1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Guia de Estilos de Decoração – Romântica

Guia de Estilos de Decoração – Romântica

Por  Natalia Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores.

 

Estilo Romântico

O estilo romântico é naturalmente delicado, sereno, íntimo, mas não necessariamente uma decoração feminina. O importante nesse estilo é ser acolhedor e confortável. É possível ter uma decoração no estilo romântico que agrade aos homens e as mulheres.

A decoração é um gosto pessoal e deve ser funcional, portanto a organização e disposição de um ambiente romântico pode ser também descontraído ou mais simétrico.

É tudo uma questão de gosto!

As cores associadas ao estilo romântico são suaves, com tons neutros, como os tons pastéis e o branco. A essa paleta básica é possível adicionar pontos de cores fortes como o verde, lilás, amarelo, azul. Estampas listadas, florais, com inspiração vitoriana são as texturas mais associadas a esse estilo e podem ser colocadas em papéis de parede, cortinas, sofás, poltronas, lençóis  etc.  Todos esses detalhes devem ser avaliados e projetados para que não haja conflito de informações visuais.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Romantica

Decoração romântica usando cores. Imagem daqui

Alguns detalhes são como presentes para o ambiente, por exemplo, no dormitório é possível usar diversas almofadas bem confortáveis, com texturas diferentes (cetim, seda, veludo, rendas, laços, tricô etc.) e estampas variadas, completando o cenário e  dando um toque especialmente romântico.

Os tapetes não são peças chave desse estilo, mas ajudam muito a deixar o ambiente aconchegante e confortável, objetivo da decoração romântica. Eles podem ser usados, mas deve-se privilegiar um chão simples, em madeira ou outro material que seja aconchegante.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Romantica

Quarto romântico. Imagem daqui

Os materiais mais utilizados no estilo romântico são: ferro, madeira clara, madeira escura e peças pintadas de branco, por exemplo, cômodas ou gaveteiros.

No mobiliário podemos notar curvas, pés arredondados e peças trabalhadas com detalhes vistosos. Móveis antigos customizados (o que os deixam mais atuais,sem perder o requinte) são uma ótima opção para compor um ambiente no estilo romântico.

Nos dormitórios, aqueles bancos estofados que ficam nos pés da cama são uma peça marcante desse estilo.

A luz natural, como em outros estilos, é um elemento muito importante na decoração romântica.   É possível trabalhar a decoração com cortinas, utilizando tecidos transparentes ou semi transparentes para filtrar essa claridade (dependendo do ambiente e da função).

 

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Romantica

A luminosidade natural é importante na decoração romântica. Imagem daqui

 

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Sala para games escritorio fechado

Sala Especial para os Gamers: Transforme os Ambientes de Sua Casa

Elementos típicos praianos ficam ótimos na decoração de casa de praia Foto de Carro de Mola

Ideias de Decorações para sua Casa de Praia

Animais para apartamento cachorro no sofá

Animais para Apartamento, Qual o Ideal?

Decoração neon com luminária em formato de flamingo Foto de Você Precisa Decor

50 Inspirações de Decoração Neon para Festas e Casa

Deixe um comentário

2 Comentários em "Guia de Estilos de Decoração – Romântica"

Rosa Liliana

vocês são brilhante em decoração!! amo este estilo romântico e tudo que tem a ver com vintage.obrigada por existirem

[…] Guia de Estilos de Decoração – Romântica […]

wpDiscuz