1. Home
  2. Revista
  3. Home Office
  4. Como escolher a sua Cadeira de Escritório Perfeita

Como escolher a sua Cadeira de Escritório Perfeita

Assegurar que a cadeira de escritório oferece conforto, e ao mesmo tempo possibilita uma boa postura? Que ela tem uma boa estética, refletindo assim uma boa imagem de sua empresa, e o modelo da sua se difere ao ser comparada com a dos restantes profissionais, tendo reflexo direto no “status” de cada funcionário ali dentro? Ou que ela segue a NR-17, contendo as regulagens necessárias para se adequar a cada tipo de corpo, proporcionando ergonomia adequada?

Se a resposta para a maioria desses quesitos for não, está na hora de mudar os conceitos e aprender a escolher a Cadeira de Escritório ideal, visto que, caso seu trabalho esteja atrelado ao uso do computador, é sobre ela que você passa grande parte do seu dia, e por essa razão, a mesma reflete diretamente em sua saúde, seu conforto, bem-estar e, não menos importante, em seu rendimento no espaço corporativo.

a1- Cadeira de Escritório

Aprenda como Escolher Cadeira de Escritório

O ponto de partida para uma escolha ideal é determinar quem é o usuário e qual função exerce dentro da empresa. A partir disso será possível apontar qual o modelo ideal, e os sistemas básicos que devem compor a cadeira ideal. E nessa hora dois pontos fundamentais devem ser levados em consideração, um é a questão da ergonomia, o qual deve seguir à norma técnica referente à cadeiras de escritórios, NR17, que irá exigir regulagens para se adequar a cada tipo de corpo; o outro fator é a questão hierárquica dentro da empresa, o qual refletirá no modelo ideal para cada cargo, esse por sua vez terá reflexo direto no “status” do funcionário.

a2 - Cadeira de Escritório

Cadeira de escritório preta e ergonômica

Uma boa Cadeira de Escritório que atenda aos requisitos básico de ergonomia deve conter regulagem de encosto, o chamado Back System e o Sistema Relax, dando apoio à lombar. Recomenda-se em atividade de digitação que a coluna esteja ereta, portanto a cadeira deve ficar com o apoio da lombar bem tracionado, sendo liberado apenas para atividade de relaxamento, onde a inclinação é recomendado para a musculatura, e durante essa movimentação somente a coluna deve ser inclinada, não sendo necessários sair do assento. Os modelos com esses sistemas ergonômicos são indicados para cargos de diretoria e presidência, por serem cargos que pedem uso prolongado da cadeira.

a3 - Cadeira de Escritório

Sala compartilhada com mesa e cadeira de escritório individuais

Outro item ergonômico, e que deve ser aplicado a todos os funcionários da empresa, é referente à altura da cadeira, essa deve permitir que os joelhos fiquem dobrados 90º com as solas dos pés encostadas no chão, e de modo que a dobra do joelho fique de 2 a 3 dedos acima do assento e com as coxas totalmente apoiados no mesmo, evitando assim a compressão da parte inferior das coxas, visto que essa compressão pode prejudicar a circulação sanguínea. No caso da cadeira balconista, essa deve apresentar altura de assento de até 72cm, e por isso deve conter aro de descanso aos pés.

a4 - Cadeira de Escritório na mesa redonda

Cadeira de Escritório na mesa redonda

Outro item, opcional, mas não menos importante são os apoios para os antebraços, visto que são responsáveis para proporcionar relaxamento para o pescoço e ombros, esses também devem ter regulagem de altura de modo que os antebraços fiquem 90º em relação ao braço e ombros. É fundamental ainda que as cadeiras sejam giratórias, e que tenham rodizio facilitando a locomoção dentro do espaço corporativo, o ideal para carpetes são os rodízios tipo H; e os tipo W, que são os de silicone, são recomendados para pisos por evitarem riscos.

a5 - Cadeira de Escritório amarela numa mesa comprida

Cadeira de Escritório amarela numa mesa comprida

As únicas cadeiras dentro do espaço corporativo que não precisam conter regulagens ergonômicas são as cadeiras para o cliente, visto que não se espera que o mesmo fique muito tempo sentado, o mais importante nesse caso é que as cadeiras separadas ou ISO ou, em caso de sala de espera, as longarinas, proporcionem um bom design, conforto, e privacidade aos usuários de modo que reflitam a imagem da empresa.

a6 - Cadeira de Escritório que forma um sofá

O ambiente deve ser confortável e agradável

Quanto ao material é importante optar por aquele que melhor se adeque a cada situação, sendo assim não é aconselhável em ambientes quentes optar pelo camurça, panamá ou gobelin, por serem tecidos mais quentes. Nesses casos seria mais aconselhável tecidos leves como o algodão, nylon, mesh, ou a lycra, e sobretudo, indico a tela, por ser um material que permite uma boa ventilação, como a melhor opção.

a7 - Cadeira de Escritório

Poltronas amarelas e pretas deixam o ambiente moderno

Sendo assim, o caminho para encontrar a cadeira ideal, não é procurar a mais econômica, mas sim, atentar-se ao custo-benefício, indo pelo caminho das que oferecem conforto, bem-estar e ergonomia ao usuário.

Raquel Cagnoni, autora deste texto, é arquiteta e Design de Interiores, o qual consegue transmitir sua personalidade em seus projetos. É uma arquiteta que se preocupa com a técnica, o método, mas também com a sensibilidade, sendo capaz de capturá-la para dentro de suas obras.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

28435-mesa de computador nadine-guerra-viva-decora

55 Modelos de Mesa de Computador Descoladas

Mesa para escritório moderno

Mesa para Escritório: Descubra o Móvel ideal para o Seu Trabalho

madeira para mesa e cadeira para escritório vermelha

Móveis para Escritório: Veja Dicas para Escolher os Modelos Certos

escrivaninha simples pequena com design moderno

Escrivaninha Pequena: +60 Modelos para Organizar o seu Home Office

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz