1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Guia de Estilos de Decoração – Estilo Provençal

Guia de Estilos de Decoração – Estilo Provençal

Por  Natália Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores

Estilo provençal

O estilo provençal mistura um pouco do estilo romântico com o estilo rústico, trazendo as sensações do campo para a criação de ambientes tranquilos e aconchegantes.  Esse estilo é conhecido também como French Country Style (Estilo Francês Campestre) e tem como base a rusticidade aliada ao conforto. É um estilo meigo, por trabalhar com cores em tons pastéis como verde claro, lilás e azul.

Guia_de_Estilos_Viva_Decora_Decoracao_Provencal

Imagem daqui

É um tipo de decoração bem adequado para pequenos ambientes. Pode ser uma alternativa mais econômica para execução do projeto, pois trabalha, por exemplo, com madeira de demolição, um material que pode ser encontrado em pontas de estoque, com preços muito acessíveis. Além disso, é possível transformar móveis e objetos antigos em novos itens de decoração, sem perder o charme e essência do estilo provençal.

Guia_de_Estilos_Viva_Decora_Decoracao_Provencal

Imagem daqui

Na arquitetura, podemos ver as vigas de madeira aparentes em tons escuros, combinando com os móveis em tons de bege, amarelo, lavanda e verde claros. Tecidos florais e estampados em tons suaves também fazem parte da decoração provençal.

Guia_de_Estilos_Viva_Decora_Decoracao_Provencal

Imagem daqui

No reaproveitamento do mobiliário, é muito utilizada a aplicação da pátina, um branco “desgastado” que remete ao estilo de vida simples da França antiga, quando as famílias rurais adaptavam a decoração da moda com os recursos, materiais e técnicas que tinham em mãos, imitando as casas da corte, mas deixando os móveis com aparência de pouca qualidade.

Nesse estilo, além do mobiliário, alguns revestimentos têm esse aspecto natural e envelhecido; paredes de pedras ásperas ou manchadas, madeiramento do telhado, tijolos desgastados com pintura de pátina ou ao natural. Desenhos de cenas rurais, pisos claros de madeira ou terracota (material constituído por argila cozida no forno, em torno dos 900 °C, utilizada em cerâmica, de cor natural laranja acastanhado), entre outros.

Guia_de_Estilos_Viva_Decora_Decoracao_Provencal

Imagem daqui

Nos detalhes, são utilizados objetos decorativos, como: castiçais de ferro, cestas de arame, lustres, pregadores, espelhos, prateleiras, entre outras peças que lembram a vida simples no campo. Esses objetos e móveis deixam o ambiente encantador, aconchegante e elegante. Folhagens em vasos rústicos e a natureza floral também combinam muito bem com a decoração provençal, trazendo ainda mais do campo para dentro de casa. Outro “truque” é utilizar móveis e objetos de antiquários e peças de grande valor sentimental.

O estilo provençal também pode ser misturado com um estilo mais moderno.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Decoração floral em quarto de casal

6 Dicas para Você deixar a Decoração Floral com a Sua Cara

O estilo Boho se encaixa perfeitamente na decoração de casa de praia Foto de Shopify

Tendências de Decoração para 2019: 6 Dicas para Casas de Praia

Bonsai de frutas com uvas

Bonsai: Saiba Como Fazer e Cuidar +32 Imagens Lindas

jardim vertical rústico e delicado feito com painel de pallets Foto Les Idées de ma maison

Painel de Pallet: Saiba Como Fazer +60 Modelos

Deixe um comentário

1 Comentário em "Guia de Estilos de Decoração – Estilo Provençal"

Ediani

Qual o valor das banquetas provençal

wpDiscuz