1. Home
  2. Revista
  3. Modelos de casa
  4. Imóvel Próprio: Qual a Melhor Idade para Adquirir?

Imóvel Próprio: Qual a Melhor Idade para Adquirir?

Anda se perguntando se está na hora de comprar seu imóvel próprio? Será que você está na melhor idade para fazer isso?

A resposta é simples: depende. Depende da sua saúde financeira, de quais são suas contas mensais e quais seus objetivos financeiros.

Analisando tudo isso, você vai conseguir perceber se é o momento de realizar o sonho da casa própria. Nós falamos mais sobre isso neste artigo. Continue lendo para saber tudo!

Fachada de casa de madeira Foto Pixabay
1. Ter um imóvel próprio é a realização de um sonho, mas também um investimento para o futuro. – Foto: Pixabay

Afinal, existe melhor idade para comprar seu imóvel?

A idade ideal para comprar um imóvel é aquela em que você pode fazer isso. Pode ser com mais ou menos de 30, próximo da aposentadoria ou mesmo logo após completar 18.

O importante mesmo é ter estabilidade financeira para fazer essa compra. Comprar um imóvel requer um alto investimento.

Se você não puder arcar com o valor com segurança, sem prejudicar as contas de casa, será melhor adiar a compra. Então, com mais dinheiro e planejamento, o resultado poderá ser mais interessante. Ou seja, a compra do imóvel sem dores de cabeça.

De qualquer forma, vale dizer que, quanto antes você puder comprar seu imóvel, melhor. Principalmente se você for financiar. Quando se é mais jovem, é possível parcelar o valor total por mais tempo. Assim, o valor pago por mês fica menor, dando mais equilíbrio ao orçamento.

Mulher pensando sobre compra uma casa Foto Unsplash
2. Não existe uma idade adequada para comprar o primeiro imóvel – Foto: Unsplash

O que considerar antes da compra

Antes de comprar um imóvel, é fundamental analisar, com muito cuidado, alguns aspectos básicos. São pontos que vão dar a você mais segurança de que é mesmo o momento mais vantajoso de fazer sua compra. Veja a seguir.

Momento de vida

Antes de tudo, é importante analisar em que momento da sua vida você se encontra. Parece mesmo o momento de sair da casa dos seus pais, por exemplo? O seu dinheiro não poderia ser melhor aplicado em um carro?

Esse tipo de análise precisa entender o que você considera prioridade no momento e por que.

Orçamento disponível

Sem dúvida, um dos pontos mais críticos na hora de comprar um imóvel é avaliar o orçamento.

Comprar um imóvel não é uma tarefa barata. Então, costuma ser bem difícil guardar todo o dinheiro para pagar pelo bem à vista. Mas quando isso é possível, é essencial entender se esse gasto substancial não vai prejudicar sua qualidade de vida e outras contas

De qualquer forma, o mais comum é ter que financiar o imóvel. Nesse caso, é necessário avaliar se as parcelas desse financiamento vão caber no orçamento.

Segundo especialistas, o ideal é não comprometer mais que 30% do salário para pagar os valores. Então, se você ganha R$ 2.000,00 por mês, o valor pago pelo imóvel todo mês não deve passar de R$ 600,00.

Ter esse controle vai ajudar a evitar que suas demais contas fiquem em aberto e você acumule dívidas. Comprar um imóvel pode ser ótimo, desde que não prejudique outros aspectos do seu orçamento.

Organizando as finanças para comprar um imóvel Foto Unsplash
3. É importante organizar suas finanças antes de comprar um imóvel – Foto: Unsplash

Opções disponíveis

Existem vários tipos de imóveis disponíveis, com valores bem variados. Também existem várias formas de financiá-lo, de um financiamento comum a um consórcio.

Então, antes de comprar o imóvel próprio, entenda bem o que você quer comprar. É preciso considerar inclusive seus planos para o futuro: você quer ter filhos? Quantos? Dependendo da resposta, vai ser bom já adquirir um imóvel com quartos suficientes.

Dicas financeiras para aquisição do imóvel

Agora que você já sabe o que avaliar na hora de comprar a casa própria, é hora de entender o que fazer para fazer uma compra segura e vantajosa. Continue lendo!

Tenha 25% do valor

Vale a pena ter parte do valor do imóvel para dar de entrada nele. Primeiro porque grande parte dos bancos sequer vai considerar fazer o parcelamento se você não tiver nenhum valor inicial.

Além disso, quanto mais você pagar à vista, menos vai sobrar para parcelar. Assim, o valor pago mensalmente será menor, e você terá mais facilidade de manter o orçamento em dia.

Pesquise e compare opções

Os financiamentos disponíveis cobram taxas e juros diferentes. Então, sempre pesquise bem antes de aderir a um financiamento.

Esse cuidado vai garantir que você encontre o melhor parcelamento possível para o seu perfil. Até porque, será importante encontrar aquele que tenha um prazo que caiba no seu orçamento. Lembre-se que quanto maior o tempo você for pagar, menor tende a ser o valor das parcelas.

Para comparar as opções, você pode conversar com vários bancos e avaliar as informações com cuidado.

Se preferir, também dá para fazer um empréstimo para adquirir o imóvel. Neste caso, é possível usar um simulador de empréstimo, que facilita a comparação.

Planejamento para comprar um imóvel Foto Unsplash
4. Faça uma boa pesquisa e compare as opções antes de comprar um imóvel – Foto: Unsplash

Use o planejamento a seu favor

Se planejar para comprar um imóvel ajuda muito a evitar dívidas e dores de cabeça. Afinal, se você souber o quanto vai pagar por mês, vai conseguir organizar as finanças para manter tudo em dia.

Mas esse planejamento não precisa começar só na hora de avaliar o melhor empréstimo. Na verdade, vale a pena começar desde já. Mesmo que você ainda só tenha um sonho e dinheiro nenhum.

Seu planejamento vai ajudar a, por exemplo, economizar dinheiro e poupar os valores para conseguir pagar parte do imóvel.

Também vai ser uma saída para garantir o pagamento das dívidas que você tem em aberto hoje. Essa quitação é importante porque, assim, você vai estar com o orçamento livre quando comprar seu imóvel e tiver que arcar com os valores mensais.

Para se planejar, comece entendendo qual sua renda mensal e quais seus gastos recorrentes. Depois, avalie suas dívidas, se organize para pagar todas elas e defina metas para economizar. Tudo isso vai auxiliar você a comprar seu imóvel próprio em breve.

Considerações finais

Antes de comprar seu imóvel, pense bastante. Entenda que tipo de imóvel você quer, qual o tamanho, quanto você quer pagar e como vai fazer esse pagamento.

É importante lembrar que, mais do que realizar um sonho, a compra de um imóvel significa adquirir uma dívida.

Fazer isso sem analisar a sua situação e sem cuidado pode tornar seu sonho em um pesadelo.

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Escada para Casa: Qual o Melhor Formato e Material, +62 Ideias

Brise de Madeira: O Que É, Qual o Melhor Material +45 Ideais

Planta de casa de apartamento com três quartos sendo um como home office. Fonte: Engineering Discoverires

Plantas de Casas: +110 Projetos Para Você Se Inspirar e Construir

As casas simples e pequenas fazem sucesso entre o público. Fonte: Houzz

111 Fachadas de Casas Simples e Ambientes Decorados Para Se Inspirar

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz