1. Home
  2. Revista
  3. Flores e Plantas
  4. Gérbera: Descubra Tudo Sobre Essa Flor Silvestre Encantadora

Gérbera: Descubra Tudo Sobre Essa Flor Silvestre Encantadora

A gérbera é a flor ideal para compor a decoração do seu ambiente. Bastante resistente, pouco exigente com cuidados e com cores vibrantes e intensas, as gérberas trazem alegria e delicadeza aos espaços onde é incorporada. Logo, não é por menos que essa flor é muito procurada em floriculturas, centrais de abastecimento e gôndolas de supermercado.

Pensando nisso, se você deseja incluir na decoração da sua casa ou jardim essas belas flores não pode deixar de ler esse artigo. Aqui, você irá encontrar informações, dicas de cultivo e manutenção, além de inúmeros arranjos formados com gérberas. Inspire-se e deixe as flores invadirem seu ambiente!

A flor de gérbera laranja traz alegria para o ambiente

1. A flor de gérbera laranja traz alegria para o ambiente. Fonte: Pinterest

Flor gérbera: Traga cor e delicadeza aos ambientes

O nome da flor gérbera foi atribuído pelo naturalista holandês Jan Frederik Gronovius, em 1737, em homenagem a Traugott Gerber, que foi quem a descobriu na África do Sul. A flor gérbera faz parte da família Asteraceae (também conhecida como Compostas) e por pertencer a mesma família dos girassóis e margaridas, as sua flores apresentam algumas semelhanças.

A gérbera por ser uma flor silvestre, se adapta muito bem ao clima temperado e a diversos tipos de solos, inclusive aqueles que dispõem de poucas quantidades de nutrientes. Sua floração ocorre o ano inteiro porém, o ápice desse florescimento ocorre principalmente durante as estações da primavera e verão.

Cultive diferentes tonalidades de flor gérbera

2. Cultive diferentes tonalidades de flor gérbera. Fonte: Cultura Mix

A flor gérbera possui uma haste longa que lhe confere sustentação e pode ser encontrada em mais de 20 tonalidades diferentes. Por sua vez, podemos afirmar que a sua cartela de cores é tão ampla que vai do branco ao vermelho.

Gérbera branca

A gérbera branca simboliza a pureza, paz e inocência. Por isso, são geralmente utilizadas em festas de casamentos compondo o buquê das noivas e dadas para a pessoa como forma de reconciliação. Agora, você sabia que a gérbera branca é uma das melhores opções de flor para complementar a decoração da casa?

Isso acontece, pois o tom neutro de suas pétalas combinam com qualquer ambientes, deixando-os mais calmos, elegantes e bonitos. Você pode utilizar a gérbera branca para decorar a sala de jantar, a sala de estar, a cozinha, o quarto, corredores e até o lavabo. Contudo, dê preferência aos cômodos que apresentam maior nível de luminosidade, para que as gérberas possam receber bastante luz natural.

Se possível faça com que as gérberas brancas fiquem próximas à parede de cores escuras ou com texturas, pois assim suas flores se destacam e beneficiam ainda mais a decoração do ambiente.

Buquê formado com flores de gérbera branca

3. Buquê formado com flores de gérbera branca. Fonte: Pinterest

Gérbera amarela

A flor de gérbera amarela tem a capacidade de iluminar qualquer ambiente e carregar consigo o significado de alegria, sucesso, prosperidade, bons desejos, luz e juventude. Logo, caso você queira iluminar seu espaço procure investir no cultivo da flor gérbera amarela.

Além de ser um flor ótima para decorar ambientes, a flor de gérbera amarela é muito bem-vinda para presentar familiares, amigos, pessoas queridas e celebrar novas conquistas e desafios. Nas festas, a flor de gérbera amarela pode compor um lindo e delicado arranjo de mesa, como este apresentado abaixo.

A flor de gérbera e a flor mosquitinho formam um delicado arranjo de mesa

4. A flor de gérbera e a flor mosquitinho formam um delicado arranjo de mesa. Fonte: Pinterest

Gérbera rosa

O rosa é uma cor apreciada por muitas pessoas e na decoração ela remete à feminilidade e delicadeza das mulheres, à sensualidade e ao amor. No entanto, o significado da cor rosa pode variar de acordo com a sua tonalidade. Quanto mais claro, lembra a pureza. Quanto mais escuro, remete ao mistério e ao romantismo.

Altamente decorativa e muito usada em arranjos florais na decoração das festas, a flor de gérbera rosa pode estar presente no buquê das noivas, dispersas pela decoração do ambiente ou inclusive ser usada para compor o acabamento do bolo, como no exemplo abaixo. Aqui, a flor de gérbera rosa, posicionada sobre o bolo de lousa giz, trouxe delicadeza e contraste de cores para a festa de casamento.

Bolo fake lousa com fundo preto e acabamento feito com flor de gérbera rosa

5. Bolo fake lousa com fundo preto e acabamento feito com flor de gérbera rosa. Fonte: Pinterest

Arranjos com gérberas

Os arranjos com gérberas apresentam alto valor comercial, tanto que no mercado ela é considerada a quinta flor de corte mais vendida no mundo, depois das rosas, cravos, crisântemos e tulipas. Na natureza elas podem ser encontradas em variadas tonalidades, logo, os arranjos com gérberas podem receber diferentes significados também.

Seja para decorar a casa ou presentar alguém, as flores de gérberas são capazes de transmitir o sentimento de alegria, positividade e jovialidade. Sendo que, em muitas ocasiões a flor de gérbera está relacionada com o sucesso, sendo oferecida para parabenizar alguém pela recente conquista.

Arranjos com gérberas coloridas decoram o ambiente

6. Arranjos com gérberas coloridas decoram o ambiente. Fonte: Pinterest

A gérbera quando cultivada em vasos pode durar mais de uma semana. E em se tratando de vasos, é importante dizer que não há uma regra para escolhê-lo, contudo, é sempre importante pensar na harmonia da decoração. Por isso, caso você queira dar mais destaque às flores, opte pelos vasos tradicionais com vidro transparente ou pelos vasos com cores escuras, sem detalhes, pois assim o tom claro das pétalas não irá se misturar com a tonalidade do vaso.

Gérbera como cuidar

A flor de gérbera apresenta fácil cultivo e manutenção. Contudo, mesmo diante de tal facilidade, quando decidimos fazer o cultivo de uma flor de gérbera em casa é sempre importante levar em consideração alguns cuidados para que suas flores durem o maior tempo possível.

Mas, afinal, gérbera como cuidar? As flores de gérberas apesar de se adaptarem bem em solos pobres, elas gostam mesmo é dos solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Por isso, uma dica para ter uma drenagem melhor no solo é misturar junto dele uma expressiva quantidade de areia.

Quanto a rega é relevante manter o solo sempre úmido, porém nunca encharcado. Além disso, se atente quanto ao aparecimento de folhas murchas nas suas gérberas, pois isso costuma indicar algo de errado com as suas flores. Em regiões de clima ameno, cuide para que suas gérberas sempre tenham uma incidência direta de luz natural. Já em regiões muito quentes mantenha o cultivo delas em locais de meia sombra.

Gérbera como cuidar e propagar sua espécie

7. Gérbera como cuidar e propagar sua espécie. Fonte: Pinterest

Vale mencionar, que caso o cultivo das suas gérberas seja feito em vasos é importante se atentar principalmente nos períodos de inverno para que não ocorra o acúmulo de água no pratinho, resultando no apodrecendo do seu arranjo floral.

E aí, curtiu nosso post sobre a flor de gérbera? Então, confira agora nossa galeria de fotos e se inspire com inúmeros arranjos com flores de gérbera!

Confira +35 arranjos com flor de gérbera

Gérbera laranja compõe a decoração de casamento

8. Gérbera laranja compõe a decoração de casamento. Fonte: Pinterest

Café na cama acompanhado de um mini vaso com flores de gérbera

9. Café na cama acompanhado de um mini vaso com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Utilize o frasco de vidro transparente e forme um lindo arranjo de gérbera

10. Utilize o frasco de vidro transparente e forme um lindo arranjo de gérbera. Fonte: Pinterest

Forme um lindo arranjo de gérbera e decore o centro de mesa

11. Forme um lindo arranjo de gérbera e decore o centro de mesa. Fonte: Pinterest

Lindo arranjo formado com flores de gérbera

12. Lindo arranjo formado com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Arranjo delicado formado com flores de gérbera

13. Arranjo delicado formado com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Utilize as flores de gérbera para formar lindos enfeites de centro de mesa

14. Utilize as flores de gérbera para formar lindos enfeites de centro de mesa. Fonte: Pinterest

Bolo de festa decorado com fundo branco e flores de gérbera encanta a decoração da mesa

15. Bolo de festa decorado com fundo branco e flores de gérbera encanta a decoração da mesa. Foto: Jr. Oliveira Photography

Enfeite a sala de jantar com um lindo e delicado vaso com flores de gérbera

16. Enfeite a sala de jantar com um lindo e delicado vaso com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Traga cor para os ambientes incluindo mini vasos com flores de gérbera

17. Traga cor para os ambientes incluindo mini vasos com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Vidraçaria com detalhes em renda recebem flores de gérbera em tom de rosa

18. Vidraçaria com detalhes em renda recebem flores de gérbera em tom de rosa. Fonte: Pinterest

Vidraçaria com detalhes em tecido recebem flores de gérbera

19. Vidraçaria com detalhes em tecido recebem flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Bolo de festa decorado com fundo branco e flores de gérbera

20. Bolo de festa decorado com fundo branco e flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Flores de gérbera amarela decoram com alegria o ambiente

21. Flores de gérbera amarela decoram com alegria o ambiente. Fonte: Pinterest

As flores de gérbera são muito utilizadas em festas de casamento

22. As flores de gérbera são muito utilizadas em festas de casamento. Foto: Denis Silveira Fotografia

A flor de gérbera é delicada e alegra o ambiente

23. A flor de gérbera é delicada e alegra o ambiente. Foto: Denis Silveira Fotografia

Bolo simples com topo formado por flores de gérbera

24. Bolo simples com topo formado por flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Buquê delicado formado com flores de gérbera branca

25. Buquê delicado formado com flores de gérbera branca. Fonte: Pinterest

A gérbera é a flor mais popular nos casamentos

26. A gérbera é a flor mais popular nos casamentos. Fonte: Pinterest

A gérbera rosa sobre o criado mudo decora o ambiente

27. A gérbera rosa sobre o criado mudo decora o ambiente. Fonte: Pinterest

Arranjo com flor de gérbera rosa decora o ambiente

28. Arranjo com flor de gérbera rosa decora o ambiente. Fonte: Pinterest

Arranjo romântico formado com flores de gérbera

29. Arranjo romântico formado com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Composição colorida formada com flores de gérbera

30. Composição colorida formada com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Buquê formado com delicadas flores de gérbera

31. Buquê formado com delicadas flores de gérbera. Fonte: Pinterest

A união de várias gérberas em tom laranja formam um lindo arranjo

32. A união de várias gérberas em tom laranja formam um lindo arranjo. Fonte: Pinterest

Cultive a gérbera para decorar a casa com elegância

33. Cultive a gérbera para decorar a casa com elegância. Fonte: Pinterest

Forme um lindo arranjo de mesa com flores de gérbera em diferentes tonalidades

34. Forme um lindo arranjo de mesa com flores de gérbera em diferentes tonalidades. Fonte: Pinterest

Use potes de vidro transparante para compor os arranjos com flores de gérbera

35. Use potes de vidro transparante para compor os arranjos com flores de gérbera. Fonte: Pinterest

Decoração delicada de casamento com noivinhos e flores de gérbera rosa

36. Decoração delicada de casamento com noivinhos e flores de gérbera rosa. Fonte: Pinterest

Delicados enfeites feitos com gérberas em tom rosa pink.

37. Delicados enfeites feitos com gérberas em tom rosa pink. Fonte: Pinterest

Forme arranjos econômicos de casamento com gérberas

38. Forme arranjos econômicos de casamento com gérberas. Fonte: Pinterest

Buquê delicado formado com flores de gérberas

39. Buquê delicado formado com flores de gérberas. Foto: Flores Capim Limão

Flor gérbera laranja decora o ambiente

40. Flor gérbera laranja decora o ambiente. Fonte: Pinterest

Decoração minimalista formada com flores de gérbera coloridas

41. Decoração minimalista formada com flores de gérbera coloridas. Fonte: Pinterest

Decoração minimalista para casamento

42. Decoração minimalista para casamento. Fonte: Pinterest

Nathalia Inson

Nathalia Baldini Inson é redatora do Viva Decora. Formada em Engenharia Ambiental, pós-graduada em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e com conhecimentos e experiências na área de Marketing Digital, mais especificamente em Inbound Marketing, SEO e produção de conteúdo para web.

Confira também:

antúrio - jardim com antúrios - Ornamentalis

Antúrio: +44 Lindos Arranjos Para Decorar Sua Casa e Dicas Imperdíveis

Posicione as plantas para quarto de casal próximo a cama

Plantas Para Quarto: 7 Espécies Que Vão Melhorar Seu Sono

cymbidium - detalhe de cymbidium - Mein Schöner Garten

Cymbidium: +40 Ideias Para Cultivar Essa Linda Orquídea

palmeira fênix - jardim com palmeiras  - Plant Clearance

Palmeira Fênix: +42 Lindos Modelos e Dicas Incríveis Para Cultivo

Deixe um comentário

2 Comentários em "Gérbera: Descubra Tudo Sobre Essa Flor Silvestre Encantadora"

[…] post Gérbera: Descubra Tudo Sobre Essa Flor Silvestre Encantadora appeared first on Viva […]

[…] Gérbera: Descubra Tudo Sobre Essa Flor Silvestre Encantadora Jardim de Suculentas: Tipos, Como Cultivar, +67 Ideias Lindas 7 Plantas que Purificam o Ambiente e Ficam Lindas na Decoração Plantas para Dentro de Casa: +50 Diferentes Espécies Ornamentais […]

wpDiscuz