1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Jardim em casa com sombras: escolha as plantas certas

Jardim em casa com sombras: escolha as plantas certas

Não são poucas as vezes num projeto de paisagismo em que nos deparamos com as áreas sombreadas. Tais áreas, sejam elas meia-sombra ou sombra, exigem tato na escolha das espécies de modo que seja possível a combinação de floríferas e folhagens.

jardim em casa -pascali-semerdjian-viva-decora

Um mesmo jardim em casa pode ter áreas de sol pleno, sombreadas e de meia-sombra. A maior parcela das espécies ornamentais, principalmente as floríferas, necessita de pelo menos 4 horas de sol por dia, o que por alguns estudiosos já é considerado sol pleno. Outros alegam que o mínimo para se considerar sol pleno seja de 6 horas. Controvérsias a parte a escolha das plantas acaba sendo uma etapa que exige cautela.

jardim em casa julio-anjos-viva-decora

Importante é entendermos os conceitos de luminosidade num jardim em casa.

Um local considerado área de sombra recebe apenas luz indireta ao longo do dia. Já um local de meia-sombra não recebe sol entre às 10h e 16h, ou recebe luz levemente difusa filtrada pela copa das árvores.

A luminosidade é um dos fatores que deve reger o escopo técnico no momento de escolher as espécies. Não existe milagre. Cultivar uma espécie de maneira inapropriada irá onerar o projeto elevando seu custo de manutenção, além de maximizar as chances de ter o desenvolvimento do jardim em casa prejudicado e até mesmo perder as plantas.

Jardim em casa - ana-meirelles-viva-decora

As espécies próprias para áreas sombreadas num jardim em casa, por questões evolucionistas, são oriundas de biomas como florestas tropicais, cujas árvores e suas espaças copas formam uma cobertura natural sombreando o solo e tudo que ali nasce. Difícil definir uma regra entre essas espécies, porém um fator é notório. Suas folhas, não por acaso, acumulam maior quantidade de clorofila, adquirindo um tom mais escuro de verde.

Jardim em casa-iii-in-house-viva-decora

Preste atenção na procedência das espécies que adquire, avaliando bem seu fornecedor ou o local onde compra, pois infelizmente a extração ilegal de muitas delas ainda é uma prática comum. O ideal é conseguir mesclar na escolha de espécies folhagens e floríferas, que ornem entre si, e que possuam harmonia de nuances, matizes e formas formando um lindo jardim em casa.

Jardim em casa-3k-arquitetura-e-interiores-viva-decora

Dentre as espécies floríferas para sombra prímula (Primula obconica) apresenta a vantagem de ser encontrada em várias cores e ser muito durável para o jardim em casa. As bromélias – vriseas, guzmânias e bilbérgias – com suas inflorescências vistosas também são ideais para toques de cor em espaços sombreados. Samambais, marantas, calateas, tinhorão são folhagens muito utilizadas para sombra e meia-sombra.

Jardim em casa-gabriela-marques-viva-decora

Assim concluímos que não é apenas de um lugar ao Sol que as plantas vivem, e é perfeitamente possível conciliar pouca luz com cultivo de plantas no jardim em casa. Nesse caso, conforme cita o dito popular, o Sol nasce para todos, mas a sombra (das plantas) é para os mais espertos.

Jardim em casa-milena-aguiar-viva-decora

Assista a mais dicas de Jardim em Apartamento


 
Henrique Vital  é colaborador do Viva Decora e paisagista dedicado a melhorar a vida das pessoas utilizando elementos presentes na natureza que nos cerca. 

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

churrasqueira pre moldada pintada lucia vale 9718

Churrasqueira Pré-Moldada: +60 Ideias para Sua Área de Lazer

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Jardim vertical

Jardim Vertical: Tendência Sustentável que Domina o Decor

Deixe um comentário

2 Comentários em "Jardim em casa com sombras: escolha as plantas certas"

MURILO WEBSTER

muito bom, gostei imensamente de todo o conteúdo……

wpDiscuz