1. Home
  2. Revista
  3. Artesanato e DIY
  4. Faça Você Mesmo: 13 Ideias de Cabeceira Para Fazer e Gastar Pouco

Faça Você Mesmo: 13 Ideias de Cabeceira Para Fazer e Gastar Pouco

Nós sabemos que a cabeceira é um item muito caro na decoração, você vai precisar investir cerca de mil reais em uma cabeceira. E, esse valor pode ser ainda maior se você escolher uma cabeceira de madeira trabalhada ou de ferro. Então, que tal fazer a sua? Nesse artigo, vamos dar 13 ideias de cabeceira para fazer e gastar pouco.

Logo, é importante que você mantenha a mente aberta para as opções que vamos compartilhar aqui. Afinal, nem todas podem te agradar e, como são ideias de cabeceiras para fazer e gastar pouco, você irá precisar colocar a mão na massa. E aí, preparado?

Então, vem com a gente conferir as 13 ideias de cabeceira para fazer e gastar pouco. Aqui, você vai economizar e vai poder decorar o quarto todo com os mil reais que pagaria na outra. E, ao final desse artigo não deixe de comentar qual dos modelos você mais gostou e pretende fazer.

Cabeceira estofada complementa a decoração do quarto de casal

1. Cabeceira estofada complementa a decoração do quarto de casal. Projeto de Pietro Terlizzi

Ideias de cabeceira para fazer

O quarto é considerado um dos ambientes mais íntimos de uma casa. Afinal de contas, é para esse ambiente que nos direcionamos quando decidimos relaxar e nos desconectar do mundo exterior. Sendo assim, é fundamental que a decoração do espaço, transmita essa sensação de aconchego e tranquilidade. E, dentre os inúmeros elementos decorativos desse ambiente, incluir uma cabeceira bem criativa pode fazer toda a diferença.

Nessa direção, para você que está planejando criar uma cabeceira personalizada para o quarto aqui vai 13 ideias de cabeceira para fazer e gastar pouco. Confira!

1. Cabeceira estofada

Vamos começar com uma bem fácil de fazer, ideal para você que gosta de conforto e um quarto mais aconchegante.

O legal dessa cabeceira é que ela possui placas de tamanhos diferentes e, o processo de criação é bem simples. Aqui, você irá precisar de espuma, tecido e madeira. Posteriormente, é só pregar na parede e, ao longo dessa etapa indico usar encaixe, pois é mais forte. Mas, caso você queira pode usar também uma cola resistente ou mesmo uma fita dupla face.

Lembre-se que seu material não pode ser pesado, pois se for, nem a cola e a fita vão conseguir segurar. E, caso você não queira usar madeira para não pesar, pode substituí-la por materiais mais leves, como o papelão ou isopor.

A cabeceira estofada transmite aconchego ao ambiente

2. A cabeceira estofada transmite aconchego ao ambiente. Fonte: Casa Vogue

2. Cabeceira feita com madeira de demolição

Existem muitas formas de colocar a madeira de demolição na cabeceira, essa que estamos mostrando é uma delas. Para fixar o ideal é usar o encaixe, você coloca uma madeira parafusada na parede e depois encaixa cada placa. Podendo ser colocada em pé, deitada e ainda pode pintar.

As opções são muitas, basta usar a criatividade. O melhor é que você pode conseguir essa madeira de graça, então, fique de olho em lugares que estão reformando e descartando esse tipo de material.

Cabeceira feita com madeira de demolição

3. Cabeceira feita com madeira de demolição. Fonte: Pinterest

3. Cabeceira feita de tronco

Essa cabeceira é linda e ficará cara se você não tem um lugar que pode pegar o tronco. Mas se tem uma fazenda ou conhece alguém que pode fazer um trabalho assim, vale a pena. Você pode encontrar um tronco de madeira em inúmeros lugares. Além disso, atente-se ao tamanho do tronco encontrado, pois ele deverá respeitar as medidas da cama.

Aposte na decoração com cabeceira feita de tronco

4. Traga o estilo rústico para o quarto incluindo uma cabeceira feita de tronco. Fonte: Pinterest

4. Cabeceira feita com placa de retalhos de madeira

Essa é bonita e muito fácil, você não irá gastar mais que meio dia para colocar ela no lugar. Aqui, você só precisa comprar a placa no tamanho certo e colocar no lugar. Você encontra chapa de madeira OSB cru por menos de 25 reais o metro. É um valor ótimo, não é mesmo? E você não terá trabalho nenhum, a não ser instalar ele atrás da cama.

Cabeceira feita com placa de retalhos de madeira

5. Cabeceira feita com placa de retalhos de madeira. Fonte: Pinterest

5. Cabeceira feita com adesivo

Se você quer economizar ainda mais, que tal usar um adesivo ? Você pode mandar fazer da forma que achar mais interessante ou até mesmo comprar, depois é só colar na parede e pronto, você já tem uma cabeceira.

Complemente a decoração do quarto com uma cabeceira feita com adesivo

6. Que tal incluir na decoração do quarto uma cabeceira feita com adesivo ? Fonte: Tão Feminina

6. Cabeceira pintada

Existem muitas formas de pintar, você pode até mesmo desenhar a cabeceira e pintar. Mas a dica aqui é ainda mais simples. Escolha uma cor que gosta e que se destaca no quarto. Depois pinte apenas do meio para baixo. Assim, você terá um destaque na parede e delimitando por fim a área da cabeceira.

Inclua na decoração uma cabeceira pintada

7. Defina o estilo do quarto, escolha sua cor preferida e inclua na decoração uma cabeceira pintada. Fonte: Pinterest

7. Cabeceira feita com cano PVC

A ideia aqui é usar PVC e fazer ele parecer ferro. Essa dica ainda vem com um passo a passo, clique no link para conferir, garanto que você irá adorar. A ideia é muito boa e super barata e, você vai gastar cerca de 50 reais, dependendo do tamanho da sua cama. Depois, é só colocar a mão na massa e criar o estilo que você acha mais legal. Curtiu?

8. Cabeceira feita com grade de janela

Saiba que existem lugares na sua cidade que você pode comprar grades que foram descartadas, sendo assim, procure em seu bairro onde tem uma loja que forneça esse material e vá lá dar uma conferida. Você pode se surpreender com as grades que encontrar. Depois é só colocar ela na cabeceira da sua cama. Antes, claro não se esqueça de limpar e pintar, para que a peça seja recuperada e fique com cara de nova.

Cabeceira feita com grade de janela

8. Aposte no estilo vintage e complemente a decoração com uma cabeceira feita com grade de janela. Fonte: De Apê Novo

9. Cabeceira feita com paletes

Provavelmente você já ouviu falar dos famosos paletes, não é mesmo? Então, que tal incluir esse material na confecção da sua cabeceira. Para isso, você irá precisar desmontar o palete ou mesmo comprar uma madeira. No entanto, aqui é necessário montar toda a estrutura da cabeceira, não apenas colocar o palete atrás da cama. Eu sei, essa etapa pode exigir um pouco mais de trabalho, mas o resultado fica bem legal.

Aproveite a estrutura dos paletes e crie uma cabeceira para o quarto

9. Aproveite a estrutura dos paletes e crie uma cabeceira para o quarto. Fonte: Vintage Revivals

10. Corda na cabeceira

Quer uma cabeceira bem diferente para o seu quarto? Então, invista em uma decoração com cabeceira feita de corda. Aqui, apesar do processo de criação ser um pouco mais demorado, os materiais necessários podem ser encontrados com facilidade.

Inclua na decoração do quarto uma cabeceira feita de cordas

10. Inclua na decoração do quarto uma cabeceira feita de cordas. Fonte: Pinterest

11. Cabeceira de almofada

Você tem facilidade em costurar ? Então, aposte em uma cabeceira de almofada para a decoração do seu quarto. Aqui, as almofadas são penduras em um varão de cortina. É fácil e muito barato reproduzir e lembre-se se fizer não deixe de compartilhar com a gente.

Invista em uma cabeceira com almofada

11. Traga maior conforto para o quarto incluindo uma cabeceira de almofada. Fonte: Pinterest

12. Cabeceira com feita com papel de parede

Você pode criar um painel com papel de parede, tecido ou pintura. Por isso, use e abuse da criatividade, afinal, o papel de parede terá a função de realçar a beleza do ambiente, de uma forma moderna e que se harmonize com toda a decoração.

Aposte em uma cabeceira feita com papel de parede

12. Aposte em uma cabeceira feita com papel de parede. Fonte: Jellinadetmar

13. Cabeceira de porta

Que tal usar uma porta antiga ou janelas como cabeceira? É uma ideia bem interessante, mas também muito fora da caixa. Além disso, é importante combinar com sua decoração. Logo, se o seu estilo é mais rústico, a porta antiga e, até mesmo descascada, ficará linda no seu quarto como cabeceira.

Reaproveite a estrutura de uma porta antiga e crie uma cabeceira

13. Reaproveite a estrutura de uma porta antiga e crie uma cabeceira. Fonte: Pinterest

Viu, existem inúmeras ideias de cabeceira para fazer, basta escolher seu modelo preferido e colocar a mão na massa. Não deixe de compartilhar conosco quais das ideias você mais gostou e fez. Além disso, envie também todas essas ideias para seus amigos que estão procurando uma cabeceira e não querem gastar muito.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

the art of

Como Pintar MDF: Seus Móveis Renovados

varanda decorada com puffs de pneus

Decoração com Pneus: Saiba Como Reaproveitar esse Material

Como colocar papel de parede para decorar o ambiente

Como Colocar Papel de Parede: Aprenda e Inspire-se com +40 Projetos

Decopage em bandeja

Decoupage: O Que É, Como Fazer e +66 Ideias Incríveis

Deixe um comentário

2 Comentários em "Faça Você Mesmo: 13 Ideias de Cabeceira Para Fazer e Gastar Pouco"

Arlene Miranda

Amei as idéias

Jackeline Rocha Cruz

Parabéns, muito lindas

wpDiscuz