1. Home
  2. Revista
  3. Decoração de casa
  4. Mesa de Jantar: +87 Modelos Para Acertar Na Decoração

Mesa de Jantar: +87 Modelos Para Acertar Na Decoração

A mesa de jantar é o móvel protagonista da sala de jantar. Afinal, é por meio dela que o restante da decoração será estruturado. No mercado é possível encontrar modelos de mesa de jantar com formatos, cores e tamanhos diferenciados. Por isso, antes de realizar a compra da sua mesa de jantar é importante que você avalie o espaço disponível no seu cômodo, bem como, as necessidades de acomodação da sua família.

Logo, se você está em busca de um modelo de mesa de jantar para a sua casa, porém ainda está em dúvidas sobre qual tipo escolher, atente-se aos próximos tópicos. Nesse post, separei diversas informações, dicas e inúmeros projetos decorativos com mesa de jantar para você se inspirar. Confira!

Mesa de jantar de madeira e cadeiras de couro branco
1. Mesa de jantar de madeira e cadeiras de couro branco. Projeto por Paulo Carvalho

Mesa para sala de jantar

A estrutura da mesa para sala de jantar deve facilitar o diálogo e proporcionar a interação entre as pessoas. Afinal, a sala de jantar é justamente um ambiente para criar momentos regados à boa comida e conversas, não é mesmo? Logo, não é por menos que o projeto da mesa além de se encaixar no espaço disponível, deve atender as necessidades da sua família. 

Como atrair energia e bons fluidos para a mesa de jantar:

  • Iluminação sobre a mesa de jantar: invista na iluminação sobre o móvel, pois luz é energia.
  • Evite bagunças sobre a mesa de jantar: não deixe o móvel constantemente desorganizado, pois boa energia é sinônimo de organização;
  • Invista em espelhos: os espelhos duplicam as boas energias do cômodo;
  • Evite cadeiras vazias no local: cadeiras permanentemente vazias dão uma sensação de ausência no ambiente;
  • Localização de banheiros e lavabos: se no andar de cima do seu imóvel houver um lavabo ou banheiro, evite posicionar a mesa de jantar abaixo desses cômodos, pois esse alinhamento é prejudicial e pode haver roubo de energia no espaço;
  • Atraia mais dinheiro: quando a mesa de jantar não estiver sendo usada, coloque no centro do móvel uma fruteira com várias frutas ou um arranjo com com vasos de flores amarelas para atrair riqueza.
Mesa quadrada com tampo de vidro e aparador laranja
2. Mesa quadrada com tampo de vidro e aparador laranja. Projeto por Consuelo Jorge

Como escolher a mesa de jantar ideal

Realizar as refeições em família, ao redor da mesa de jantar, é uma ótima oportunidade para compartilhar histórias e projetos juntos. No entanto, para que esses momentos sejam aproveitados da melhor forma possível, a disposição do móvel deve trazer funcionalidade e conforto ao ambiente. Logo, dicas de decoração são necessárias e devem ser levadas em consideração na hora de comprar seu móvel. Confira abaixo algumas orientações de como escolher a mesa de jantar ideal para o seu cômodo.

1. Avalie o tamanho do seu cômodo

Antes de realizar a compra da mesa de jantar é importante pensar na circulação e ergonomia das pessoas que irão desfrutar do espaço. Portanto, avalie com cautela o tamanho do cômodo onde a mesa de jantar ficará exposta. Segundo especialistas, a mesa de jantar deve estar no mínimo a 90 cm de distância da parede, buffet para sala de jantar ou aparador.

Sala de jantar com cadeira de palinha e mesa de vidro e banco rosa
3. Sala de jantar com cadeira de palinha e mesa de vidro e banco rosa. Projeto por Ricardo Lopez

2. Defina o formato da mesa de jantar

No mercado os modelos de mesa de jantar mais usuais que podem ser encontrados são as versões com design retangular, redondo, quadrada e oval. A mesa retangular é o tipo mais comum e funciona melhor se o ambiente também apresentar esse formato. A mesa redonda é ideal para espaços pequenos e sua presença criar um ambiente mais aconchegante e intimista. A mesa quadrada funciona bem em espaços generosos. Já a mesa oval é similar a mesa retangular, porém ocupa menos espaço no ambiente.

Sala de Jantar com mesa redonda e cadeiras amarela
4. Sala de Jantar com mesa redonda e cadeiras amarela. Fonte: Casa Aberta

3. Avalie o tamanho da mesa de jantar

Ninguém merece fazer as refeições apertado ou batendo os cotovelos, não é verdade? Por esse motivo, certifique-se que cada pessoa do local tenha, no mínimo, entre 60 e 70 cm de largura. Por fim, delimite a quantidade de lugares na mesa com base nessa mesma medida.

Tapete de pelinho marrom, mesa de jantar e cadeiras estofadas
5. Tapete de pelinho marrom, mesa de jantar e cadeiras estofadas. Projeto por Voga Assessoria e Mídias Sociais

4. Escolha o design e considere o estilo do ambiente

O design da mesa de jantar deve proporcionar uma combinação harmônica com o layout das cadeiras. Contudo, isso não quer dizer que o desenho da mesa deve ser parecido com os assentos. Logo, recomenda-se colocar a mesa de jantar ao lados das cadeiras antes de comprar para ter certeza que o conjunto tem sincronia.

Mesa com tampo de vidro e pendente metálico preto
6. Mesa com tampo de vidro e pendente metálico preto. Projeto por Fernando Piva

Mesa para sala de jantar pequena

Com os ambientes cada vez menores é comum que a busca por móveis pequenos e compactos só aumente com o passar dos anos. E em se tratando da sala de jantar, a escolha da mesa deve ser feita com muita atenção e cautela. Afinal, sua presença não pode prejudicar a circulação de pessoas na casa.

A mesa para sala de jantar pequena com formato redondo e tampos de 100 a 120 cm são as melhores para se ter em espaços compactos e sua presença chega a acomodar de 4 a 6 pessoas. Agora, se o formato da mesa para sala de jantar pequena que mais te agrada for o retangular, opte pelos modelos de 80×120 a 140 cm, pois sua estrutura também pode acomodar de 4 a 6 pessoas no local.

Uma dica para usar mesas retangulares é encostar um dos lados na parede
7. Uma dica para usar mesas retangulares é encostar um dos lados na parede. Fonte: Quintal de Casa

Considere encostar um dos lados da mesa de jantar retangular na parede, ganhando assim mais espaço de circulação. Espelhos são muito bem-vindos também e dão a sensação de amplitude no ambiente.

A mesa para sala de jantar pequena com design moderno garante uma decoração mais contemporânea
8. A mesa para sala de jantar pequena com design moderno garante uma decoração mais contemporânea. Fonte: Pinterest

 Mesa de jantar redonda

Quer facilitar a aproximação de pessoas na hora das refeições? Então, opte pelos modelos de mesa de jantar redonda e oval. Projetadas com layout diferenciado, ambos os modelos além de facilitarem a circulação de pessoas no espaço, também conferem um toque contemporâneo ao estilo do cômodo.

A mesa de jantar redonda funciona bem em ambientes pequenos e espaços com formato quadrado. A presença da mesa de jantar redonda aproxima as pessoas e imprime um ar mais aconchegante e intimista para aqueles que desfrutam do local.

Posicione espelhos próximos a mesa da sala de jantar pequena
9. Posicione espelhos próximos a mesa da sala de jantar pequena, pois isso criar uma sensação de amplitude no local. Fonte: Pinterest

Com a crescente demanda, modelos criativos e engenhosos de mesa de jantar redonda podem ser encontrados no mercado. Na imagem abaixo, o formato das cadeiras se encaixam perfeitamente na estrutura da mesa.

Mesa para sala de jantar pequena preta
10. Mesa para sala de jantar pequena preta. O design das cadeias abraçam a mesa. Fonte Pinterest

Mesa de canto para sala de jantar

A mesa de canto para sala de jantar é normalmente acompanhada por uma estrutura de sofá em um dos lados e cadeiras nas outras extremidades. A grande vantagem é que a mesa de canto para sala de jantar ocupa menos espaço, uma vez que o banco fica encostado na parede, reduzindo assim a área de circulação que as cadeiras precisam.

Contudo, mesmo se tratando de um móvel compacto a mesa de canto para sala de jantar deve ser escolhida com cautela para que não ocorra erros na hora de inseri-la no cômodo. No ambiente abaixo, a mesa de jantar com tampo de vidro foi estruturada com banco e três cadeiras.

Mesa de canto para sala de jantar com tampo de vidro
11. Mesa de canto para sala de jantar com tampo de vidro. Fonte: Pinterest

Para quem procura uma proposta decorativa e funcional pode optar por móveis que ofereçam estruturas diferenciadas. No projeto decorativo abaixo, a mesa de canto para sala de jantar recebeu um assento estendido com nichos.

Ambiente criativo com mesa de canto de jantar, parede de tijolinho e banco estendido com nichos
12. Ambiente criativo com mesa de canto de jantar, parede de tijolinho e banco estendido com nichos. Projeto por Pietro Terlizzi

Cadeiras para sala de jantar

As cadeiras para sala de jantar devem ser bonitas, confortáveis e capazes de combinar com os demais móveis e objetos decorativos do ambiente. Quanto a estrutura do móvel verifique a altura dos assentos para que ninguém bata os joelhos no tampo da mesa. Segundo informações do mercado, para um tampo com 75 cm de altura é recomendado um assento de 45 cm de altura. 

Mesa de jantar de madeira com cadeiras metálicas e assento de couro
13. Mesa de jantar de madeira com cadeiras metálicas e assento de couro. Projeto por Pietro Terlizzi

Além disso, verifique também se ninguém ficará desconfortável com os pés da mesa. Em ambientes com espaços reduzidos procure escolher uma mesa com um pé central ao invés de optar por um modelos com 4 apoios, por exemplo.

Cadeiras para sala de jantar coloridas com acabamento de madeira
14. Cadeiras para sala de jantar coloridas com acabamento de madeira. Fonte: Pitnerest

Na hora de escolher os modelos das cadeiras para sala de jantar, além de ousar nas cores procure escolher formatos e composições de assento diferente, criando um ambiente moderno e descontraído. 

Luminárias metálicas e cadeiras na cor amarela
15. Luminárias metálicas e cadeiras na cor amarela. Projeto por Nathalia Bilibio Schwinn

Conjunto de mesa de jantar

O conjunto de mesa de jantar deve se harmonizar com a decoração do ambiente. Por esse motivo, na dúvida opte pelos modelos de conjunto de mesa de jantar que venham acompanhados de aparadores ou buffet, minimizando assim possíveis erros na decoração. Já os espelhos normalmente são vendidos a parte, pois sua estrutura normalmente é feita sob medida ao local.

Parede com revestimento 3D branco e pintura azul
16. Parede com revestimento 3D branco e pintura azul. Projeto por Henrique Freneda

No mercado, os pés da mesa e cadeira podem receber acabamento similar, equilibrando assim a composição do cômodo. 

Mesa de jantar redonda branca se harmoniza com a decoração clean do ambiente
17. Mesa de jantar redonda branca se harmoniza com a decoração clean do ambiente. Projeto por Arthur Decor

Confira +70 modelos de mesa de jantar para se inspirar

Ambiente espelhado com mesa de jantar redonda branca
18. Ambiente espelhado com mesa de jantar redonda branca. Projeto por Olegário de Sá & Gilberto Cioni
Cadeiras brancas e mesa de vidro
19. Cadeiras brancas e mesa de vidro. Projeto por Patrícia Azoni
Cadeiras com estofado claro, aparador de madeira e mesa de jantar retangular
20. Cadeiras com estofado claro, aparador de madeira e mesa de jantar retangular. Projeto por Ana Andrade
Cadeiras de madeira e luminárias de vidro branco
21. Cadeiras de madeira e luminárias de vidro branco. Projeto por Otoni Arquitetura
Cadeiras de veludo preto e tapete de pelinho claro
22. Cadeiras de veludo preto e tapete de pelinho claro. Projeto por Daiana Capuci
Cadeiras e mesa de madeira e persiana branca
23. Cadeiras e mesa de madeira e persiana branca. Projeto por MIS Arquitetura e Interiores
Cortina com tecido branco e cadeiras estofadas
24. Cortina com tecido branco e cadeiras estofadas. Projeto por Luciana Latorre
Estante de Vidro e mesa de jantar em laca
25. Estante de Vidro e mesa de jantar em laca. Projeto por Cristina Reinert
Invista em tons claros para a mesa de jantar
26. Invista em tons claros para a mesa de jantar. Fonte: Pinterest
Luminária metálica azul e tapete com estampas
27. Luminária metálica azul e tapete com estampas. Projeto por Codecorar
Luminárias metálicas pretas, mesa de jantar retangular e cadeiras de couro
28. Luminárias metálicas pretas, mesa de jantar retangular e cadeiras de couro. Projeto ZaaV Arquitetura
Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras azuis
29. Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras azuis. Projeto por André Freitas
Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras de plástico
30. Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras de plástico. Projeto por Alex Bonilha
Ambiente com decoração moderna e cadeira de veludo
31. Ambiente com decoração moderna e cadeira de veludo. Projeto por Maricy Marcos Borges
Mesa com tampo de vidro e pendentes grandes
32. Mesa com tampo de vidro e pendentes grandes. Projeto por Infinity Spaces
Mesa de canto para sala de jantar com assento em capitonê amarelo
33. Mesa de canto para sala de jantar com assento em capitonê amarelo. Fonte: Casa Bem Feita
Mesa de canto para sala de jantar com assento em formato meia lua
34. Mesa de canto para sala de jantar com assento em formato meia lua. Fonte: Studio1202
Mesa de canto para sala de jantar com pé de madeira e tampo de vidro
35. Mesa de canto para sala de jantar com pé de madeira e tampo de vidro. Fonte: Pinterest
Mesa de canto para sala de jantar com pé metálico
36. Mesa de canto para sala de jantar com pé metálico. Fonte: Comprando Meu Apê
Mesa de jantar com design rústico e cadeiras com assento de couro
37. Mesa de jantar com design rústico e cadeiras com assento de couro. Projeto por CSDA arquitetura + decoração
Mesa de jantar com pendentes vermelhos
38. Mesa de jantar com pendentes vermelhos. Projeto por Manoela Lustosa da Silva
Mesa de jantar com tampo de laca e cadeiras estampadas
39. Mesa de jantar com tampo de laca e cadeiras estampadas. Projeto por Teresinha Nigri
Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras brancas
40. Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras brancas. Projeto por Braccini + Lima Arquitetura
Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras branco
41. Mesa de jantar com tampo de vidro e cadeiras branco. Projeto por Ednilson Hinckel
Mesa de jantar com tampo de vidro, cadeiras verdes e quadro grande colorido
42. Mesa de jantar com tampo de vidro, cadeiras verdes e quadro grande colorido. Projeto por Batistelli Arquitetura e Design
Mesa de jantar curva e cadeiras com estofado preto
43. Mesa de jantar curva e cadeiras com estofado preto. Projeto por Iara Kilaris
Mesa de jantar de canto, papel de parede tijolinho e cadeiras amarelas
44. Mesa de jantar de canto, papel de parede tijolinho e cadeiras amarelas. Projeto por Carol Rivelli
Mesa de jantar de madeira com cadeiras de estofado azul e luminária metálica
45. Mesa de jantar de madeira com cadeiras de estofado azul e luminária metálica. Projeto por Rocha Andrade Arquitetura e Interiores
Mesa de jantar de madeira com cadeiras de estofado branco
46. Mesa de jantar de madeira com cadeiras de estofado branco. Projeto por Jacqueline Fumagalli
Mesa de jantar de madeira com luminária criativa
47. Mesa de jantar de madeira com luminária criativa. Projeto por MIS Arquitetura e Interiores
Mesa de jantar de madeira e cadeiras de couro
48. Mesa de jantar de madeira e cadeiras de couro. Projeto por Oscar Mikail
Mesa de jantar de madeira e cadeiras metálicas
49. Mesa de jantar de madeira e cadeiras metálicas. Proje