1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Folhagens de plantas ornamentais exigem alguns cuidados

Folhagens de plantas ornamentais exigem alguns cuidados

Plantas com flores e frutas se destacam na decoração, todavia, exigem cuidados maiores que as plantas que só possuem folhagens. Plantas com folhagens vivas e formatos específicos, deixam o ambiente mais acolhedor e transmitem calma. Mas como cuidar das folhagens de plantas ornamentais? Confira as dicas do Viva Decora.

Os cuidados com as folhagens permitem a prevenção de fungos e pragas que deixam as folhas sem vida e destroem a beleza natural da espécie. Separamos imagens de plantas que se adéquam aos ambientes internos e externos e exigem cuidados básicos com as folhagens.

Lave as folhas para realçar a beleza das plantas.

A Zamioculca é uma espécie originária da Tanzânia que atrai pela beleza de suas folhagens. A facilidade no cultivo é tamanha que mesmo sem cuidados, a planta continua bela. A Zamioculca pode ser cultivada em ambientes internos e externos, mas apesar de se adaptar à luz do sol, jamais permita que ocorra o contato direto.

Em ambientes com maior exposição à luz, é necessário umedecer um pouco o solo, mas sem exageros para não deixar as folhas amareladas. Durante o inverno ou em ambientes sem luminosidade, o ideal é esperar que o substrato seque para fazer a rega.

Cuidados especiais com as folhagens das orquídeas.

As orquídeas são plantas marcadas pela beleza e delicadeza de suas flores, mas as folhas das orquídeas são indicativas de boa saúde ou não das plantas. Folhagens amarelas podem indicar excesso de luz solar ou insuficiência de nitrogênio no solo. Pontinhos pretos nas folhas das orquídeas são provocados por queimaduras do sol ou ataque de fungos e bactérias, neste caso é preciso utilizar fungicidas e cortar os pontos pretos.

Samambaia, uma planta pré-histórica amplamente utilizada na decoração.

As samambaias podem ser cultivadas em vasos de plástico ou orgânico, também no chão. Elas requerem poucos cuidados, mas é vital tratar das folhagens para garantir o crescimento e a beleza da planta. Elas necessitam de luz indireta, muita sombra, umidade no ar e no solo (sem encharcar o solo).

Para garantir folhas bonitas, aplique mensalmente adubo no substrato e faça podas de folhas secas ou que apresentem fungos.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

suculentas nos vasinhos

Suculentas: Como Cuidar e Montar o Seu Jardim + 51 Modelos Incríveis

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz