1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Iluminação para ambientes de relaxamento em casa

Iluminação para ambientes de relaxamento em casa

Cada pessoa encontra sua própria maneira de relaxar. Ouvir música, ler, assistir televisão, meditar… Enfim, relaxar é encontrar a paz em algo prazeroso e reconfortante. Aquilo que energiza o corpo e a alma. O que isso tem a ver com iluminação para ambientes? Tudo!

O relaxamento é o repouso físico e psicológico do ser humano. Para alcançar esse repouso em casa, nada melhor do que caprichar nos ambientes destinados a esse fim. A composição do ambiente de relaxamento é tão importante quanto colocar uma roupa confortável.  E a boa iluminação é fundamental, tanto quanto aquela poltrona que você adora.

O ideal é que a iluminação para ambientes seja planejada junto com o projeto do ambiente. Assim, você passa a ter mais opções de soluções de iluminação e também de modelos de luminárias. É possível seguir alguns preceitos básico para deixar o seu cantinho bem confortável, sem ter que promover uma reforma na casa.

Em primeiro lugar, é importante que você tenha mais de um ponto de luz. Se você tem somente um ponto de iluminação central no ambiente e não tem a intenção de reformar o local, vai precisar complementar a iluminação com abajures, luminárias de piso e outros recursos. Se der para colocar um forro de gesso, as possibilidades aumentam bastante. Você pode trabalhar a iluminação indireta com sancas e cornijas. Essas soluções promovem uma iluminação muito agradável porque não direcionam a luz para os olhos.

Como_Decorar_Viva_Decora_ Iluminacao_para_ambientes_de_relaxamento_em_casa

 

Na sequência, verifique a possibilidade de separar os circuitos para poder criar diferentes cenas dentro um mesmo ambiente. Isso vai permitir que você separe as atividades sem precisar mudar de local. A sala, por exemplo, pode servir de escritório durante o dia e de espaço de leitura à noite, e até se transformar em local de festas no final de semana. Por isso, tenha opções para mudar a cara do ambiente com um simples toque no interruptor.

Como_Decorar_Viva_Decora_ Iluminacao_para_ambientes_de_relaxamento_em_casa

 

Fique atento à temperatura de cor das lâmpadas. Enquanto o branco neutro é o mais recomendado para o trabalho, o branco quente traz mais aconchego para o relaxamento. Prefira lâmpadas que fiquem em torno de 3000K e guarde a embalagem para garantir uma recompra correta. A cor âmbar também ajuda a relaxar. Já o RGB pode ser escolhido pelos adeptos da cromoterapia.

Como_Decorar_Viva_Decora_ Iluminacao_para_ambientes_de_relaxamento_em_casa

 

O toque final para a criação de espaços confortáveis em casa é a dimerização. Ela permite que cada usuário ajuste o nível de iluminação para a atividade escolhida. Agora, se você pretende realmente investir na iluminação para ambientes do seu lar, pode contar com profissionais especializados no assunto para um projeto sob medida. Eles poderão indicar as melhores soluções para a sua casa.

 

Por: Camila Branco,  da Mosaico Iluminação e Interiores

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Sala de estar branca com cortinas brancas Projeto de Leonardo Muller

4 Dicas de Como Economizar Energia com a Iluminação da Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz