1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Hortas em casa, como cultivar em espaços pequenos

Hortas em casa, como cultivar em espaços pequenos

Cultivar hortas em casa já não é mais privilégio de quem mora em casas muito grandes ou tem um quintal enorme a disposição. Cada vez mais cresce o número de pessoas que conseguem cultivar uma pequenas hortas com ervas, temperos e até mesmo legumes e verduras em espaços reduzidos.

Um dos segredos do crescimento forte das hortas caseiras é a escolha do local. No geral, hortaliças precisam de uma média de 5 horas de luz do sol por dia, descubra na sua casa um lugar que tenha esta característica. Se puder, é preferível que essas horas de luz solar nas hortas estejam concentradas no período da manhã.

Mantendo pequenas hortas em casa

Se morar em apartamento pode usar o espaço da sua varanda ou janelas na sua cozinha ou área de serviço para colocar suas hortas.

Pequenos vasinhos podem dar conta se você quiser começar a plantar hortas de maneira tímida e cultivar apenas alguns temperos. Além disso, as hortas também podem usar recipientes reciclados como garrafas ou vidros de conservas, desde que estes tenham furos na base. Caso use um canteiro ou um recipiente maior para fazer suas hortas todas juntinhas, tome o cuidado de deixar uma distância considerável entre elas.

Tenha em mente que as hortas não podem ficar encharcadas, e mesmo com regas diárias, duas vezes por dia no verão e uma no inverno, sua plantação pode morrer caso a terra e o vaso fique cheio de água. Por esta razão escolha para as hortas, vasos ou canteiros com furos na parte de baixo, caso seu vaso não tenha, você mesmo pode fazer.

Para que as hortas cresçam fortes, a terra deve ser de boa qualidade, se você não tem muita intimidade com o preparo do solo, vale até comprar a terra pronta, ela deve ter matéria orgânica, e elementos como fósforo, potássio e nitrogênio, hortas exigem que você também fique de olho no pH, o ideal é que ele seja por volta de 6.

No caso de espaços pequenos, hortas exigem cuidados com as espécies para cultivo, dependendo da profundidade do seu solo algumas plantas se darão melhores que outras, alfaces, coentro e couve, além de frutas de pequeno porte se dão melhor já que tem a raiz curta. Infelizmente hortaliças como cenoura e rabanete, que têm a raízes mais longas não se dão bem em hortas pouco profundas e podem acabar morrendo.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Plantas para jardim externo

Plantas para Jardim: +61 Ideias para Decorar o Seu Espaço

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Piscina pequena infantil em deck de madeira Projeto de Meyer Cortez

50 Modelos de Piscina Pequena para Espaços Compactos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz