1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Guia de Estilos de Decoração – Contemporâneo

Guia de Estilos de Decoração – Contemporâneo

Estilo  Contemporâneo

Por  Natália Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores

A decoração contemporânea é um estilo de decoração mais limpo, funcional e simples. É um estilo que combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia.  Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas. Como dizem, menos é mais!

Estilo Contemporâneo na decoração daqui">

Imagem daqui

A decoração contemporânea não apresenta muitos elementos. Geralmente, inclui mobiliário imponente, combinando materiais como: madeira, pedras (mármore e outras), metal prateado, aço, cimento e vidro. Superfícies completamente lisas são as principais protagonistas desse estilo. Os tapetes vêm para amenizar essa estrutura visual forte da mobília.

Estilo contemporâneo na decoração daqui">

Imagem daqui

Quando se fala em objetos de decoração, no estilo contemporâneo, a opção é por poucos objetos, imponentes com bom gosto e qualidade. Objetos surgidos na segunda metade do século XX (por isso contemporâneo). Ocultar a fiação dos aparelhos eletrônicos ajuda a deixar o ambiente mais limpo e prático, a opção para isso é embutir os fios em racks ou painéis.

A paleta de cores utilizada é basicamente neutra, destacando-se o branco, cinza, preto, bege e marrom e suas tonalidades. A aplicação de detalhes em tons mais fortes como amarelo, laranja, vermelho e berinjela também é muito utilizada, seja nas paredes, nos móveis ou apenas nos detalhes, como objetos decorativos.

Estilo contemporâneo na decoração daqui">

Imagem daqui

Esse estilo é conhecido como um estilo inovador, pois nele são utilizadas texturas, cores e bastante tecnologia. A automação de ambientes tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, a criação de “cenas” luminotécnicas presente nos projetos de decoração.

Algo muito marcante na decoração contemporânea, é a luminosidade. Para conseguir uma melhor iluminação artificial, podem ser usadas cortinas transparentes, com tecidos e cores leves. É muito característico desse estilo aproveitar bem a luz do sol durante o dia. Nas luminárias, predominam spots com pontos direcionáveis de luz para quadros e objetos decorativos.

Estilo contemporâneo na decoração daqui">

Imagem daqui

Trabalhos em gesso também são muito comuns nesse estilo. Os espelhos, além de serem muito utilizados para dar a sensação de amplitude no ambiente, também refletem a luz e por isso também podem ser explorados no estilo contemporâneo.

A decoração contemporânea é “limpa”, mas não precisa ser fria. Os toques pessoais na decoração podem deixar a casa com “cara” de lar.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Academia em casa para ginastica

Academia em Casa: +62 Ideias de Como Montar o Seu Espaço Fitness

Arquitetura Moderna

Conheça o Estilo Moderno da Arquitetura em Belo Horizonte

Sala com parede azul royal com quadros decorativos Projeto de Casa da Grazi

Azul Royal: Saiba Como Usar na Decoração +83 Inspirações

almofadas decorativas

Almofadas Decorativas: Dicas para Acertar na Composição

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz