1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Iluminação Natural nos Ambientes: Saiba os Benefícios

Iluminação Natural nos Ambientes: Saiba os Benefícios

A iluminação natural nos ambientes é um dos elementos mais presentes nos projetos de arquitetura. Essa técnica utiliza a luz do sol em ângulos estrategicamente bem colocados, para que assim as condições naturais da região sejam melhor aproveitadas. Além do fato de que esteticamente fica lindo demais!

Para utilizar essa técnica de maneira assertiva, é preciso analisar bem a localização do terreno em relação ao nascer e o pôr do sol. Dessa forma, dá para saber quais cômodos do imóvel serão mais utilizados com a iluminação natural. Além, é claro, de escolher vidros feitos exatamente para esse tipo de trabalho.

Fora a questão da estética, essa técnica traz benefícios incríveis e com certeza o seu olhar para a luz natural dentro de casa vai mudar para a melhor. Quer saber quais são esses pontos positivos? Dá só uma olhada na lista abaixo!

Conforto visual para você

A iluminação natural nos ambientes traz conforto visual. Fonte: Getty Images
1. A iluminação natural nos ambientes traz conforto visual. Fonte: Getty Images

O primeiro benefício que a utilização de luz natural traz é o conforto visual, pois os raios solares deixarão o ambiente mais agradáveis. Com isso, pequenas fadigas do dia a dia não acontecerão mais.

Economia de luz elétrica em casa

2. A iluminação natural nos ambientes favorece a economia de luz elétrica. Fonte: Getty Images
2. A iluminação natural nos ambientes favorece a economia de luz elétrica. Fonte: Getty Images

Um dos principais benefícios de deixar sua casa com iluminação natural é que, durante o dia, você vai economizar luz elétrica, já que não precisará ligar as lâmpadas, luminárias, etc. de alguns ambientes.

Melhore sua saúde com a luz natural

3. A iluminação natural nos ambientes traz benefícios para a saúde. Fonte: Getty Images
3. A iluminação natural nos ambientes traz benefícios para a saúde. Fonte: Getty Images

Até a sua saúde vai agradecer por você ter escolhido utilizar a luz do sol ao seu favor em casa! É comprovado cientificamente que nós humanos precisamos todos os dias de doses moderadas do sol.

Tudo porque ao ter contato com os raios solares, o corpo produz vitamina D, melhorando a absorção do cálcio e fortalecendo os ossos.

Outro aspecto benéfico para a saúde é que, quando há pouca luz natural no ambiente, o organismo tende a funcionar como se estivesse à noite. Ou seja, ao invés dele acelerar, fica mais devagar em suas atividades.

Você sabia que…

4. Sempre que possível opte pelos vidros temperado ou laminado, pois eles filtram os raios solares. Fonte: Getty Images
4. Sempre que possível opte pelos vidros temperado ou laminado, pois eles filtram os raios solares. Fonte: Getty Images

Durante dias frios, o vidro deixa o ambiente como se fosse uma estufa natural, o que faz o ambiente ficar quentinho. Mas, no verão, o vidro aquece bastante os cômodos que eles estão instalados e aí você vai precisar aderir ao ventilador ou ar-condicionado.

Para dar uma solução ao seu problema, a dica é optar por um vidro temperado ou laminado. Essas duas opções filtram os raios solares e protegem o ambiente de superaquecer e causar desconfortos por causa do calor.

5. Na hora de projetar a iluminação natural nos ambientes do seu imóvel, procure um bom profissional. Fonte: Getty Images
5. Na hora de projetar a iluminação natural nos ambientes do seu imóvel, procure um bom profissional. Fonte: Getty Images

O Brasil é um dos lugares do mundo em que a utilização da iluminação natural é mais bem-vinda. Tudo porque o clima aqui é na maioria das vezes quente. Por isso que em países tropicais essa é uma prática comum. Com isso, você ainda vai ver mais e mais lares com essa técnica! Inclusive, depois desse post, quem sabe você mesmo não faça esse projetinho no próprio lar, não é mesmo?

Na hora de instalar a iluminação natural em seu imóvel, procure um bom profissional para que você não tenha nenhuma dor de cabeça depois do trabalho feito. Siga as dicas corretamente e aproveite a luz solar como nunca antes!

Para mais informações, acesse as plataformas digitais:

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Como escolher a iluminação ideal para o seu ambiente. Fonte: Pexels

Tipos de Iluminação Por Ambiente: Como Escolher a Ideal

Iluminação Sala de Estar: Dicas de Projetos de Iluminação +60 Ideias Incríveis

Área de lazer decorada com arandelas externas. Fonte: DB Arquitetos

+70 Arandelas Externas e Dicas Para Acertar no Modelo

Abajur para Criado Mudo: Dicas para Escolher +60 Modelos Lindos

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz