1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Como escolher cadeiras para decoração

Como escolher cadeiras para decoração

 

Cadeiras são peças muito importantes para compor a decoração e dar vida ao ambiente. O modelo da cadeira reforça o estilo da casa, do comércio ou do escritório e expõe a personalidade daquele espaço. Um bom desenho de cadeira pode durar muitas décadas, e em alguns casos, até séculos. As famosas cadeiras Panton e Eames, ícones modernistas, são exemplos de como essas peças resistem ao tempo e continuam atuais.

Mas como escolher o modelo adequado para o seu espaço? Muita gente tem dúvidas na hora de definir os móveis para a casa nova ou quando precisa renovar a decoração. Se você está construindo ou reformando geral, o ideal é contar com a consultoria de um profissional especializado em decoração, principalmente para a ambientação de comércio. Isso porque a imagem da sua marca vai estar associada àquele espaço. Mas, para aqueles que optam por não contar com a consultoria de um profissional especializado, separamos algumas informações que podem facilitar a escolha dessas peças.

Em primeiro lugar, é importante avaliar o uso que se vai fazer dessa cadeira (trabalhar, jantar, descansar, etc.). Tenha em mente que quanto mais longa for a permanência, mais confortável a peça deve ser. Assim, cadeiras para escritório devem ter foco na ergonomia, ao passo que cadeiras para receber visitas eventuais podem ser compradas pelo seu design. Teste a cadeira antes de comprar e veja se ela está adequada para a função que desempenha. Confira também a carga máxima suportada pela peça.

A cadeira também tem que harmonizar com a sua decoração e sua personalidade. Ela não precisa, necessariamente, ter o mesmo estilo que os outros móveis. Pelo contrário, é possível harmonizar o mobiliário mesclando peças com design mais clássico e mais contemporâneo, por exemplo. Vale lembrar, no entanto, que a composição deve ser feita com cuidado para que o ambiente fique com sua cara. Se você se sente confortável com a mistura, pode inclusive colocar cadeiras de modelos diferentes na mesa de jantar. Se o seu estilo é mais conservador, busque modelos na mesma linha dos outros móveis.

A durabilidade também é um fator para se considerar. E esse item não se resume apenas aos materiais empregados na sua fabricação, mas também ao desenho da peça. Pense se a cadeira que você está comprando serviria para decorar o seu espaço por apenas um curto período ou é algo que você pretende ter por muito tempo. Essa durabilidade também deve ser levada em consideração ao comparar preços. Por fim, atente para a praticidade de manutenção do produto, determinada pelo material (tecido, vime, palha trançada, etc.). Cheque com o fornecedor como é feita a limpeza e os eventuais reparos necessários.

Por  Camila Branco, arquiteta da Mosaico Iluminação.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Academia em casa para ginastica

Academia em Casa: +62 Ideias de Como Montar o Seu Espaço Fitness

Arquitetura Moderna

Conheça o Estilo Moderno da Arquitetura em Belo Horizonte

Sala com parede azul royal com quadros decorativos Projeto de Casa da Grazi

Azul Royal: Saiba Como Usar na Decoração +83 Inspirações

almofadas decorativas

Almofadas Decorativas: Dicas para Acertar na Composição

Deixe um comentário

1 Comentário em "Como escolher cadeiras para decoração"

[…] Como escolher cadeiras para decoração […]

wpDiscuz