1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Guia de Estilos de Decoração – Clássico

Guia de Estilos de Decoração – Clássico

Por  Natalia Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores

A decoração clássica nunca sai de moda. Esse estilo tem suas origens nos detalhes e requinte da arquitetura grega e romana. Suas linhas são elegantes, sofisticadas e ricas.

Esse tipo de decoração prima pelos detalhes: molduras de gesso, rodapés, entalhes nos móveis (geralmente de madeira mogno, nogueira ou cerejeira), tecidos utilizados em almofadas, papéis de parede, cortinas vistosas etc.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Classico
Tons dourados e cores escuras predominam na decoração clássica. Imagem daqui

A decoração clássica requer ambientes amplos e altos, por incluir grandes móveis e peças decorativas vistosas e ornamentadas, mas é possível adaptá-la para pequenos ambientes, como apartamentos, por exemplo. Neste caso, é importante ficar atento para não causar a impressão de um ambiente ainda menor, devido à grande quantidade de detalhes, estampas e cores escuras dos móveis.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Classico
Decoração clássica adaptada em ambientes pequenos , Imagem daqui.

Características

O material mais utilizado em bancadas de cozinhas, lavabos e banheiros é o mármore, em diversas cores. No piso, madeira maciça de várias tonalidades. No teto, desenhos em relevo de gesso, muitas vezes pintados em tons de ouro e bronze.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Classico
Banheiro decorado em estilo clássico. Imagem daqui.

Nos dormitórios, podem ser utilizadas camas de madeira com colunas, com ou sem dossel, com tecidos esvoaçantes. Poltronas e cadeiras imponentes, elegantes e graciosas. Os banheiros clássicos têm muitas vezes até cadeiras como em espaços sociais, aplicação de papel de parede e detalhes em bronze, como as torneiras, por exemplo. Na sala, são comuns lustres pendentes de cristal com muitos detalhes, muito brilho e até mesmo espelhado.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Classico
Cama de madeira. Imagem daqui

Peças decorativas: porcelanas, cristais trabalhados, prataria, molduras com rebuscados ornamentos, grandes espelhos, lustres pendentes, arranjos florais, entre outros.

Uma outra característica desse estio de decoração é a simetria, com objetos de decoração, e até mesmo móveis iguais, no mesmo ambiente. Exemplos: par de vasos, mesas de canto, poltronas etc. Também é comum buscar a simetria com uma composição de quadros, mesmo com diferentes molduras e cores.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Classico
Lustres e muitos objetos decorativos. Imagem daqui.

Atualmente, esse estilo de decoração não é usado integralmente nas residências, pois não seria muito funcional nos dias de hoje. O que se vê é uma mescla com elementos mais modernos e contemporâneos (o que pode se chamar de estilo clássico-moderno). Nestas situações, são usadas cores mais claras: branco, bege, cru.

 

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

cores quentes para decoração de sala de jantar e estar integradas Foto Apolar

Cores Quentes: Veja Quais São +73 Ideias para se Inspirar

Descubra como alugar um imóvel pela imobiliári

Como Alugar Um Imóvel Pela Imobiliária?

Dicas para construir uma casa sustentável

Construir Uma Casa Sustentável: Por Que Você Deve Apostar Nesta Tendência?

Loft: O Que É, +97 Projetos Decorados Para Se Inspirar

Deixe um comentário

1 Comentário em "Guia de Estilos de Decoração – Clássico"

[…] Guia de Estilos de Decoração – Clássico […]

wpDiscuz