1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Guia de Estilos de Decoração – Contemporâneo

Guia de Estilos de Decoração – Contemporâneo

Estilo  Contemporâneo

Por  Natália Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores

A decoração contemporânea é um estilo de decoração mais limpo, funcional e simples. É um estilo que combina com a praticidade que as pessoas precisam hoje em dia.  Nesse estilo, são utilizadas linhas retas, com poucos detalhes, e superfícies mais lisas. Como dizem, menos é mais!

Estilo Contemporâneo na decoração

Imagem daqui

A decoração contemporânea não apresenta muitos elementos. Geralmente, inclui mobiliário imponente, combinando materiais como: madeira, pedras (mármore e outras), metal prateado, aço, cimento e vidro. Superfícies completamente lisas são as principais protagonistas desse estilo. Os tapetes vêm para amenizar essa estrutura visual forte da mobília.

Estilo contemporâneo na decoração

Imagem daqui

Quando se fala em objetos de decoração, no estilo contemporâneo, a opção é por poucos objetos, imponentes com bom gosto e qualidade. Objetos surgidos na segunda metade do século XX (por isso contemporâneo). Ocultar a fiação dos aparelhos eletrônicos ajuda a deixar o ambiente mais limpo e prático, a opção para isso é embutir os fios em racks ou painéis.

A paleta de cores utilizada é basicamente neutra, destacando-se o branco, cinza, preto, bege e marrom e suas tonalidades. A aplicação de detalhes em tons mais fortes como amarelo, laranja, vermelho e berinjela também é muito utilizada, seja nas paredes, nos móveis ou apenas nos detalhes, como objetos decorativos.

Estilo contemporâneo na decoração

Imagem daqui

Esse estilo é conhecido como um estilo inovador, pois nele são utilizadas texturas, cores e bastante tecnologia. A automação de ambientes tem se tornado cada vez mais comum, por exemplo, a criação de “cenas” luminotécnicas presente nos projetos de decoração.

Algo muito marcante na decoração contemporânea, é a luminosidade. Para conseguir uma melhor iluminação artificial, podem ser usadas cortinas transparentes, com tecidos e cores leves. É muito característico desse estilo aproveitar bem a luz do sol durante o dia. Nas luminárias, predominam spots com pontos direcionáveis de luz para quadros e objetos decorativos.

Estilo contemporâneo na decoração

Imagem daqui

Trabalhos em gesso também são muito comuns nesse estilo. Os espelhos, além de serem muito utilizados para dar a sensação de amplitude no ambiente, também refletem a luz e por isso também podem ser explorados no estilo contemporâneo.

A decoração contemporânea é “limpa”, mas não precisa ser fria. Os toques pessoais na decoração podem deixar a casa com “cara” de lar.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Quarto com decoração inspirada em série Foto de Móveis Politorno

Dicas e Ideias Criativas de Decoração para Geração Y

Quarto de menina com móveis e objetos de decoração em tons de rosa Projeto de Consuelo Jorge

Tons de Rosa: +67 Decorações para Você Utilizar no Seu Projeto

Sala integrada com móveis de madeira mesa redonda e painel de TV Projeto de Tetriz Arquitetura

53 Móveis de Madeira: Como Escolher a Madeira e Cuidados Essenciais

Espelhos em apartamento

Espelhos no Apartamento: 9 Dicas Incríveis para Você Usar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz