1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Jardinagem e paisagismo, como usar a seu favor

Jardinagem e paisagismo, como usar a seu favor

A questão do conforto térmico em um imóvel deveria ser planejada desde o início de qualquer projeto, levando em consideração fatores como localização do terreno e proximidade de vegetações, por exemplo. Mas depois do imóvel construído ainda existem ações de jardinagem e paisagismo que podem ajudar na questão do calor excessivo, usando as plantas dentro de casa à seu favor:

Projetos de jardinagem e paisagismo para diminuir o calor

 

  • Além de moda, o uso de “brise” realmente ajuda muito, protegendo as fachadas mais quentes e sombreando as janelas para que o calor não entre no imóvel. Você pode pensar em um projeto que contemple uma estrutura de madeira combinando com sua janela e fachada, ou ainda apelar para toldos. Você também pode usar persianas ou fechar as janelas na hora do sol quente. Procure deixar as janelas abertas de manhã cedo e à noite, para aproveitar a ventilação natural.

 

  • Pinte seu imóvel de branco (ou cores bem claras) interna e externamente, pequenas atitudes como esta podem ajudar. Esta cor tem o poder de reflexão bem maior que as cores escuras, evitando o acúmulo de calor na construção e ainda proporcionando a sensação de frescor.
jardinagem e paisagismo

Jardinagem e paisagismo

 

  • Pinte seu telhado de branco! Contemple em seu projeto de paisagismo telhados e tetos claros, assim como as paredes, a pintura branca do telhado dará bons resultados, pois esta pintura pode refletir o calor em até 90%! Atualmente, existem as chamadas “tintas térmicas”  são chamadas de sustentáveis por ajudarem a economizar energia. A temperatura interna é reduzida em 35%, aproximadamente menos 5 graus no ambiente interno.

 

  • Bom, e se você ainda estiver fazendo seu projeto de jardinagem e paisagismo procure utilizar telhas de cerâmica e faça paredes mais espessas para isolar mais e evitar a entrada de calor. Planeje cômodos mais amplos e com pé direito mais alto, janelas e portas mais largas, varandas, jardins, mantenha aquela árvore na calçada, ou plante uma. Se inspire na arquitetura do Brasil colonial, mesmo que utilize outro estilo mais moderno.

Enquanto a indústria da construção civil ainda não se ajusta totalmente aos paradigmas atuais de sustentabilidade e de adaptação aos extremos climáticos, temos que ir adiantando o serviço sendo criativos com a jardinagem e paisagismo, retomando antigas ideias que davam certo, e buscando, cada vez mais, a integração com a Natureza!

 

Denize Barsted é colaborada da revista Viva Decora e designer ambiental. Trabalha com design, sustentabilidade e meio ambiente desde 1992.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

Piscina de vinil no canto do quintal Foto de Caribe Piscinas

+50 Modelos de Piscina de Vinil: O Que É, Como Fazer, Cuidados e Mais

Plantas para jardim externo

Plantas para Jardim: +61 Ideias para Decorar o Seu Espaço

Jardinagem ferramenta

Jardinagem: Utilize Ferramentas Adequadas no Seu Paisagismo

Varanda gourmet com jardim vertical atrás do sofá Projeto de GF Projetos

Jardim Vertical: 67 Modelos, Dicas e Ideias para Você Fazer o Seu

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz