1. Home
  2. Revista
  3. Piscina e Jardim
  4. Jardins de inverno: seu mini Paraíso dentro de casa

Jardins de inverno: seu mini Paraíso dentro de casa

Cultivar seu amor pelas plantas é bem possível, com simplicidade e criatividade, mesmo em pequenos espaços, que podem ser chamados de Jardins Internos ou Jardins de Inverno.

Com poucos ou muitos recursos, em espaços pequeninos ou maiores, escolhendo o seu estilo, e seguindo regras básicas de jardinagem, você pode criar seu mini Paraíso, com plantas decorativas, flores, arbustos, ervas aromáticas ou medicinais, e, até mesmo, árvores pequenas, hortaliças e frutas!

 Confira algumas dicas para jardins de inverno

Além de fazer bem para a saúde do corpo e para a elevação do espírito, o contato diário com jardins de inverno funciona como uma compensação da neurose que nos rodeia, melhorando o astral e o humor, servindo como uma válvula de escape.

Para se criar um jardim interno você precisa pensar em alguns pontos básicos, como: onde ele será colocado; se há  claridade, calor e ventilação suficiente; se há acesso a água; quais tipos de plantas usarei; se estarão em vasos ou canteiros; se será necessário impermeabilizar o local e, por fim qual, função e que visual desejada.

Jardins de inverno podem ser criados em locais diversos, como pequenos espaços, cantinhos, embaixo de escadas, em varandas internas, e até mesmo em saletas com ou sem teto, contanto que nestes locais tenha ventilação suficiente sem ser excessiva, e tenha claridade natural. Ou seja, tenha o mínimo de calor e Luz! Muitas vezes, para proporcionar ainda mais luminosidade, são colocadas portas de vidro que também tornam o ambiente mais bonito com sua transparência.

 

Jardins de inverno lounge RJ por Denize Barsted2

Jardim de inverno amplo

 

Você deverá colocar plantas que sejam resistentes, que tenham durabilidade, e que sejam adaptáveis a ambientes internos. No caso de ambientes muito pequenos, aproveite a parede para fazer um lindo jardim vertical que dará um charme ainda maior ao projeto.

Jardins de inverno Restaurante Veg SP por Denize Barsted2

Jardins de inverno deixam o ambiente mais aconchegante

Alguns elementos podem e devem ser agregados, como caminhos, fontes de água, vasos de diversos tamanhos e formatos, forrações de cascas, pedriscos, etc., e, dependendo do tamanho do local, até mesmo móveis, normalmente mais rústicos e com materiais mais naturais. Uma iluminação noturna pontual proporcionará um realce ainda maior nos jardins de inverno.

 

Lembre-se de que o local deverá ter algum acesso à água e também deverá ter ralo. Se você for usar canteiros, diretamente no chão ou encostados nas paredes, precisará impermeabilizar estes locais antes, para evitar futuros problemas. Além disso, no caso de se usar fontes, deve-se reciclar a água para diminuir gastos. Uma dica também para economizar, é usar um sistema de gotejamento de água para a irrigação.

Em ambientes empresariais, jardins de inverno contribuem para atrair, encantar e descontrair clientes e refrescar o local. Além disso, pode ser criada uma espécie de lounge neste ambiente de jardins de inverno.

Um projeto de design ambiental para jardins de inverno contemplará, além de todos estes pontos, um desenho mais harmônico do local e uma maior integração do ser humano com a Natureza, proporcionando mais saúde, paz e, consequentemente, prosperidade.

 

Denize Barsted é colaborada da revista Viva Decora e designer ambiental. Trabalha com design, sustentabilidade e meio ambiente desde 1992.

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

churrasqueira pre moldada pintada lucia vale 9718

Churrasqueira Pré-Moldada: +60 Ideias para Sua Área de Lazer

Pedras para jardim cinzas Projeto de Daniel Nunes Paisagismo

Pedras para Jardim: 9 Tipos para Usar no Seu +65 Jardins Inspiradores

piscinas-de-fibra-com-deck-de-madeira

Piscina de Fibra: Encontre o Modelo Ideal Para a Sua Casa

Jardim vertical

Jardim Vertical: Tendência Sustentável que Domina o Decor

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz