1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Luminárias na decoração, itens que vão fazer a diferença

Luminárias na decoração, itens que vão fazer a diferença

A iluminação tem o poder de incrementar ou dar destaque para uma decoração. Porém, se não for escolhida com cuidado, pode dar efeitos contrários dos esperados para ela.

As luminárias são formas muito versáteis de fazer a iluminação de uma casa. Elas podem ter diferentes estilos decorativos, indo do industrial ao romântico e diversos materiais, de acrílico aos metais. A escolha depende do estilo decorativo de cada casa e o efeito luminotécnico esperados da peça e de sua lâmpada.

Tipos de Luminárias

Além de estilos e materiais, existem diversos tipos de luminárias que podem ser usadas para criar diferentes tipos de iluminação. A escolha delas geralmente é feita sob demanda de luz em diferentes pontos da casa.

Luminárias de Mesa: as luminárias de mesa diferem dos abajures pela falta de cúpulas. São muito usadas em escritórios, bibliotecas e escrivaninhas, por terem a capacidade de direcionar a luz para um livro ou uma tela de computador.

Luminárias de Piso: também chamadas de luminárias de chão, essas peças são responsáveis por dar um efeito de luz indireta. Por apresentar uma iluminação aconchegante, são comumente usadas em salas de estar, ao lado do sofá.

Luminárias Embutidas: ideais para ambientes pequenos, as luminárias embutidas não ocupam muito espaço de circulação. Podem ser usadas em diversos cômodos, indo desde cozinhas até quartos. 

Luminárias Pendente: as luminárias pendentes podem ser responsáveis por diferentes efeitos decorativos. Elas diferem de lustres pela quantidade de lâmpadas. Enquanto o lustre é uma peça com múltiplas fontes de luz, os pendentes contêm apenas um. Elas podem ser usadas em salas de jantar, salas de estar, quartos, cozinhas e até banheiros.

Como decorar as salas com luminárias pendentes?

Os modelos pendentes podem ser usadas tanto como peça decorativa quanto para dar ênfase a um objeto ou canto da casa. Veja como decorar com diferentes tipos de peças em diversos ambientes.

Sala de Jantar: é muito comum o uso de luminárias pendentes na sala de jantar em cima da mesa. O mínimo do tamanho do fio deve ser de 20 cm de distância do teto. Em salas de jantar clássicas, pendentes em meia lua brancos dão um toque de sofisticação. Ambientes modernos podem receber peças cromadas ou coloridas. Prefira lâmpadas amareladas para esse espaço.

Sala de Estar: nesse espaço, é possível usar as luminárias pendentes em cima de uma mesa lateral ou de uma mesa de centro. Luzes quentes combinam com o aconchego do cômodo. Um pendente em madeira dá um efeito rústico, enquanto estilos Boho podem receber peças com cúpulas de tecido estampado.

Texto escrito pela equipe da Westwing – Casa e Decoração

Equipe Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Você, profissional de interiores ou de paisagismo, que gostaria de escrever para a Viva Decora, envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

lustres para quarto de casal decorado

Lustres para Quarto: Dicas e Modelos mais Lindos para Você

Arandelas externas aos lados da porta

Arandelas Externas: Sua Casa Mais Bonita e Iluminada +65 Inspirações

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +70 Modelos para Inspirar a Decoração do seu Quarto

Sala de estar branca com cortinas brancas Projeto de Leonardo Muller

4 Dicas de Como Economizar Energia com a Iluminação da Casa

Deixe um comentário

1 Comentário em "Luminárias na decoração, itens que vão fazer a diferença"

[…] Luminárias estão na moda e dão um ar de aconchego muito grande às decorações. Mas, para instalá-las, assim como os ventiladores de teto, é necessário mexer na parte elétrica da casa. Então, para sua segurança, conte com um profissional que entende do assunto! […]

wpDiscuz