1. Home
  2. Revista
  3. Tendências
  4. Explorando a Brasilidade: Marcelo Salum Transforma CASACOR SP em Oásis de Cores

Explorando a Brasilidade: Marcelo Salum Transforma CASACOR SP em Oásis de Cores

Marcelo Salum, um dos principais nomes da arquitetura brasileira, projetou um ambiente na CASACOR São Paulo chamado “Morada do Samba”. Inspirado no samba e nas culturas africana e brasileira, o espaço tem 200 m² e inclui um hall de entrada, uma área central com duas áreas de estar, jantar e cozinha, além de um quarto com banheiro e escritório.

Coleção Retrô no ambiente “Morada do Samba”, na CASACOR SP
Coleção Retrô no ambiente “Morada do Samba”, na CASACOR SP – Foto: Rafael Renzo

Morada do samba na CASACOR SP

A inspiração para o nome do espaço e sua conexão com o tema “Corpo e Morada” surgem a partir da compreensão de que o corpo é o lugar onde habitamos e expressamos nossa cultura. O samba, um dos movimentos culturais mais emblemáticos do Brasil, surgiu como uma forma de libertação por meio da música e da dança, influenciado pela África.

O samba traz consigo uma energia intrínseca, movimento, alegria e um ritmo envolvente e contagiante que desperta sentidos. Por isso, o ambiente na CASACOR SP recebeu o nome de “Morada do Samba”, representando esse lugar onde o corpo e a cultura se encontram, proporcionando uma experiência vibrante e cheia de vida.

Coleções Flakes e Easy aplicadas no ambiente do Salum, na CASACOR SP 2023 - Foto: Rafael Renzo
Coleções Flakes e Easy aplicadas no ambiente do Salum, na CASACOR SP 2023 – Foto: Rafael Renzo

Mistura de cores na CASACOR SP

Como característica do trabalho de Salum, o destaque do espaço é a mistura de cores, com suas definições feitas a partir da escolha dos pisos da Ceusa

“Tudo nasceu com as cores dos pisos da Ceusa, foi o tom que eu escolhi para revestir, sendo o verde da Coleção Retrô, o coral da Coleção Easy e depois o Flakes. A ideia da Coleção Flakes veio porque o revestimento me lembrou confetes de carnaval. Então, achei que tinha super a ver com o estilo do espaço”, explica Marcelo. 

São três coleções distintas que compõem o ambiente. A coleção Easy, composta por uma paleta de oito cores lisas, ora mais neutras, ora mais intensas, a coleção Retrô, inspirada nas composições gráficas feitas artesanalmente como se fossem ladrilhos hidráulicos, e a coleção Flakes, composta por cinco versões de um granilite mais neutro, tanto nas cores quanto na própria.

Na entrada do ambiente, um grande hall apresenta a pintura de uma roda de samba, feita com exclusividade pelo artista Luiz Pasqualini. No pórtico, um grande painel de madeira, o padrão Dondo, da linha Duratex You, na tonalidade coral, foi criado em exclusividade para o arquiteto e seu ambiente na CASACOR São Paulo

Coleção Retrô na entrada do ambiente – Foto: Rafael Renzo

Os revestimentos aplicados foram a coleção retrô, que reveste todo o chão da entrada, o ladrilho decorado que remete às antigas fazendas, e a peça EASY CRL NAT, que faz as transições dos ambientes.

O espaço central com duas áreas de estar, tem sua decoração toda focada no universo do samba e, para compor esses ambientes, o arquiteto especificou FLAKES GN NAT – um granilite que remete aos confetes típicos do carnaval leva cor e brasilidade ao ambiente. 

Coleções Flakes e Easy aplicadas no ambiente do Salum, na CASACOR SP 2023 – Foto: Rafael Renzo

A coleção retrô também reveste o quarto e a cozinha da “Morada do Samba”. Os espaços de autocuidado trazem louças brancas em composição com os novos metais e acessórios Deca You na tonalidade Brown Matte.

O banheiro é revestido com a coleção Easy, o coral da peça traz charme e alegria ao ambiente. Na área de banho, a banheira com degrau Deca Senses convida a um banho de imersão, com a praticidade do monocomando de piso Deca You. 

Coleção Easy aplicada no banheiro, na CASACOR SP 2023 – Foto: Rafael Renzo

Viva Decora Profissionais
O espaço ainda conta com chuveiro de parede Aquamax em marrom fosco. Acessórios, como porta-toalhas e papeleira, seguem o mesmo padrão estético dos metais. A bacia sanitária LK e papeleira complementam a proposta.

A 36ª edição da CASACOR SP acontece até o dia 6 de agosto no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Os ingressos estão disponíveis no site oficial da mostra.  

Débora Passarelli

Débora Passarelli é formada em jornalismo, pós-graduada em Gestão de Conteúdo para Web e redatora da Viva Decora.

Conheça Viva Decora Shop. As melhores marcas para construir e reformar!

Confira também:

Decoração Escandinava: Conheça o Estilo e 8 Dicas Para Fazer no Seu Lar

Microapartamentos: O Que São, Vantagens e Dicas Para Fazer Um Bom Projeto

Cantinho do Café: +10 Ideias Criativas Para Você Montar o seu Espaço

Decoração Rústica: +20 Ideias e Projetos Para Decorar os Ambientes

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

wpDiscuz
Minimag - MySQL version: 8.0.36