feito pela empresa NeoSolar. Confira os detalhes desse projeto e se inspire!

Toda a energia elétrica da residência é obtida por meio de placas solares
1. Toda a energia elétrica da residência é obtida por meio de placas solares. Foto: NeoSolar

Janelas amplas marcam presença em diferentes ambientes da casa e favorecem a entrada de luz natural e ventilação no cômodo. Nas paredes, o tijolo ecológico e modular traz sustentação para a morada e permite ao casal a ampliação do imóvel caso os planos para aumentar a família se concretizem.

A residência está localizada na cidade de Mucugê, Bahia
2. A residência está localizada na cidade de Mucugê, Bahia. Foto: NeoSolar

Na decoração, cores sóbrias e elementos atemporais com base neutra predominam nos espaços o que facilita a atualização das composições por meio de pequenas intervenções como troca das almofadas, tapetes, cortinas, vasos, quadros coloridos e porta retratos.

Para que o projeto fosse viável, todo o consumo energético do imóvel foi projetado e dimensionado de modo que o casal pudesse aproveitar tanto o projeto luminotécnico idealizado quanto o uso de eletrodomésticos e eletrônicos presentes na cozinha, sala de estar e quarto.

Ao todo a casa conta com uma área de 98 m²
3. Ao todo a casa conta com uma área de 98 m². Foto: NeoSolar

Dessa forma, assim que o projeto básico ficou pronto, o arquiteto e proprietário do imóvel seguiu para o projeto executivo e estruturou de forma detalhada toda a iluminação da casa. O arquiteto por sua vez projetou uma boa iluminação, toda em LED, ao qual estivesse apta a ser alimentada por um sistema solar Off Grid (não conectado à rede elétrica).

Janelas amplas favorecem a entrada de luz natural no ambiente
4. Janelas amplas favorecem a entrada de luz natural no ambiente. Foto: NeoSolar

Vale comentar, que a energia solar Off Grid não foi uma escolha dos proprietários no primeiro momento, mas sim uma alternativa encontrada já que próximo à casa não há rede elétrica. Logo, para que se tornasse viável o projeto, alguns pontos de luz e luminárias que permitiam uma iluminação mais indireta e confortável foram deixadas de lado.

Toda a iluminação da casa está apta a ser alimentada por um sistema solar
5. Toda a iluminação da casa está apta a ser alimentada por um sistema solar. Foto: NeoSolar

Com o projeto pronto em mãos, o arquiteto entrou em contato com a NeoSolar, empresa especialista em projetos de energia solar Off Grid, ao qual foi responsável pela instalação das placas fotovoltaicas no imóvel.

O conceito da sustentabilidade norteou o projeto dessa residência
6. O conceito da sustentabilidade norteou o projeto dessa residência. Foto: NeoSolar

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é formada em engenharia ambiental e redatora do Viva Decora. Apaixonada por livros, música e plantas, descobriu no meio digital uma forma de impactar mais pessoas por meio dos seus posts sobre decoração, arquitetura, culinária, artesanato, jardinagem e reciclagem.

Confira também:

Projeto Casa Paola criado pela arquiteta Julia Otaga. Foto: Fernando Crescenti

Projeto Casa Vila Mariana Ganha Cor, Textura e Personalidade

Soluções criativas driblam o espaço pequeno do apartamento. Foto: Luis Gomes

Soluções Criativas Otimizam o Espaço e Trazem Vida ao Apê Pequeno

Painel para tv planejado com acabamento em madeira e verde. Foto: Evelyn Müller

Reforma é Marcada Por Ambientes Integrados Com Boa Iluminação Natural

O imóvel possui 140m². Foto: Dhani Borge

Reforma de Apê Aposta em Ambientes Integrados e Atmosfera Praiana

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz