1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Iluminação para área externa

Iluminação para área externa

Ano novo, casa nova!

O post é sobre iluminação para jardim, áreas de lazer e fachada. Esses espaços muitas vezes ficam esquecidos quando o assunto é iluminação. Entretanto, trabalhando no ramo, temos notado uma crescente procura por projetos para fachadas comerciais e iluminação de áreas comuns de condomínios. Então, se você está construindo ou reformando, não se esqueça de planejar a iluminação da parte de fora da casa.

Nas áreas externas, a iluminação auxilia na segurança, traz destaque para o imóvel, harmoniza a decoração e o paisagismo, além de proporcionar conforto aos usuários. Antes de sair comprando as luminárias, porém, é preciso planejar. Para a iluminação dos jardins, pense nos pontos que você gostaria de destacar. Arbustos, árvores, esculturas, a textura do muro etc., tudo isso pode ser valorizado com uma boa iluminação. A iluminação das plantas deve ser feita com luminárias que mantenham o foco na folhagem.

Viva_Decora_Iluminacao_certa_para_areas_externas

Na fachada, a luz pode vir de arandelas com um facho estreito, criando um jogo entre a luz e a sombra. Note que se você iluminar tudo, o efeito se perde. É importante que a iluminação seja direcionada para a parede e não para quem passa na rua. Se a segurança for sua maior preocupação, ilumine a calçada, mas tome cuidado para não exagerar na potência e ofuscar os pedestres.

Já para as áreas de lazer (quintal, churrasqueira etc.), as possibilidades são muitas. Inspire-se nos projetos e valorize os pontos de destaque. Visite muitas lojas e busque informações antes de comprar as luminárias. Se ainda estiver com alguma dúvida, contrate um profissional especializado para te orientar e garantir que o projeto vai ficar do jeitinho que você sempre sonhou.

Viva_Decora_Iluminacao_certa_para_areas_externas

Tenha em mente que esses ambientes da casa precisam de um cuidado especial também na escolha dos produtos. É importante que todas as luminárias e lâmpadas utilizadas sejam adequadas para uso externo e tenham qualidade comprovada. Existe uma infinidade de luminárias no mercado, mas nem todas cumprem o que prometem. Em áreas externas, é muito comum ver luminárias com água dentro ou com lâmpadas queimadas. A opção por produtos de boa qualidade faz toda a diferença no resultado final. Se for usar LED em áreas externas, opte por luminárias com sistema LED integrado. Atenção: lâmpadas de LED não devem ser usadas em luminárias vedadas! Embora isso seja uma prática comum, dessa forma as lâmpadas terão sua vida útil reduzida.

Viva_Decora_Iluminacao_certa_para_areas_externas

Para finalizar, contrate uma equipe de instalação experiente e cuidadosa para executar o trabalho com segurança e durabilidade.

Texto escrito por  Camila Branco, Arquiteta da Mosaico Iluminação e Interiores

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

arandela para quarto - arandela afixada em cabeceira estofada - Manual da Obra

Arandela Para Quarto: Confira Modelos e +43 Exemplos Inspiradores

Conjunto de pendentes aramados para sala de jantar

Como Usar Pendentes, Lustres e Luminárias e suas principais diferenças

tipos de lâmpadas - lâmpadas de bulbo - Álvaro Serrano

Tipos de Lâmpadas: Conheça os Principais e Veja +41 Modelos

Arandelas externas em terraço Projeto de Laura Santos

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz