1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Como escolher cadeiras para decoração

Como escolher cadeiras para decoração

 

Cadeiras são peças muito importantes para compor a decoração e dar vida ao ambiente. O modelo da cadeira reforça o estilo da casa, do comércio ou do escritório e expõe a personalidade daquele espaço. Um bom desenho de cadeira pode durar muitas décadas, e em alguns casos, até séculos. As famosas cadeiras Panton e Eames, ícones modernistas, são exemplos de como essas peças resistem ao tempo e continuam atuais.

Mas como escolher o modelo adequado para o seu espaço? Muita gente tem dúvidas na hora de definir os móveis para a casa nova ou quando precisa renovar a decoração. Se você está construindo ou reformando geral, o ideal é contar com a consultoria de um profissional especializado em decoração, principalmente para a ambientação de comércio. Isso porque a imagem da sua marca vai estar associada àquele espaço. Mas, para aqueles que optam por não contar com a consultoria de um profissional especializado, separamos algumas informações que podem facilitar a escolha dessas peças.

Em primeiro lugar, é importante avaliar o uso que se vai fazer dessa cadeira (trabalhar, jantar, descansar, etc.). Tenha em mente que quanto mais longa for a permanência, mais confortável a peça deve ser. Assim, cadeiras para escritório devem ter foco na ergonomia, ao passo que cadeiras para receber visitas eventuais podem ser compradas pelo seu design. Teste a cadeira antes de comprar e veja se ela está adequada para a função que desempenha. Confira também a carga máxima suportada pela peça.

A cadeira também tem que harmonizar com a sua decoração e sua personalidade. Ela não precisa, necessariamente, ter o mesmo estilo que os outros móveis. Pelo contrário, é possível harmonizar o mobiliário mesclando peças com design mais clássico e mais contemporâneo, por exemplo. Vale lembrar, no entanto, que a composição deve ser feita com cuidado para que o ambiente fique com sua cara. Se você se sente confortável com a mistura, pode inclusive colocar cadeiras de modelos diferentes na mesa de jantar. Se o seu estilo é mais conservador, busque modelos na mesma linha dos outros móveis.

A durabilidade também é um fator para se considerar. E esse item não se resume apenas aos materiais empregados na sua fabricação, mas também ao desenho da peça. Pense se a cadeira que você está comprando serviria para decorar o seu espaço por apenas um curto período ou é algo que você pretende ter por muito tempo. Essa durabilidade também deve ser levada em consideração ao comparar preços. Por fim, atente para a praticidade de manutenção do produto, determinada pelo material (tecido, vime, palha trançada, etc.). Cheque com o fornecedor como é feita a limpeza e os eventuais reparos necessários.

Por  Camila Branco, arquiteta da Mosaico Iluminação.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Elementos típicos praianos ficam ótimos na decoração de casa de praia Foto de Carro de Mola

Ideias de Decorações para sua Casa de Praia

Animais para apartamento cachorro no sofá

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como escolher cadeiras para decoração"

[…] Como escolher cadeiras para decoração […]

wpDiscuz