1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Além do Jardim vertical, use plantas para o conforto térmico

Além do Jardim vertical, use plantas para o conforto térmico

Com temperaturas mais elevadas devido ao aquecimento global e muito menos arborização, o ideal seria que a questão do conforto térmico fosse algo bem mais relevante no projeto de qualquer imóvel. Indo além do jardim vertical, o planejamento deveria ser iniciado na escolha do terreno, passando pelo posicionamento da fachada, pela definição do tamanho das janelas, pelo estudo básico dos ventos da região, além de agregar mais vegetação ao entorno.

 Jardim vertical

Jardim vertical em projeto de varanda

 

Com o imóvel já construído que mecanismos práticos e sustentáveis podem amenizar o calor em seu interior? Algumas dicas ajudarão a diminuir o calor e o uso de aparelhos para climatização:

Jardim vertical

Uma parede de jardim deixa o ambiente elegante, além de ser sustentável.

 

Crie uma Cortina Verde! Com um pouco de criatividade, boa vontade, algumas mudinhas de plantas que cresçam rápido e uma estrutura tipo uma rede trançada ou treliça inclinada, você pode ter, em pouco tempo, um bonito e refrescante jardim vertical sombreando seu imóvel e amenizando o sol escaldante que entra pela janela, reduzindo em aproximadamente 10 graus a temperatura! Funciona como uma barreira natural, filtrando os raios solares e até mesmo a poluição do ar. No Japão, esse tipo de jardim vertical já vem sendo usado como mini-horta, produzindo até alimentos.

 

 Jardim vertical

Plantas na varanda ajudam a diminuir a temperatura e sensação térmica

 

Além do jardim vertical

Abuse do uso de plantas nos ambientes. Elas também ajudam bastante a tornar o clima mais fresco, pois retém umidade. Se você tem um quintal com terra, mantenha as árvores existentes.  Aproveite para fazer um espelho de água também, o que refrescará ainda mais o ambiente. Para quem quer mais que um jardim vertical, pode escolher plantas fáceis de cuidar, que não necessitem de tanta água. No caso de varandas você pode até colocar uma fonte de água reciclada que ajudará a umidificar o ar.

Jardim Vertical

Jardim na área externa

Se você tem um telhado ou laje invista em um Telhado Verde. Existem diferentes tipos,  desde métodos como a Permacultura, que podem ser feitos por você mesmo, até sistemas empresariais que oferecem bandejas com plantas colocadas sobre o telhado, e sistemas extensivos que oferecem “tapetes verdes”, compostos de susbstratos e impermeabilizadores, entre outros. Neste caso, você pode construir um jardim na laje, ampliando a área útil do seu imóvel. Coberturas com vegetação nos telhados são excelentes para gerar um microclima local, reduzindo em vários graus a temperatura. Além de proporcionarem isolamento acústico para a construção e drenagem da água da chuva.

 

 Jardim vertical

Além do jardim vertical

 

Denize Barsted é colaborada da revista Viva Decora e designer ambiental. Trabalha com design, sustentabilidade e meio ambiente desde 1992.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Palmeira Azul no Jardim

Palmeira Azul: +35 Plantas Esculturais para o Seu jardim

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Plantas ornamentais na decoração de casa

Plantas Ornamentais: Confira +35 Espécies para o Seu Jardim

Deixe um comentário

1 Comentário em "Além do Jardim vertical, use plantas para o conforto térmico"

[…] isso, ter plantas em ambientes internos e externos, fora o seu papel decorativo, pode ajudar no conforto térmico da obra. Além do telhado verde, outra tendência em paisagismo sustentável são os jardins […]

wpDiscuz