1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Ficus Benjamina: Dicas de Como Cuidar Da Planta em Vaso e no Jardim

Ficus Benjamina: Dicas de Como Cuidar Da Planta em Vaso e no Jardim

As plantas são os melhores enfeites para decoração de ambientes internos. Sabia disso? Elas ajudam a renovar o ar, trazem energias positivas e agregam grande valor ornamental. Uma espécie que sempre indicamos para usar na decoração é a Ficus Benjamina. 

De origem asiática, a ficus benjamin é conhecida por sua alta capacidade de adaptação – pode ser cultivada tanto no jardim quanto dentro de casa – e por suas pequenas flores brancas, bem discretas, que desabrocham em sua época de floração.  Quando cultivada no jardim, suas flores se tornam frutos vermelhos, que atraem passarinhos na área de lazer. É encantador!  

Ficou interessado para saber mais sobre a planta? Então continue lendo. Montamos um guia com tudo que você precisa saber sobre como cuidar da árvore ficus benjamina em vaso e no jardim de casa. Confira! 

Aprenda tudo sobre ficus benjamina como cuidar para decorar sua casa com muito charme
1. Aprenda tudo sobre ficus benjamina como cuidar para decorar sua casa com muito charme – Foto Freshideen

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Como cuidar de Ficus Benjamina em vaso? 

Se você está preocupado sobre a Ficus Benjamina como cuidar, saiba que sua propagação e cultivo é considerada como uma das mais fáceis. Tudo que você precisa fazer é escolher um local iluminado para colocar o vaso e regá-la ao menos uma vez por semana. 

Confira nossas dicas para saber exatamente o que fazer: 

Decoração de casa com ficus benjamina em vaso
2. Decoração de casa com ficus benjamina em vaso – Foto LeQuotidien

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Luminosidade 

A árvore ficus benjamina precisa receber bastante luz. Experimente cultivar o vaso em cômodos iluminados, como na varanda ou próximo a janela da sala de estar, para garantir um desenvolvimento saudável. 

Atenção! A Ficus Benjamina em vaso não pode ficar próxima ao ar condicionado. Também evite mudar o vaso de lugar com frequência, pois ela perde grande parte de suas folhas no processo de adaptação. Depois que plantar sua ficus benjamin no vaso, não troque de lugar. Isso vai garantir que suas folhas cresçam rapidamente.  

Rega

O ideal é fazer as regas da ficus benjamin uma vez por semana. Contudo, é importante sempre verificar se o solo está seco, para evitar o acúmulo de água no fundo do vaso, que acaba apodrecendo as raízes. 

As regas costumam ser mais frequentes durante o Verão e a Primavera, pois são as épocas que a ficus benjamina bonsai mais se desenvolve. Já no Inverno e o Outono, você só precisa manter o solo úmido. 

Ah, lembre-se que quanto mais luz sua Ficus Benjamina bonsai recebe, mais água ela precisa. Então sempre verifique se o solo está seco para mantê-lo úmido. 

Poda 

Nossa dica é podar antes da primavera, uma vez ao ano, isso já é o suficiente para manter sua aparência saudável e bonita. Apare os galhos, folhas e flores secas que aparecerem com ajuda de uma tesoura afiada e limpa (para evitar a propagação de fungos). Esse cuidado é essencial para o desenvolmento rápido das folhas.

Fertilização 

A Ficus Benjamina Bonsai gosta de um solo fértil, rico em matéria orgânica. O ideal é aplicar os fertilizantes a cada um ou dois meses durante a Primavera e o Verão, como um fertilizante rico em nitrogênio solúvel em água. 

Vaso com ficus benjamina na sala de estar iluminada
3. Vaso com ficus benjamina na sala de estar iluminada – Foto The Sprucce

Conheça Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Veja Opções de Compra no Viva Decora Shop:

Ficus benjamina como cuidar: Dicas para cultivá-la no seu jardim

Evite plantar a ficus benjamina em locais próximos à calçadas e muros. O ideal é que ela fique em espaços abertos e espaçosos, onde possa crescer livremente, sem afetar as construções ao redor. 

Os cuidados que citamos para cultivá-la em vasos também valem para o jardim, mas a diferença é que talvez você não precise regar o jardim com tanta frequência quanto nos vasos. 

A vantagem de aprender sobre a ficus benjamina como cuidar no jardim é que ela floresce e, após a polinização, as flores se tornam frutos vermelhos que atraem passarinhos. É algo encantador para se ter em casa! 

Ficus benjamina no vaso decorativo em casa
4. Ficus benjamina no vaso decorativo em casa – Foto CveCaraelite

5 Curiosidades sobre a Ficus Benjamina

  1. É uma planta tóxica: evite tê-la em casas com pets e crianças;
  2. A ficus benjamina purifica o ar: é a espécie perfeita para eliminar a energia negativa de ambientes.
  3. Ela pode chegar até  3 metros de altura dentro de casa e 30 metros no jardim: ela atinge essa altura em poucos dias;
  4. O truque para evitar um desenvolvimento rápido é plantá-la em locais com iluminação indireta;
  5. Projetos de reflorestamento: Por ser uma planta que cresce rápido e oferece uma boa sombra, ela é muito utilizada para reflorestar florestas degradadas. Interessante, não é mesmo?
Sala de estar com vaso de ficus benjamina
5. Sala de estar com vaso de ficus benjamina – Foto Crocus
Viva Decora Shop

A Ficus Benjamina é tóxica?

A Ficus Benjamina é uma planta cuja seiva leitosa é considerada tóxica e pode causar irritações e alergias em contato com a pele. Quando ingerida, causa dor abdominal e vômito. Portanto, é preciso ter muito cuidado ao realizar a poda desta planta. 

Sala de estar com ficus benjamina
6. Sala de estar com ficus benjamina – Foto Mama Botanica

O que achou da Ficus Benjamina? Usaria na sua decoração? Conta para gente quais plantas você ama cultivar em vasos de cerâmica e no jardim!

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Rosa: Como Cuidar, Significado da Flor e +10 Arranjos Lindos

Vaso Autoirrigável: o Que é, Como Fazer, Vantagens +35 Inspirações

Expoflora 2023: Tudo Sobre a 40ª Edição Histórica +43 Fotos da Mostra

Monstera: Como Cuidar, Tipos e Dicas para Fazer sua Plantar Crescer

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36