1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Jardim interno: natureza sempre dentro de casa

Jardim interno: natureza sempre dentro de casa

O jardim interno, ou de inverno, como também é conhecido, é um excelente recurso para pessoas que moram em apartamentos, ambientes com pequena ou quase nenhuma área externa, e ainda regiões muito frias, nas quais o cultivo de espécies vegetais em locais abertos fica restrito. Por morar no Brasil, o comentário referente às regiões frias acaba sendo um pouco menos importante, salvas raras exceções e épocas do ano.

Jardim Interno
Jardim Interno

Mesmo assim, vale ressaltar que o jardim interno, é um ambiente criado para recreação em casa durante o inverno, daí seu nome.

Pode ser usado como uma área para criação de iluminação e ventilação de outras áreas, tornando o ambiente mais atrativo, permitindo também uma maior integração com a natureza. Cabe ao paisagista responsável estudar a residência e encontrar um local apropriado para o projeto.

Pontos de relevância a serem observados no desenvolvimento desse espaço: número de pessoas e faixa etária (existem crianças, adolescentes, idosos); a presença de animais domésticos; e até o estilo de vida da família, ponderando entre um projeto que exija menor ou maior manutenção.

Jardim Interno
Jardim Interno

As condições ambientais do interior de uma casa são bem diferentes das condições externas. Os fatores mais limitantes na escolha das espécies são a luminosidade, temperatura e umidade do ar. Por causa do ambiente, as plantas escolhidas para seu jardim deverão suportar menor umidade relativa do ar, quantidade de exposição à luz natural reduzida, e espaço para desenvolvimento, ventilação e crescimento limitados. Em contrapartida, ele estará protegido de ventos fortes e de intensas variações térmicas.

 

Mantendo um jardim interno bonito

O nosso clima tropical permite o cultivo de plantas de interior, na maioria dos casos, sem a necessidade de sistema de aquecimento e iluminação artificial, diferente de países europeus e norte-americanos.

Jardim Interno
Jardim Interno

Além disso, estudos têm comprovado a importância das plantas, mesmo em um jardim interno, ajudam na melhoria da qualidade do ar, pois são capazes de absorver poluentes e equilibrar a umidade do ambiente.

Você encontra abaixo algumas espécies para o jardim interno:

– Helicônias (Heliconia spp.): exige alta luminosidade, possui inflorescência ornamental;

– Chifre-de-veado (Platycerium bifurcatum): exige pouca luminosidade, rústico, tolera frio;

– Peperômia melância (Peperomia sandersii): exige luminosidade média, com deve estar em solo ou substrato rico em matéria orgânica e bem drenado.

– Dracena (Dracaena demerensis): versátil e resistente, com solo ou substrato rico em matéria orgânica, bem irrigado e drenado (sem encharcamentos).

 

 

Henrique Vital Valentim , autor  desse texto,  é colaborador da Revista Viva Decora e profissional de Paisagismo

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Área gourmet com piscina e espreguiçadeira - Via: Arquiles Nicol

Área Gourmet com Piscina: +70 Ideias para Fazer na sua Casa 

Canteiro com vegetação natural e pedrinhas brancas

Coqueiro de Jardim: Espécies, Como Cuidar e +52 Fotos Inspiradoras

Modelos de jardim que trazem sombra nos dias quentes

Modelos de Jardim: +65 Ideias Criativas Para Transformar Sua Casa

As pedras para jardim deixam a entrada de casa ainda mais elegante

Pedras para Jardim: Tipos, Vantagens e +75 Ideias Inspiradoras

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz