1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Dicas de Iluminação para Quarto de Casal

Dicas de Iluminação para Quarto de Casal

Com tanta variedade de fontes luminosas (lâmpadas) no mercado, escolher as opções adequadas para a iluminação de um quarto de casal pode ser desafiador. Principalmente quando queremos algo mais interessante. Por isso, aqui vão algumas dicas de iluminação para quarto de casal:

Confira dicas para iluminação para quarto de casal

Primeiramente, devemos levar em conta o tipo de luz que queremos ter no quarto. As luzes recomendadas para o quarto de casal são: luz geral direta (de cima para baixo), luz geral indireta (usando o teto, como na sanca de gesso, ou parede como rebatedor), luz geral difusa (quando o corpo da luminária é feito de material que difunde a luz), luz de destaque (para quadros por exemplo) e luz de efeito (quando há interesse em gerar algum tipo de efeito visual).

iluminação para quarto de casa varios tons

Iluminação para quarto de casal do bairro do Leblon – RJ

Como vemos nas fotos acima, que foram tiradas do mesmo quarto de casal, trocar um interruptor normal “acende/ apaga” por um dimmer já ajuda muito. Dimmer é um potenciômetro, um dispositivo que permite modificar a intensidade luminosa de uma lâmpada – como um botão de volume, aonde girando para a direta a luz aumenta e girando para a esquerda a luz diminui, possibilitando adequar o clima do quarto do casal conforme o uso ou gosto do usuário. Ainda há opção de comprar um sistema de automação que faça a troca das cenas num toque de botão.

iluminação para quarto de casal beliche de casal

Iluminação para quarto da casa em Búzios – RJ

Quando o usuário quiser um ambiente aconchegante, poderá optar por luz geral indireta, que ilumina o ambiente uniformemente e com poucas sombras. É o caso das arandelas do quarto das crianças acima, que pode ser aplicado numa iluminação para quarto de casal.

Outro aspecto importante é saber mesclar diferentes sistemas, para poder ter diferentes percepções visuais do mesmo quarto e, consequentemente, diferentes usos do mesmo, como vemos nas fotos abaixo:

A sanca linear gera luz geral indireta e embutidos valorizam quadros e dão suporte à leitura.

iluminação para quarto de casal com sanca

Iluminação para quarto de casal com sanca em Barra do Sahy – SP

Em outro acendimento (interruptor), luz colorida pode gerar efeito especial para diferentes ocasiões.

iluminação para quarto de casal com efeito roxo

Iluminação com efeito para o quarto de casal

É conveniente que a iluminação venha de diferentes alturas pois, a luz na altura dos rostos das pessoas ajuda a humanizar os espaços. Por isso, o uso de arandelas é ótima opção a ser considerada.

iluminação para quarto de casal com arandelas

Iluminação para quarto de casal com arandelas na lateral

Assim como uso de abajoures que complementem a luz geral com uma emissão luminosa radial.

iluminação para quarto de casal com abajures

Abajures e plafon no quarto de casal em Barra do Sahy – SP.

Neste quarto, optamos por sistema de luz indireta circular que é muito aconchegante e agradável, complementado por arandelas de luz indireta que não geram reflexos e são ótimas para assistir tv (ao lado da mesma) e arandelas decorativas nas laterais das cabeceiras.

iluminação para quarto de casal com luz indireta

Ambiente aconchegante do quarto de casal com iluminação indireta

Por outro lado, na área dos armários aonde é necessária maior quantidade de luz, sancas invertidas no teto geram luz indireta que ilumina uniformemente portas e interior dos armários.

iluminação para quarto de casal com parte dos armários bem iluminada

Armários bem iluminados da residência em Curitiba – PR.

Para o quarto de hóspedes de casal com sofá-cama retrátil: arandela linear (Luxion) de luz indireta ilumina o ambiente inteiro com baixo consumo; plafon no teto gera luz geral direta e ilumina com maior intensidade.

iluminação para quarto de casal com arandela linear

Quarto de hospedes com iluminação com arandela linear da residência em Curitiba -PR

 

Por fim, o quarto de casal abaixo pode ser considerado com mais opções: sanca de luz indireta gera luz agradável e aconchegante, bem suave; plafons de luz indireta no teto geram luz indireta abrangente que preenche toda a área de teto mais alto; dois embutidos dentro da área de teto mais alto geram luz complementar sobre a cama, e três embutidos no teto mais baixo (parte esquerda da foto) iluminam papel de parede e objetos decorativos na bancada.

iluminação para quarto de casal com plafon

Iluminação para quarto de casal bem planejada do apartamento no Leblon – RJ.

Ugo Nitzsche, autor deste texto, é fundador e arquiteto titular do escritório de arquitetura NTZ iluminação arquitetônica, que se dedica exclusivamente ao desenvolvimento de projetos de iluminação.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Sala de estar branca com cortinas brancas Projeto de Leonardo Muller

4 Dicas de Como Economizar Energia com a Iluminação da Casa

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz