1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Janela de Vidro: +70 Modelos para Usar na Sala, Cozinha e Quarto

Janela de Vidro: +70 Modelos para Usar na Sala, Cozinha e Quarto

Você sabe o que á a janela de vidro? Ela está entre as melhores opções de janelas para incluir em projetos de casas e apartamentos. Isso porque, mesmo existindo uma grande variedade de modelos, tamanhos e trancas para aberturas, todos possuem uma ótima característica: a grande entrada de luz natural. 

Os ambientes que possuem a janela de vidro são iluminados, aconchegantes e super arejados. Inclusive, isso é uma grande vantagem para quem tem uma casa pequena. A luz proporciona a sensação de amplitude, fazendo com que sua casa pareça ser maior do que realmente é. 

Mas você sabe qual o modelo certo para cada ambiente da sua casa? É importante se atentar a este detalhe para saber o que contribuirá para iluminar e arejar o ambiente. 

Sala de estar com janela de vidro
1. Sala de estar com janela de vidro amplo – Foto: Clarissa Strauss

Por isso, confira abaixo um pouco mais sobre cada um dos modelos de janelas de vidro, dicas de como limpar e inspirações lindas de ambientes bem arejados e iluminados. Escolha a sua! 

Quais são os modelos de janelas de vidro? 

Existem diferentes modelos de janelas de vidro. Cada um deles contribui de uma maneira para a decoração de cada lugar. A janela de vidro pivotante, por exemplo, é ótima para o quartos e sala de estar, pois é um modelo fino que ajuda a iluminar ambientes pequenos –  e é uma ótima entrada de ar também. 

Outro modelo muito bonito e ótimo para usar na cozinha é a janela de vidro guilhotina. Ela é composta por duas folhas sobrepostas e conta com um sistema de abertura vertical. É bonito, fácil de limpar e permite uma boa ventilação no ambiente. Mas, se a ideia for ter algo prático para o dia a dia, opte pela janela de correr em todos os cômodos.

Janela de vidro para sala de estar
2. Janela de vidro para sala de estar – Foto: Migs Arquitetura

Além disso, podemos destacar outros modelos de janelas de vidro, como:

  • Janela de vidro com grade;
  • Janela de vidro de correr;
  • Janela de vidro basculante;
  • Janela de vidro projetante;
  • Janela de vidro camarão. 

Janela de vidro com grade 

Tem crianças ou pets em casa? Então você precisa de uma janela de vidro com grade. Ela evita acidentes e garante que ninguém tente entrar na sua casa por uma janela aberta. Já que você está escolhendo uma janela de vidro com grade, super segura, opte por uma grade bonita, que combine com o estilo da fachada da sua casa. 

Janela de vidro de correr 

A janela de vidro de correr é uma das mais comuns para se ter em casa. É super prática para abrir e fechar. Você pode colocá-la em quartos, cozinhas, na sala… Onde você preferir! A maior vantagem é que você controla a quantidade de ar que entra no ambiente. 

Janela de vidro basculante 

A janela basculante tem um sistema simples. Você consegue abrir e fechá-la por meio de uma alavanca. Ela é bastante utilizada em banheiros, cozinhas e lavanderias. 

Janela de vidro projetante 

A janela de vidro basculante é parecida com o modelo basculante. A diferença é que toda a sua folha é projetada para fora do ambiente. Alguns modelos, inclusive, chegam a abrir num ângulo de 90°. A vantagem desse modelo é que proporciona uma boa ventilação e é fácil de abrir e fechar.  

Janela de vidro camarão 

A janela de vidro camarão funciona da mesma forma que a porta: as folhas correr e se dobram ao mesmo tempo, gerando uma abertura total. Ela é ótima para quem gosta de integrar ambientes, como a cozinha e a área gourmet. 

Onde usar cada janela de vidro? 

Agora que você já sabe mais sobre os modelos de janela com vidro, veja abaixo como utilizar cada janela ao seu favor. 

Janela guilhotina de vidro
3. Janela guilhotina de vidro para cozinha pequena – Foto: Decor Fácil

Janela de vidro para cozinha

A janela de vidro para cozinha precisa ser fácil de limpar, pois o vidro costuma ficar muito engordurado enquanto você cozinha (principalmente se você gosta de fazer frituras). Além disso, você precisa conseguir abrir e fechar a janela de vidro para cozinha sempre que quiser, para arejar o ambiente. 

Por conta disso, nós consideramos as janelas de correr as mais práticas para o seu dia a dia na cozinha, assim como a janela guilhotina. A janela de vidro projetante também pode ser uma boa opção, pois você pode abrir apenas algumas janelas ao invés de todas, como na foto abaixo. 

Janela de vidro para cozinha gourmet
4. Janela de vidro para cozinha gourmet – Foto: Start Arquitetura

Janela de vidro para quarto

O quarto não precisa ser tão iluminado durante o dia, mas o ideal é que ele tenha uma grande circulação de ar. Desta forma, suas noites ficam mais frescas e tranquilas. Por isso, escolha uma janela de vidro para quarto de modelos que possam abrir e fechar, de modo que você controle luz que entra no ambiente. A janela veneziana, por exemplo, é uma ótima escolha. 

No entanto, quem gosta de ambientes super iluminados, pode usar a janela de vidro para quarto de correr durante o dia, e depois fechar com uma cortina blackout, que deixa o ambiente escuro e perfeito para você ter uma boa noite de sono. 

Janela de vidro para quarto com cortina blackout
5. Janela de vidro para quarto com cortina blackout – Foto: Porto Bello

Janela de vidro para sala 

A dica para ter uma janela de vidro para sala é: quanto maior ela for, melhor! 

Nada como ter uma sala de estar bem fresquinha e confortável para sentar e relaxar, não acha? Por isso, não tenha medo de colocar grandes janelas no ambiente. Fica muito mais aconchegante! 

Janela de vidro para sala de estar
6. Janela de vidro para sala de estar decorada em tons claros e azul – Foto: Hilde Brand Silva Arquitetura

Para ter mais privacidade, você pode colocar uma cortina de tecido fino, como a seda. Sempre que quiser, você pode abrir a cortina e deixar a janela de vidro para sala iluminar o ambiente.

Quanto custa uma janela de vidro blindex?

A janela de vidro blindex, também conhecido como janela de vidro temperado, proporciona um melhor isolamento acústico. É prática para limpar e super resistentes. Por conta dessas características adicionais, ter uma janela de vidro temperado pode sair mais cara do que um vidro tradicional – principalmente se você estiver planejando ter janelas grandes e altas na sala de estar. 

O preço da janela de vidro temperado varia de acordo com o local que você fecha o serviço. Aliás, vale ressaltar que esse tipo de instalação deve ser feito por profissionais, que entregam janelas de qualidade. Desta forma, você evita ter uma janela quebrada. 

Escadas com janelas de vidro
7. Escadas com janelas de vidro – Foto: Aquiles Nicol

Janela de madeira com vidro X Janela de alumínio com vidro: Qual escolher? 

Ao escolher a sua janela de vidro, você deverá estar atenta ao material da esquadria. Para quem ainda não conhece, a esquadria é a estrutura da janela, o que sustenta o vidro para você abrir e fechar com facilidade. 

Existem vários materiais, mas os mais comuns são os de madeira e o de vidro. 

Essa escolha vai depender do que você quer para o seu projeto, pois ambos materiais são ótimos para ter em casa. A vantagem de ter uma janela de madeira com vidro, por exemplo, é que você consegue pintar a madeira sempre que quiser dar um toque a mais de cor no ambiente. Por outro lado, o alumínio é resistente e super prático para limpar no dia a dia. Ambientes como a cozinha ficam muito mais práticos e modernos com ele. 

Janela de vidro para cozinha moderna e clássica
8. Janela de vidro para cozinha moderna e clássica – Foto: Arquitrecos

Além disso, vale a pena investir na janela de madeira com vidro quem está em busca de uma decoração rústica ou atemporal. 

Qual a melhor maneira de limpar vidros? 

Existem diferentes formas de aprender como limpar janela de vidro. Você consegue encontrar produtos de limpeza facilmente em lojas e mercados. Porém, também há a possibilidade de você aproveitar alguns materiais que já tem em casa para garantir que seu vidro fique brilhando! 

Como limpar janela de vidro com álcool, vinagre e detergente

  1. Faça a seguinte mistura: 1 xícara de álcool + 1 xícara de vinagre de álcool + 1 colher de sopa de detergente neutro. Coloque tudo dentro de um borrifador;
  2. Limpe a janela de vidro com a mistura;
  3. Molhe um pano e passe no vidro para tirar o excesso;
  4. Utilize um pano seco para finalizar e deixar o vidro brilhando! 

Quer ver mais dicas de como limpar janela de vidro? Acesse o post Como limpar vidros e siga as diferentes receitas!  

Confira nossa galeria de ambientes com janela de vidro para se inspirar 

Janela de vidro para cozinha moderna
9. Janela de vidro para cozinha moderna – Foto: DT Estúdio Arquitetura
janela de vidro guilhotina
10. A janela de vidro guilhotina para cozinha é prática e fica linda – Foto: Ouriço Arquitetura e Design
Cozinha amarela com janela de correr
11. Cozinha amarela com janela de vidro de correr – Foto: Cris Paola
Janela de vidro para banheiro
12. Janela de vidro para banheiro – Foto: Patricia Kolanian Pasquini
Janela de vidro para cozinha
13. Janela de vidro para cozinha com móveis de madeira – Foto: Pinterest
Janela de vidro para cozinha
14. Janela de vidro para cozinha com bancada e móveis cinza – Foto: Revista VD
Cozinha de madeira iluminada
15. Cozinha de madeira iluminada – Foto: Aquiles Nicol
Janela de vidro com grade para sala de jantar
16. Janela de vidro com grade para sala de jantar – Foto: Casa aberta
Cozinha gourmet iluminada
17. Cozinha gourmet iluminada com janela de vidro – Foto: Diego Revollo
Janela camarão de vidro
18. Janela de vidro camarão para integrar a cozinha com a área gourmet – Foto: Pinterest
Janela de correr para cozinha
19. Janela de vidro de correr para cozinha – Foto: PS do Vidro
Janela de vidro para cozinha
20. Janela de vidro para cozinha – Foto: Tudo Especial
Cozinha iluminada com grandes janelas max-air
21. Cozinha iluminada com grande janela de vidro max-air – Foto: Iara Kilaris
Cozinha Gourmet preta e amarela
22. Cozinha Gourmet preta e amarela com janela de vidro – Foto: SP Estudio
Cozinha com janela e porta de correr de vidro
23. Cozinha com janela de vidro e porta de correr – Foto: Aquiles Nicol
Cozinha clean com janela projetante
24. Cozinha clean com janela de vidro projetante – Foto: Ornare
Cozinha iluminada com bancada cinza
25. Cozinha iluminada com bancada cinza – Foto: Enzos Sobocinski
Cozinha simples com janela de vidro
26. Cozinha simples com janela de vidro – Foto: Izabela Lessa
Janela de vidro para cozinha clean
27. Janela de vidro para cozinha clean – Foto: llatorre
janela de vidro de correr
28. A janela de vidro de correr é perfeita para quartos – Foto: Life Style Blog
Janela de vidro para quarto neutro
29. Janela de vidro para quarto neutro – Foto: Fernanda Pessoa de Queiroz
Cortina cinza para quarto neutro
30. Cortina cinza para quarto neutro com janela de vidro – Via: Pinterest
Janela de vidro para quarto de bebê
31. Janela de vidro para quarto de bebê – Foto: Pinterest
Modelos de janelas de vidro pivotante
32. Modelos de janela de vidro pivotante – Foto: DT Estudio Arquitetura
Janelas de vidro para quarto clássico
33. Janela de vidro para quarto clássico – Foto: Gislene Lopes
Cantinho de leitura iluminada por janela de vidro
34. Cantinho de leitura iluminada por janela de vidro – Foto: Decor Hint
Janelas de vidro para quarto
35. Janela de vidro para quarto do tipo guilhotina – Foto: Arquitetura e design
Janela aberta para quarto iluminado
36. Janela de vidro aberta para quarto iluminado – Foto: Trends
Quarto clean com janela de vidro
37. Quarto clean com janela de vidro – Foto: Pinterest
 Janela de vidro para sala de estar
38. Janela de vidro para sala de estar – Foto: Marilia Veiga
Sala de estar com janela de vidro ampla
39. Sala de estar com janela de vidro ampla – Foto: BC Arquiteturas
Sala de estar com janela de vidro ampla
40. Janela de vidro para sala de estar com lareira – Foto: Maricy Marcos Borges
Sala com poltronas amarelo
41. Sala com poltronas amarela com janela de vidro – Foto: AF Arquitetura
Janela de vidro para sala
42. Janela de vidro para sala – Foto: Decor Fácil
Janela de vidro para sala
43. Janela de vidro para sala – Foto: Ina Arquitetura
Sala neutra com janela de vidro
44. Sala neutra com janela de vidro – Foto: Mydomaine
Janela de vidro para sala com modelo camarão
45. Janela de vidro para sala com modelo camarão – Foto: Vida de Vila
Cozinha com janela de vidro pivotante
46. Cozinha com janela de vidro pivotante – Foto: Meireles Pavan
Cozinha com janela max
47. Cozinha com janela de vidro max – Foto: Deia Lowndes Mari Dal Canton
Janela pivotante para sala
48. Janela de vidro pivotante para sala – Foto: Pinterest
Cozinha com janela de correr
49. Cozinha com janela de vidro de correr – Foto: Revista VD
Janela de vidro com grade
50. Janela de vidro com grade – Foto: Revista VD
Modelos de janela para vidro pivotante
51. Modelos de janela de vidro pivotante – Foto: Rocco Arquitetura