1. Home
  2. Revista
  3. Iluminação
  4. Luzes de emergência no seu projeto, saiba a importância

Luzes de emergência no seu projeto, saiba a importância

Você sabe para que servem as luzes de emergência?!  O recurso que é mais comum em prédios, condomínios, escritórios e estabelecimentos comerciais, não serve somente para auxiliar as pessoas quando há falta de energia comum no ambiente, mas também em caso de incêndios e outros problemas graves. As luzes de emergência também devem seguir o padrão da norma NBR 10.898 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). E o que essa norma recomenda? Confira no nosso post.

A importância das luzes de emergência no seu projeto

A importância das luzes de emergência no seu projeto

Luzes de emergência no seu projeto, saiba a importância

É preciso iluminar o ambiente de forma vertical e horizontal de forma suficiente para evitar acidentes e que permita a evacuação das pessoas das áreas de risco. Além de auxiliar no trabalho dos socorristas na hora de encontrar pessoas  feridas em caso de acidentes.

Ou seja, as luzes de emergência não devem ser instaladas em qualquer lugar, é preciso realizar um projeto onde todas as recomendações da norma são seguidas, por exemplo: em ambientes sem obstáculos é feita a iluminação de aclaramento, que é responsável por distribuir a luminosidade mínima, já em locais com escada ou outros obstáculos, deve ser feita a iluminação de balizamento, ou seja, as luzes orientam qual é o caminho para a saída.

Luzes de emergência balizadas

A importância das luzes de emergência no seu projeto

Outros fatores que devem ser observados é a distância entre as luzes, a altura e a qualidade do material utilizado, as lâmpadas mais utilizadas para a iluminação de emergência são as de LED, fluorescente ou dicroica.

Procure usar luzes que tenham bateria duradoura, ou que gastem pouca energia, dessa forma a manutenção será mais simples e você não precisa se preocupar com o necessidade de trocar pilhas ou baterias, ou ainda ficar no escuro.

Como estamos falando de segurança, é importante que empresas especializadas e que sigam as normas sejam contratadas, afim de realizar o projeto com todo comprometimento, atenção e produtos de qualidade. Aqui você encontra eletricistas que realizam toda instalação e manutenção do seu sistema de iluminação de emergência.

A importância das luzes de emergência no seu projeto

A importância das luzes de emergência no seu projeto

Ana do Viva Decora

Conteúdo exclusivo da Viva Decora. Para releases, indicação de conteúdo ou parcerias envie um e-mail para bianca.alvarenga@vivadecora.com.br

Confira também:

luminária para quarto de casal sobre criado mudo

Luminária para Quarto: +81 Modelos para Inspirar a Decoração do Quarto

Sala de estar com decoração industrial e Spot de luz trilho

Spot de Luz: O Que É, Como Usar +51 Ambientes Decorados

arandela para quarto - arandela afixada em cabeceira estofada - Manual da Obra

Arandela Para Quarto: Confira Modelos e +43 Exemplos Inspiradores

Conjunto de pendentes aramados para sala de jantar

Como Usar Pendentes, Lustres e Luminárias e suas principais diferenças

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz