1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Garden: Dicas e 25 Imagens de Jardins Lindos

Garden: Dicas e 25 Imagens de Jardins Lindos

Desenvolver um projeto paisagístico para a sua residência é uma boa prática para manter o contato diário e íntegro com a natureza, levando beleza, harmonia e tranquilidade para os ambientes. O jardim, também chamado de garden é um espaço planejado em áreas internas e externas para a apreciação, cultivação e exibição de plantas, flores e outros componentes da natureza, podendo incorporar tanto materiais naturais quanto artificiais.

Devido aos diversos climas em nosso país, os paisagistas sugerem que as espécies e os elementos do jardim sejam selecionados assertivamente com a ajuda de um profissional qualificado. “O projeto de paisagismo é único para cada indivíduo e deve relacionar-se integralmente às condições locais.

Quando dispostas de formas aleatórias, sem conceito ou argumento, os elementos do jardim não compõem uma paisagem”, discorre Maria Lúcia Alalou.
Os jardins possuem estilos, características, funções e escalas diferentes. Em geral, são definidos de acordo com o cotidiano de cada pessoa, delineando-se em consonância com o estilo arquitetônico da residência e a potencialidade das vistas internas e externas. “O paisagismo é o elemento essencial na construção do sonho de uma boa morada e, aliado à arquitetura, constitui uma paisagem aprazível que gera melhor qualidade de vida”, diz Felipe Alalou.
Entretanto, a escolha para o jardim ideal torna-se um a tarefa difícil, já que cada tipo possui determinados elementos e características para denotar o seu estilo. Conheça os mais utilizados e conhecidos pelos arquitetos e paisagistas:

garden com bancos alalou

Garden Alalou

1. Jardim Tropical

O Jardim Tropical apresenta plantas e folhagens coloridas, com vegetação que se acumula em volumes e texturas no jardim, criando uma paisagem densa e natural típica de florestas tropicais. É comum nesse jardim a presença de aves que configuram também um efeito sonoro único.

Neste jardim temos a sensação de que não há interferência do homem na paisagem, já que a aparência é a mais natural possível. Plantas de cores vivas, com folhagens e formas esculturais determinam as espécies de regiões tropicais e subtropicais mais utilizadas, como bromélias, dracenas, helicônias, palmeiras e orquídeas.

As vegetações tropicais precisam ser plantadas em locais que tenham o mínimo de luz solar, visto que precisam de energia para evoluir, algo que pode não acontecer quando plantadas em zonas frias. O ensombrado do jardim ocorre através das grandes árvores que pairam sobre o ambiente, gerando um clima de tranquilidade e descanso sob a proteção da natureza.

garden jardim tropical alalou

Os jardins tropicais contam também com lagos, fontes e pedras.

 

garden jardim tropical alalou 2

Sua essência é descontraída e avessa à regularidade, ordem e simetria.

garden jardim tropical alalou 3

Assim como no Jardim Inglês, o Jardim Tropical tem caminhos de contornos naturais.

2. Jardim Francês

Conhecido também como Jardim Clássico, o Jardim Francês é considerado o mais rígido e formal entre todos os estilos, e tem como representação a monumentalidade. As linhas retas, geométricas e simétricas são pontos fundamentais que denotam a importância em contextualizá-lo à arquitetura imponente, utilizando elementos como chafarizes, estátuas, fontes, lagos e pérgolas.

garden jardim frances alalou

As pedras são pouco utilizadas e restringem-se a pedriscos ou lajes nos caminhos.

Desenvolvido no século XVII, esse estilo demonstra o domínio do homem sobre a natureza e valoriza a grandiosidade das construções. Os caminhos nesse jardim são largos e bem definidos, com cercas vivas e arbustos compactos, verdes e perfeitamente topiados.

garden jardim frances 2

As curvas francesas são muito utilizadas, de forma organizada, rígida e simétrica, sem perder a formalidade.

garden jardim frances alalou 3

Uma característica primordial do jardim francês é a topiaria, que é a poda escultural das vegetações.

3. Jardim Inglês

O Jardim Inglês, desenvolvido durante o século XVIII, é considerado um manifesto contra os padrões rígidos e simétricos dos jardins populares na época barroca, evidenciados na França e Itália. Valoriza a paisagem natural, com formas curvas e arredondas tanto no relevo como nos caminhos.

garden jardim ingles alalou

Disposição assimétrica e isolada de árvores e arbustos.

As árvores e arbustos são dispostos de acordo com o porte e a coloração de cada espécie, o que não impede a utilização em grupo ou isolada. As plantas floríferas compõem extensos e sinuosos maciços em meio ao gramado. Outros elementos podem ser inseridos nesse estilo de jardim, como árvores mortas, rochedos e pequenas colinas, clareiras, lagos, riachos, denotando o charme e a naturalidade do seu estilo.

garden jardim ingles alalou 2

Formas geométricas ou retas não são permitidas nesse estilo de jardim.

“O objetivo do Jardim Inglês é permitir que as espécies se desenvolvam naturalmente na paisagem sem que haja poda. Quando andamos em um Jardim Inglês, temos a sensação de estar em um bosque antigo e natural, com pouca ou nenhuma intervenção do homem ”, explica Felipe.

garden jardim ingles alalou 3

É muito comum o uso de amplas alamedas com extensos gramados e suaves desníveis no terreno.

4. Jardim Italiano

O Jardim Italiano caracteriza-se pela utilização de estátuas, fontes e flores de origem mediterrânea ou temperada, tendo em vista que precisa resistir à seca e ao frio, além de dar frutos na primavera. Em seu contexto clássico e funcional, de origem renascentista, torna-se muito parecido com o Jardim Francês, mas se difere, principalmente, por incorporar o calor dos países mediterrâneos, distanciando-se da formalidade excessiva.

garden jardim italiano alalou

Vasos cerâmicos inseridos harmoniosamente às espécies vegetais.

garden jardim italiano alalou 2

Esse jardim deve ser idealizado para impressionar o visitante e introduzi-lo a um ambiente artístico, como uma obra de arte.

garden jardim italiano alalou 3

O uso do elemento água no centro do jardim gera uma melhor contemplação da paisagem.

Cercas vivas são muito utilizadas para conduzir os caminhos dos visitantes aos pontos principais de contemplação. Torna-se imprescindível o uso de algum elemento água, como chafariz, espelho d’água ou fonte, geralmente projetado no ponto central do jardim para uma melhor contemplação. Outros elementos podem ser inseridos harmoniosamente, como arcos, bancos, esculturas, pontes, treliças e vasos cerâmicos, traduzindo o clima romântico e clássico desse estilo.

5. Jardim Japonês

Para a cultura oriental, o paisagismo é uma das mais conceituadas formas de arte por expressar a essência da natureza de forma harmoniosa. Muito direcionado à meditação, o Jardim Japonês é um refúgio da vida cotidiana e um convite à contemplação, evocando serenidade, tranquilidade, paz e espiritualidade.
Há simbologia e misticismo por trás de cada elemento deste jardim (a água, as pedras, as plantas e os acessórios) que vão além da questão estética. Logo, os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos são mais importantes do que cores e texturas.

garden jardim japonês alalou

Um convite à paisagem natural, esse garden é dedicado à contemplação e à meditação.

A água no Jardim Japonês, seja ela natural ou apenas representada por areia ou pedriscos, remete ao oceano, à purificação e ao percurso da vida. A vegetação remete à eternidade e as pontes simbolizam passagens para outras dimensões. Lagos e riachos com carpas nos protegem e trazem prosperidade. Os torôs, que são lanternas de pedra, metal ou madeira, representam a sabedoria e a luz divina. Por fim, as pedras advindas de leitos de rios ou da terra remetem às montanhas. Se tiverem musgo ou ferrugem, têm mais relevância para compor o jardim.

garden jardim japones alalou 2

De acordo com a tradição japonesa, os elementos do jardim são simbólicos e mais importantes do que a estética.

Garden jardim japones alalou 3

O Garden Japonês torna-se um refúgio da vida cotidiana.

6. Jardim Desértico ou rochoso

Para quem admira as flores do deserto, o Jardim Desértico ou Rochoso chama atenção por reproduzir uma paisagem árida, marcada por rusticidade e insolação direta. É caracterizado pela presença de plantas xerófitas (espécies que desenvolvem a habilidade de reduzir a perda de água e de acumulá-la para períodos de estiagem), de tonalidades acinzentadas e amareladas e muito resistentes a ventos fortes, pragas e doenças.

garden jardim desertico alalou

O jardim chama atenção por apresentar uma paisagem árida, definido pela rusticidade e insolação direta.

Este estilo de jardim pode ser informal, temático ou contemporâneo. O desértico informal segue linhas orgânicas, como nos Jardins Ingleses, com poucos ou nenhum acessório. Como o próprio nome sugere, o Jardim Desértico temático tem intrínseca relação com a cultura e as plantas xerófitas de um determinado lugar ou região. O jardim desértico contemporâneo é livre em sua forma e contém elementos ousados, como vasos, pedras e acessórios inovadores.

garden jardim desertico alalou 2

Os gardens desérticos e rochosos apresentam plantas simétricas e com formas geométricas.

garden jardim desertico 3

As forrações com pedriscos e areia tornam o Jardim Desértico um ambiente natural, realçando a beleza e a forma das plantas.

7. Jardim Vertical e Jardim de Vasos

Também conhecido como ecoparede e/ou parede verde, o Jardim Vertical é uma intervenção paisagística em paredes internas e externas dos edifícios ou muros, que são revestidos por vegetação através de diversas técnicas especializadas de instalação. Nele, as plantas ficam suspensas dando a impressão de que as espécies nasceram ali, e não que foram inseridas. Esse estilo de jardim tornou-se bastante utilizado por gerar uma intervenção artística que aprimora o campo visual, tornando o ambiente mais elegante, aprazível e funcional.

garden jardim vertical alalou

Vasos compondo o Jardim Vertical onde as plantas se desenvolvem e escondem esse modelo de instalação.

garden jardim vertical alalou 2

Jardim Vertical em bloco cerâmico, formando as conhecidas jardineiras – ou canaletas.

garden jardim vertical alalou 3

Pertinente à arquitetura e ao paisagismo, o Garden Vertical se adequa e complementa a paisagem.

8. Garden Moderno/Contemporâneo

O Jardim Moderno/Contemporâneo caracteriza-se principalmente por aliar a arquitetura ao paisagismo, utilizando plantas simples, tropicais, sem topiarias, sem desenhos geométricos, funcionalizando e fomentando áreas de lazer, recreação, contemplação e convivência. Geralmente, é formado por plantas grandes, com cores, cheiros, formas e texturas variados. Seu objetivo é proporcionar a integração do interno com o externo – entre a casa e o jardim –, oferecendo melhor qualidade de vida.

garden jardim moderno alalou

Paisagismo do garden em consonância com a paisagem.

garden jardim moderno alalou 2

A natureza do garden integra-se à residência, criando uma primorosa relação entre os ambientes internos e externos.

garden jardim moderno alalou 3

A variedade de espécies utilizadas torna o ambiente do garden agradável e confortável para relaxar e receber os amigos.

Muitas vezes, esse estilo de garden acompanha quadras esportivas, áreas livres, piscinas, sendo muito comum também o uso de esculturas e bancos para descanso. A iluminação é outro ponto primordial e é feita com luzes fracas e amareladas, através de uma extensa gama de opções.

A Alalou Paisagismo prima pela excelência na execução de seus projetos paisagísticos em todo o País e, para isso, preocupa-se com cada mínimo detalhe e está em constante processo de aprimoramento.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Piscina de vinil no canto do quintal Foto de Caribe Piscinas

+50 Modelos de Piscina de Vinil: O Que É, Como Fazer, Cuidados e Mais

Plantas para jardim externo

Plantas para Jardim: +61 Ideias para Decorar o Seu Espaço

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz