1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Ester Carro Integra Moradia Popular e Sustentabilidade na CASACOR SP

Ester Carro Integra Moradia Popular e Sustentabilidade na CASACOR SP

A arquiteta Ester Carro, ativista e presidente do Instituto Fazendinhando, estreou na CASACOR SP com um espaço inspirador e repleto de elementos que refletem sua jornada pessoal.

Nesta 36ª edição da mostra, Carro mergulha profundamente em suas raízes e compartilha as memórias vividas na comunidade do Jardim Colombo, parte do Complexo de Paraisópolis, localizado na Zona Oeste de São Paulo.

“O setor de construção civil é um dos que mais agride o meio ambiente, economizar em custo e materiais, evitando assim parte do desperdício, é um dos objetivos apresentado no meu projeto”, aponta a arquiteta.

Ambiente Motirõ na CASACOR SP 2023 – Foto: André Mortatti

Repensando moradias populares com sustentabilidade na CASACOR SP

O ambiente de 34m² abriga um quarto, banheiro, lavanderia e cozinha integrados. A arquiteta explica que o projeto não foi concebido apenas para ser admirado, mas para promover o diálogo e inspirar os moradores do Jardim Colombo a explorarem novas possibilidades de moradia.

O ambiente do projeto, denominado Motirõ, é um convite para repensar a maneira como as moradias populares podem ser concebidas, combinando funcionalidade, beleza e sustentabilidade.

“O espaço representa muito bem o que é uma casa em uma favela, mostrando que é possível uma família morar de maneira digna em um local como esse. É uma inspiração que depois compartilharei com a comunidade”, comenta Ester.

Ambiente Motirõ na CASACOR SP 2023 – Foto: André Mortatti

Soluções práticas aliadas a técnicas sustentáveis

No hall de entrada, o olhar é atraído para uma horta vertical e uma cisterna inteligente para o reaproveitamento da água das chuvas. O uso da técnica sustentável, como a captação e reutilização da água da chuva, é uma solução que além de promover a conscientização ambiental, oferece benefícios práticos aos moradores.

O espaço traz um olhar educativo com soluções que poderão facilitar a vida das famílias. Os móveis trazem grafismos desenhados pelo artista indígena Waxamani Mehinako, uma forma de demonstrar que as famílias podem decorar seus próprios mobiliários.

Além disso, parte dos revestimentos são feitos com materiais reciclados, aplicado pelas Fazendeiras, mulheres capacitadas pelos projetos do Fazendinhando.

“O espaço serviu como um laboratório para inclusive promover a prática das mulheres na área da construção civil, mostrando um ambiente um pouco diferente do que elas estão acostumadas, que são casas em favelas”, comenta a arquiteta.

Ambiente Motirõ na CASACOR SP 2023 – Foto: André Mortatti

Nova possibilidade de usar porcelanatos

Para compor a casa popular, Ester utilizou os revestimentos da Portinari em mais de um ambiente, aproveitando os produtos em diferentes formas de aplicação, como na utilização da coleção York na bancada do banheiro e da cozinha, que apresenta uma nova possibilidade de utilizar os porcelanatos.

“Mostrar que você consegue utilizar um porcelanato desde o piso, parede e em uma bancada – que as pessoas desconhecem e acham que precisa ser de pedra – foi um dos cuidados que tive na hora de fazer a escolha dos revestimentos, pois no ambiente comprovo que o porcelanato também pode ser inserido em uma bancada.”, conta a arquiteta.

Outras coleções da Portinari contemplaram o espaço. Ester utilizou a coleção Contos nas Paredes do banheiro e lavanderia dando vida ao espaço, e a coleção Nidus, um revestimento inspirado na madeira com tons claros, foi especificado pensando na harmonização e destaque dos grafismos.

“Quando fiz as escolhas dos revestimentos, quis opções mais neutras para fortalecer as artes indígenas, pois outro objetivo do ambiente é resgatar e mostrar a ancestralidade e a cultura indígena, e a coleção Nidus me deu essa possibilidade”, complementa Ester.

A 36ª edição da CASACOR SP está aberta ao público até o dia 6 de agosto de 2023 no Conjunto Nacional, localizado na Avenida Paulista. Para visitar o espaço, acesse o site oficial da mostra e garanta seu ingresso!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Projeto: AD|VP Arquitetura |Cozinha acessível no Ambiente Refúgio das memórias |CASACOR São Paulo 2024

AD|VP apresenta projeto com design e acessibilidade na CASACOR São Paulo

Projeto: Marcelo Salum | Ambiente Duratex | As Rosas Falam

Deca e Portinari aplicadas em combinações perfeitas na CASACOR São Paulo

Projeto: Elaine Kalil e Gabriel Sabugosa |CASACOR SP Espaço Simplicidade Atenta | Paisagismo transmitindo a natureza tropical

“Simplicidade Atenta” um jardim tropical em pleno ícone arquitetônico paulistano

Ambiente Duratex, As Rosas Falam, por Marcelo Salum | Peça Città GR NAT aplicada na bancada da cozinha

Uso de lastras marcam participação da Portinari na CASACOR SP

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36