1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Guia de Estilos de Decoração – Romântica

Guia de Estilos de Decoração – Romântica

Por  Natalia Ribas, Arquiteta e Designer de Interiores.

 

Estilo Romântico

O estilo romântico é naturalmente delicado, sereno, íntimo, mas não necessariamente uma decoração feminina. O importante nesse estilo é ser acolhedor e confortável. É possível ter uma decoração no estilo romântico que agrade aos homens e as mulheres.

A decoração é um gosto pessoal e deve ser funcional, portanto a organização e disposição de um ambiente romântico pode ser também descontraído ou mais simétrico.

É tudo uma questão de gosto!

As cores associadas ao estilo romântico são suaves, com tons neutros, como os tons pastéis e o branco. A essa paleta básica é possível adicionar pontos de cores fortes como o verde, lilás, amarelo, azul. Estampas listadas, florais, com inspiração vitoriana são as texturas mais associadas a esse estilo e podem ser colocadas em papéis de parede, cortinas, sofás, poltronas, lençóis  etc.  Todos esses detalhes devem ser avaliados e projetados para que não haja conflito de informações visuais.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Romantica

Decoração romântica usando cores. Imagem daqui

Alguns detalhes são como presentes para o ambiente, por exemplo, no dormitório é possível usar diversas almofadas bem confortáveis, com texturas diferentes (cetim, seda, veludo, rendas, laços, tricô etc.) e estampas variadas, completando o cenário e  dando um toque especialmente romântico.

Os tapetes não são peças chave desse estilo, mas ajudam muito a deixar o ambiente aconchegante e confortável, objetivo da decoração romântica. Eles podem ser usados, mas deve-se privilegiar um chão simples, em madeira ou outro material que seja aconchegante.

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Romantica

Quarto romântico. Imagem daqui

Os materiais mais utilizados no estilo romântico são: ferro, madeira clara, madeira escura e peças pintadas de branco, por exemplo, cômodas ou gaveteiros.

No mobiliário podemos notar curvas, pés arredondados e peças trabalhadas com detalhes vistosos. Móveis antigos customizados (o que os deixam mais atuais,sem perder o requinte) são uma ótima opção para compor um ambiente no estilo romântico.

Nos dormitórios, aqueles bancos estofados que ficam nos pés da cama são uma peça marcante desse estilo.

A luz natural, como em outros estilos, é um elemento muito importante na decoração romântica.   É possível trabalhar a decoração com cortinas, utilizando tecidos transparentes ou semi transparentes para filtrar essa claridade (dependendo do ambiente e da função).

 

Guia_de_Estilos_de_Decoracao_Viva_Decora_Romantica

A luminosidade natural é importante na decoração romântica. Imagem daqui

 

 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Quarto com decoração inspirada em série Foto de Móveis Politorno

Dicas e Ideias Criativas de Decoração para Geração Y

Quarto de menina com móveis e objetos de decoração em tons de rosa Projeto de Consuelo Jorge

Tons de Rosa: +67 Decorações para Você Utilizar no Seu Projeto

Sala integrada com móveis de madeira mesa redonda e painel de TV Projeto de Tetriz Arquitetura

53 Móveis de Madeira: Como Escolher a Madeira e Cuidados Essenciais

Espelhos em apartamento

Espelhos no Apartamento: 9 Dicas Incríveis para Você Usar

Deixe um comentário

2 Comentários em "Guia de Estilos de Decoração – Romântica"

Rosa Liliana

vocês são brilhante em decoração!! amo este estilo romântico e tudo que tem a ver com vintage.obrigada por existirem

[…] Guia de Estilos de Decoração – Romântica […]

wpDiscuz