1. Home
  2. Revista
  3. Construção e Reforma
  4. Fachada de Casa de Vidro: Saiba Suas Vantagens

Fachada de Casa de Vidro: Saiba Suas Vantagens

Sem dúvida, um imóvel com fachada de vidro transmite a sensação de poder. Por isso, esse tipo de cobertura é tão utilizado em prédios empresariais. Com ela, um negócio pode se mostrar como autoridade antes mesmo do consumidor conhecer realmente seu trabalho. Você provavelmente já pensou: “nossa, a empresa instalada aqui deve ser realmente boa no que faz. Olha como esse edifício é incrível!”.

Mas fachadas de vidro vão bem além de espaços comerciais. Cada vez mais a opção tem funcionado para a decoração de fachadas de casas e apartamentos residenciais. Afinal, mais do que a sensação de imponência, o vidro promove incrível beleza e uma série de outras vantagens ao espaço.

arquitetura moderna para fachada de casa de vidro

1. A fachada de vidro é garantia de um prédio mais imponente.

Para atender a grande demanda, o mercado oferece a possibilidade de uso dos mais variados tipos de vidro. Há os “tradicionais”, transparentes, coloridos, como nas cores verde, azul ou rosa, também tem os vidro fumê e até os espelhados.

Independente do estilo do produto, porém, é fundamental que ele seja um vidro de segurança. Um vidro de segurança é aquele que não é facilmente danificado, pois é muito mais resistente do que as peças comuns. Existem três tipos bastante utilizados: o vidro temperado, o laminado e o aramado.

casa de vidro com fachada moderna

2. Casa de vidro com fachada moderna

Os vidros de segurança

O vidro temperado é aquele que passa pelo processo de têmpera. Ou seja, uma peça recebe alta temperatura e, em seguida, é bruscamente resfriada. O resultado desse método é que o vidro se torna muito mais resistente, inclusive contra impactos físicos. Quando vem a se quebrar, também o material não gera uma série de cacos pontiagudos, que podem causar acidentes. Em vez disso, são gerados diversos fragmentos arredondados de vidro, com baixo pode der corte.

Uma peça de vidro laminado também passa pelo processo de têmpera. Como acréscimo, ela recebe algumas películas de PVB, que aderem ao produto. Quando o vidro se quebra, essas películas “seguram” os cacos entre si, impedindo que o material “exploda” e se espalhe.

Já o vidro aramado costuma ser mais utilizado nos muros dos imóveis, e não como substituição às suas paredes. Isso uma vez que o material conta com uma “grade” de ferro em seu interior, o que acaba por “dividir” a peça em grandes quadrados. Para muitos consumidores, essa divisão é bem pouco atraente para compor a frente da edificação. Tudo depende, contudo, do gosto pessoal do usuário.

fachada de casa de vidro

3. É importante saber escolher o tipo de vidro para a fachada

Qual vidro utilizar?

Além de instalado nos muros e paredes frontais de uma casa, o vidro costuma também ser utilizado em grandes janelas, vitrôs e portas. Sua escolha, mais do aspecto visual, deve levar em conta diversos outros itens, como a incidência do sol no espaço.

Imagine que você utilize a fachada de casa de vidro em seu imóvel, mas durante quase todo o dia essa fronte receba a luz direta do sol. Além de tornar o espaço exageradamente luminoso, o material provavelmente permitirá a entrada e conservação do calor no ambiente. Logo, ele se tornará quente e desconfortável.

Em situações assim, contudo, é possível contar com vidros “especiais”, que permitam o bloqueio solar, por exemplo. O mercado também oferece peças que permitem a vedação do som, e até a manutenção de uma temperatura agradável no interior do imóvel.

Dessa forma, é mais que fundamental contar com o auxílio de um arquiteto e/ou engenheiro ou optar pelo uso do vidro na fachada. Mais do que indicar a peça mais bonita visualmente, ele poderá avaliar a que melhor atenderá as necessidades do ambiente em que o material será aplicado. Inclusive analisando aspectos como o nível de ruídos no espaço e a incidência solar sofrida por ele.

casa moderna com fachada de vidro

4. Casa com fachada de vidro e tons neutros

Quais as vantagens de uma fachada de casa de vidro?

Como citado, sem dúvida uma das principais vantagens percebidas em uma fachada de casa de vidro é a sua beleza. O visual obtido, independentemente do vidro escolhido, é sempre bonito, clean, moderno e imponente. Os benefícios de uso dessa opção, contudo, vão bem além. Acompanhe a seguir!

Integração dos espaços

Ao utilizar o vidro em uma fachada, o consumidor obtém integração dos espaços externos e internos. Afinal, geralmente é possível visualizar o interior do imóvel observando-o pelo lado de fora. Caso esse não seja o objetivo, porém, o indivíduo prefira contar com maior privacidade, há solução: basta utilizar material que permita a visualização apenas do interior para o exterior, e não o contrário.

De qualquer modo, a integração dos ambientes cria sensação de maior conforto, especialmente se houverem árvores ou outros elementos naturais no jardim do imóvel. A sensação de amplitude é igualmente comum, e faz parecer que há continuidade do espaço do cômodo.

Ótimo custo-beneficio

Comparado a uma fachada normal de alvenaria, o vidro pode ser bem mais barato. Primeiro porque não são necessários tantos materiais, como tijolos, argamassa, massa corrida e tinta.

Ao mesmo tempo, o gasto com mão de obra é pequeno, já que não são necessários muitos dias para a instalação da superfície. Isso já que ela é produzida por meio de grandes placas de vidro, de fácil posicionamento caso a estrutura tenha sido bem projetada. Novamente, então, lembre-se de contar com o auxílio de um bom arquiteto/engenheiro, especialista na opção.

Luminosidade ao espaço

É possível destacar ainda a luminosidade permitida pelo uso do vidro. O material deixa a luz natural entrar no imóvel, e assim permite a economia de energia elétrica.

Contudo, é importante ter atenção ao exagero de luminosidade. Se a incidência solar for muito intensa, ou se a iluminação pública for muito acentuada durante a noite, a claridade pode incomodar os moradores ou frequentadores da edificação.  Por isso, é essencial avaliar cada aspecto do espaço ao redor do imóvel e escolher o tipo de fachada de casa de vidro que melhor atenda as características do ambiente. Inclusive bloqueando a entrada de parte da luz externa na edificação.

Facilidade de manutenção

Finalmente, a opção de fachada em vidro garante incríveis facilidades, tanto na sua limpeza, quanto em sua conservação. Para manter o material livre de sujidades, basta utilizar, periodicamente, água e detergente neutro, ou produtos específicos para o vidro, com um pano úmido ou lavadora de alta pressão.

Já em relação à durabilidade do produto, é possível dizer que ela é muito maior do que as opções de alvenaria, mais comuns. Não é preciso, por exemplo, retocar a pintura do vidro, pois, ela não existe. Fatores naturais, como o sol ou a chuva, também não tornam a superfície fosca ou desgastada. Para se ter uma ideia, quando descartado o vidro pode demorar muito mais do que mil anos para decompor na natureza! Logo, utilizá-lo é ter a garantia de durabilidade.

Viu como pode ser interessante utilizar uma fachada de casa de vidro? Converse com o seu arquiteto e descubra juntos qual a melhor opção para o seu imóvel!

Natalia Santos

Natalia Santos é redatora do Viva Decora. Formada em administração, acredita no poder da decoração para ajudar as pessoas a construírem a casa de seus sonhos.

Confira também:

Rodapé embutido na parede

Rodapé de Madeira: Instale para Decorar e Proteger as Suas Paredes

Sala com piso vinílico de madeira e móveis estilo retrô Foto de Duratex Madeira

Piso Vinílico: Sustentabilidade e Beleza para o seu Lar +50 Inspirações

Platibanda  casa luxuosa

Platibanda: +50 Modelos para Você Esconder a Estrutura do Seu Telhado

Quarto de casal com parede cor palha com roupa de cama marrom, branco e azul Foto de GD Home

Cor Palha: 52 Inspirações para Você Mudar o Visual da sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz